Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sai romaria para Água Suja com 23 cavaleiros

Edição n° 1269 - 05 Agosto 2011

Vinte e três cavaleiros saíram do trevo  Santo Antônio,  às 10h00 da manhã da sexta-feira, 5, rumo ao Santuário de Na. Sra. d’Abadia, em Romaria (Água Suja). No grupo, dez cavaleiros e 13 muleiros, quatro mulheres, uma delas Fabiana, filha de Geraldo de Souza, da Sete Voltas, as demais são esposas dos devotos. 

Essa é a sexta cavalgada, que segundo Aldo Cintra, Dadinho, começou com três muleiros. “No ano seguinte foram cinco, depois, 12,  18, no ano passado fomos 35  e este ano vamos chegar aos pés da santa em mais de  50. Daqui saímos nós, mas  mais de 20 cavaleiros vão se reunindo ao grupo estrada a fora. Não precisava vir aqui, eles já estão no caminho”, informou, contando detalhes da viagem. “É uma irmandade muito grande, muita devoção, fé e  alegria”, definiu. 

Na largada, o grupo seguiu até o Posto de Nova Era para o almoço preparado pelo caminhão de suporte, liderado por Paulo e Henrique Bárbara. O primeiro pernoite foi na fazenda do Tato, no Posto Triângulo. 

Neste sábado, almoçam na entrada de  Nova Ponte, o jantar será depois de Nova Ponte, seguido de pernoite e, no domingo, por volta das 12h00, chegam ao santuário. “Aí é uma alegria. Vamos aos pés da Virgem, fazemos as orações,  se tiver missa a gente participa. Descansamos um pouco, embarcamos os animais e retornamos de caminhão, carro, o que tiver lá. Vale muito a pena, a gente volta feliz”, ressaltou. 

Arinaldo e o filho Rodrigo participam da cavalgada pela primeira vez e foram com grandes expectativas. Estreante também foi a jovem Fabiana, 14, que viajou junto com o pai, Geraldo Raimundo de Souza, morador da comunidade de Sete Voltas, que está na terceira viagem. “Tenho muita devoção por Nossa Senhora D´Abadia, há três anos vou lá pra agradecer e pedir  bênçãos, este ano a menina quis ir junto”, conta.

A filha Fabiana, montada em uma bela mula, garante que está preparada para a viagem. “Venho me preparando, cavalgando sempre pra fazer essa viagem, que sempre foi o meu sonho”. 

Desde quinta-feira começaram a sair as romarias que vão a pé até o Santuário. Aproximadamente 20 grupos de romeiros fazem o percurso a pé de quase 150 quilômetros, em três a quatro dias de viagem.