Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade ganha novo quartel

Edição n° 1242 - 28 Janeiro 2011

 

A 184ª Cia PM de Sacramento está de casa nova. O tão sonhado quartel foi inaugurado no sábado, 22, às 9h30, em solenidade que reuniu na mesa oficial, o prefeito Wesley De Santi de Melo; Tenente Coronel Eurípes José Alves, Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar; presidente da Câmara José Maria Sobrinho; promotor de Justiça José do Egyto de Castro Souza; deputado estadual Adelmo Carneiro Leão; vereador Luiz Antônio Sinhorelli, representando o deputado estadual Tenente Lúcio, que viabilizou parte  dos recursos para a conclusão da obra e a senhora Idalides de Souza  Ribeiro, viúva  do cabo João  Batista Ribeiro

assinado no pátio da cadeia pública há 31 anos e patrono do novo quartel.


Prefeito inaugura mais uma obra na cidade

As solenidades de inauguração da sede da 184ª Cia PM prosseguram com a execução do Hino Nacional pela banda do 4º BPM e  hasteamento das bandeiras Nacional, estadual e municipal, respectivamente pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, Tenente Coronel Eurípes José Alves e Vereador José Maria Sobrinho, procedeu-se o descerramento da placa pelo prefeito e o comandante do 37º Batalhão e a senhora Idalides de Souza Ribeiro, que recebeu um ramalhete, entregue pela primeira dama, Maria Tereza Abrate Melo e Deliany Estela Aparecida de Bessas, esposa do Coronel Eurípes José Alves. 
 Seguiram-se as homenagens aos inativos feitas pelo prefeito Wesley que entregou-lhes uma placa de prata com os dizeres: “A grandeza do  homem de bem é medida proporcionalmente pela grandeza do bem destinado ao semelhante. Parabenizamos pelo legado e profissionalismo, competência, dedicação e compromisso destinados a segurança dos cidadãos sacramentanos. É com  grande alegria e satisfação, que registramos nossa homenagem de reconhecimento  e  agradecimento. Prefeito Wesley De Santi de Melo”, com o registro da data.
Ocuparam também lugar de destaque Fábio de Souza Ribeiro e Fabiana de Souza Ribeiro, filhos do cabo João Batista e os policiais inativos que prestaram serviços em Sacramento, residentes na cidade:  os 2º tenentes Vicente da Silva Filho, Roberto Alves, Celso Aparecido Brait, os subtenentes Geraldo Eustáquio da Silva, Vicente Pinto de Almeida, o segundo sargento Marcolino dos Reis Rocha, os terceiro sargentos Roberto Vieira Paiva, Manoel Evangelista dos Santos, cabos Evandro Luiz de Oliveira, Jânio dos Reis da Costa (reconvocado) e Marcondes Rodrigues Costa
Destaque também para representantes de vários segmento sociais e o pelotão dos  agentes penitenciários, sob o comando do diretor de Segurança do Presídio de Sacramento, Paulo Geovane de Castro,  além de capitães e tenentes comandantes de grupamentos militares de cidades vizinhas, a tropa  do Centro de Treinamento de Segurança Pública e a banda de música que brindaram os presentes com uma festa militar, inclusive, com guarda de honra executada pelo Capitão PM Júlio Cesar  de Oliveira Paiva, comandante da Cia de Sacramento, que acompanhou de perto a obra da sede do quartel e que comandou o desfile militar, na inauguração.
Discursos...

O Tem. Cel. Eurípes José Alves, comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, afirmou no seu discurso, dirigindo-se ao prefeito Wesley, “que buscar a solução para  os problemas, ao contrário de reclamar por tê-los, faz parte da vida dos vencedores. Conseguimos, com esforço, concluir aquilo que nós iniciamos com uma conversa há dois anos, assim que o senhor assumiu. É uma satisfação imensa pra mim, que estou no final de carreira, vivenciar esse dia”.
Coronel Eurípes discorreu sobre os altos índices de violência no país e ressaltou o trabalho da PM, em seu novo papel na sociedade, a partir da década de 90.  “Em decorrência  do avanço da criminalidade, as corporações policiais iniciaram um gradual e paulatino processo de transformação,  adequando-se à nova realidade social, às modernas práticas democráticas e ao exercício pleno da cidadania. Iniciou-se então, uma etapa de transição de uma policia tradicional e reativa para a policia cidadão, sedimentada pela filosofia da policia comunitária”.
“O modelo atual de gestão da PMMG, focado na polícia moderna e orientada por resultados, pressupõe uma instituição capacitada, técnica e tecnologicamente para identificar, analisar, intervir e monitorar o fenômeno criminal nas suas diversas modalidades”, salientou, ressaltando o trabalho de qualidade prestado pela  PM mineira.  
Segundo o comandante o novo quartel “com toda certeza, representa um aspecto motivador para os nossos policias e, certamente, refletirá na melhoria da prestação de serviços à comunidade. Fruto de um trabalho e esforços coletivos, esse empreendimento só se tornou possível, graças à colaboração mútua, inestimável e a parceria profícua da PMMG e a prefeitura de Sacramento” (...) Hoje a PM de Sacramento está melhor equipada e estruturada, para fazer frente ao avanço da criminalidade e da violência”.
Referindo-se ao saudoso cabo João Batista Ribeiro, frisou Cel. Euripes que “o maior valor que a PMMG possui são os homens e mulheres que perfilam em suas fileiras e defendem a sociedade. A atividade fim da instituição que coloca o policial em contato direto com nosso cliente, deve ser sacerdócio para nós. Devemos proporcionar à sociedade, na qual estamos inseridos, um serviço de elevada qualidade, acima das expectativas institucionais. Isso na realidade é demonstrar amor pela profissão, pela farda, pela pátria e pelas causas sociais”. 
Encerrou, conclamando a sociedade para se juntar à PM num trabalho de parceria. “Não podemos conceber a  nossa prestação de serviços, sem a participação da sociedade na discussão das estratégias do combate  criminal. O mal só triunfará se as pessoas de bem se omitirem.  Caros sacramentanos, conclamo a todos para o fortalecimento de parcerias e que a participação da comunidade, nos assuntos de segurança pública, possam proporcionar a preservação da qualidade de vida que todos possuem nesse maravilhoso município”, concluiu,  fazendo os agradecimentos de praxe. 
“Nossos esforços não foram em vão”, diz prefeito

