Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Delegados reduzem jornada de trabalho

Edição n° 1255 - 29 Abril 2011

A partir do mês de maio, os delegados da Policia Civil de Minas Gerais vão trabalhar dentro do que determina a lei: 40 horas semanais. O delegado Cezar Felipe Colombari da Silva explica que a Polícia Civil realizou uma paralisação reivindicando medidas para chamar a atenção do governo. “Os piores salários pagos à Polícia Civil, pelo menos no que toca a Delegados, são praticados pelos nosso estado, e que é a terceira unidade da federação que mais arrecada no país. E não há nenhuma sinalização por parte do governo para resolver essa situação. E, como  o governo não se manifestou sobre a melhoria das condições de trabalho, melhoria salarial, aumento do quadro de servidores, vamos seguir a Lei que determina para a polícia civil, uma jornada de 40 horas semanais.  Vamos, portanto , cumprir a lei”, diz, ressalvando que a classe não fez nem está em estado de greve.

“- Eu trabalho 168 horas por semana. Vejam bem, juiz tem plantão, promotor tem plantão. Diariamente, às 18h00, eles vão para casa, finais de semana, feriados eles ficam em casa, tranquilos, porque têm o plantão. Eu, como delegado, se saio, tenho que informar pra onde vou, se o telefone estará fora de área ou não, tenho que retornar assim que for chamado. Meu telefone tem de ficar ligado 24 horas, independente do dia. Chamou eu tenho que sair. A partir de agora, ficou determinado, nenhum policial civil no Estado  vai trabalhar mais do que  40 horas semanais, conforme determina a lei”, justificou. 

De acordo com o delegado Colombari, haverá um revezamento entre os delegados de Sacramento e Conquista. “Faremos um revezamento, mas mesmo assim vão dar mais de 40 horas, mas vamos reduzir de 168 para 84 horas semanais. Uma semana eu trabalho pelas duas cidades, na outra semana, ele trabalha por Conquista e Sacramento”, explicou.

Por determinação da classe, o cumprimento das 40 horas começa na segunda semana de maio. O expediente durante o dia continua normal, mas, à noite e finais de semana, duas vezes por mês, cada delegado atende a sede como titular e a outra cidade, como plantonista. “Do dia 7 a 14 de maio, o delegado de Conquista estará atendendo as duas cidades, lá como titular e aqui como plantonista, cobrindo apenas os flagrantes, e vice-versa.  No meu turno, atenderei apenas os flagrantes em Conquista”.

Informa mais o delegado que essa decisão de revezamento foi negociada entre a regional em Araxá e os delegados de Sacramento e Conquista, porque, do contrário, as ocorrências em horário de plantão, deveriam ser levadas até Araxá e o prejuízo seria maior.