O prefeito Wesley De Santi de Melo ressaltou em seu discurso a importância da PM para a segurança do município. “Temos muito orgulho de estar entregando esta obra ao nosso município e, orgulho maior, mais do que simpatia, nosso eterno respeito e gratidão à Polícia Militar que executa, diuturnamente, a missão em prol da segurança pública”, disse.  
“- Estamos criando condições para o funcionamento adequado da PM que trabalha em defesa e como guardiã de nossos cidadãos”, disse mais, reconhecendo que seus esforços não foram em vão.  “Nossos esforços não foram em vão, primeiro porque reconhecemos a importância que tem a segurança de nossos munícipes; segundo, porque reconhecemos também as ações para aumentar o efetivo de policiais. E, o mais importante, é que essa obra ficou paralisada algum tempo e desde que assumimos, firmamos o compromisso de conclui-la e conseguimos”, frisou, lembrando que a cidade poderia perder a companhia. 
“- Sacramento poderia voltar a ser apenas sede de Pelotão. Naquele momento assumimos o compromisso e ratificamos que queríamos mostrar o verdadeiro sentido de progredir. Víamos as dificuldades operacionais da PM na cidade, víamos nossos jovens se encaminhando para a crime. Como combater isso, se não com o trabalho da polícia? Sacramento cresce e são necessárias ações de combate à violência”, afirmou.
O prefeito Wesley saudou os familiares do Cabo João Batista   Ribeiro e agradeceu a cada um que contribuiu para a conclusão do quartel: Ministério Público, Conselho Municipal de Defesa Social, ex-promotor da comarca,  Márcio de Oliveira Pereira, Tenente Lúcio que viabilizou recursos pra a conclusão,  detentos que trabalharam na obra, agentes penitenciários e engenheiro Sergio Alves Araujo e demais profissionais de obras e sobretudo aos coronéis  Eurípes José  Alves e Flávio Aparecido Romualdo de Aquino e capitão Júlio Cesar de Oliveira Paiva “pela dedicação e pela vontade de ver este sonho se tornar realidade”.
Discursaram ainda o presidente da Câmara Vereador José Maria Sobrinho, que recordou o seu trabalho para a elevação de Pelotão a Companhia na cidade. “Na condição de representante do governo anterior, fui o responsável pela negociação junto à Policia Militar pra a instalação da Cia na cidade e gostaria de fazer menção a duas pessoas que trabalharam e conseguiram esse objetivo: o ex-promotor de Justiça da Comarca, Márcio de Oliveira Pereira e Coronel Hamilton, hoje reformado. Nossa cidade deve o esforço da instalação da Cia a essas duas pessoas”, destacou. 
Referindo-se ao nome “Cabo João Batista Ribeiro” dado à sede, o presidente ressaltou a grandeza que ele  foi para a cidade e o que representou a sua morte. E cumprimentou o prefeito Wesley afirmando: “Trago o abraço do poder Legislativo e os cumprimentos ao prefeito pela grandeza política em dar sequência a uma obra iniciada no governo anterior  e entregá-la muito merecidamente à população de Sacramento e à Policia Militar  de Minas Gerais”.
O vereador Marcelino Marra, justificando a homenagem ao cabo João Batista, enalteceu a polícia mineira, recordando de seu avô, José Batista Pacheco, que foi militar na década de 1930. Falando sobre Cabo João Batista, destacou que conheceu a história da morte do militar, contada por Rubensmar Lobato (Tatu). “Rubensmar presenciou tudo e disse ao soldado Rafael, que também fora ferido no braço, esse homem já está morto e o preso, apesar de cinco tiros, sobreviveu. A história contada por Rubensmar  me tocou como tocou a todos na época. Essa homenagem é uma forma de agradecimento à PMMG”, recordou. 
O prédio...

O quartel da 184ª Cia PM, foi construído ao lado do Presídio de Sacramento (hoje administrado pela Suapi), no Alto Boa Vista, numa área de cerca de dois mil metros quadrados , doada pela prefeitura.  A  obra do quartel  foi retomada em 29 de junho de 2010, através de contatos mantidos pelo Coronel Eurípes José Alves   com o prefeito Wesley. 
Prédio moderno e funcional, com 785 metros de área construída, divididos em 15 salas, entre elas, de operações,  de intendência, depósito, quatro vestiários, cozinha, copa, quatro banheiros, auditório para as instruções de capacitação dos policiais, recepção com amplo hall de entrada e pátio com estacionamento. 
Para O Ten. Cel. Eurípes, o quartel está num local estratégico, favorecendo a integração entre as polícias militar e civil  e facilita o apoio ao presídio local, nos casos de  ruptura de ordem ou queda da disciplina interna. 
Segundo o superintendente de Gestão, Cleber Silveira Borges, o valor da  construção girou em torno de R$ 600 mil, pagos com recursos dos cofres públicos, dos quais, R$ 100 mil viabilizados pelo deputado estadual Tenente Lúcio, para a conclusão  da obra. 
Um relatório da Prefeitura, comprovando irregularidades da obra na gestão do ex-prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, está sendo analisado pelo Ministério Público