Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bancos e empresas recebem orientações sobre segurança

Edição n° 1257 - 13 Maio 2011

 

A segurança pública, em locais de grande afluxo de pessoas e de grande volume de dinheiro foi o tema da palestra que o comandante da PM local, Cap Júlio César de Oliveira Paiva, abordou, em palestra realizada na tarde da última terça-feira, 10, no quartel da PM. Estavam presentes gerentes e diretores de agências bancárias, dos correios, casa lotérica, cooperativas de crédito e financeiras; e proprietários de postos de combustível.

Ao todo foram 22 representantes de instituições, todos atentos às recomendações e dicas sobre como se portar diante de assaltos, tendo em vista serem esses locais os  alvos preferidos dos ladrões, conforme ressaltou o soldado, que expôs as ações praticadas pelos bandidos. 

“O último incidente grave que tivemos foi em novembro do ano passado e até agora a situação está tranqüila, porém quando há essa calmaria, a tendência de todos é acomodar, relaxar no quesito segurança. Mas temos que estar alertas, por isso essa reunião para passar orientações e colher sugestões para melhorar o nosso trabalho”, justificou o comandante, acrescentando que a  reunião  com as empresas de valores é de iniciativa da PM. “Essas reuniões estão acontecendo em todo o Estado com o objetivo de diminuir, coibir os assaltos a essas instituições”, completa. 

De acordo com o capitão Júlio César, as atenções estão voltadas também para a população como um todo, que circula pelo centro comercial. “Temos feito um trabalho constante como policiamento no centro da cidade. Eles param a viatura em cima da calçada, inclusive isso gerou até críticas no início, mas é para potencializar a ostensividade. Eles param a viatura e ficam circulando, entram na casa lotérica, nas filas de caixas eletrônicos, nos bancos, nas demais instituições financeiras e se vêem qualquer coisa suspeita acionam reforços”, explicou.

Coibir os assaltos a pessoas, principalmente, idosos, nas saídas dos bancos também foi um dos trabalhos implantados. “Nos dias de maior movimentação nas agências bancárias, os PMs ficam mais próximos daqueles locais para evitar as famosas 'saidinhas do banco', no dias de maior movimentação no comércio a atenção é redobrada, ou seja, dominamos o território para não deixar que o bandido o domine e tem dado resultado”, esclareceu. 

O Delegado Cezar Felipe Colombari da Silva elogia a iniciativa e adverte também sobre o período de calmaria. “Com a cidade aparentando tranqüilidade, a tendência da população é acomodar, relaxar e não queremos que essa sensação de segurança reflita como relaxamento. Segurança pública é dever do estado, mas é responsabilidade de todos. Cada um tem que assumir a responsabilidade de que segurança pública é responsabilidade de todos, tendo em vista que muitas ações só são levadas a efeito se a população contribuir. Queremos que cada um cumpra a sua responsabilidade não facilitando a prática  de ações criminosas, porque com a acomodação, num descuido os bandidos agem, por isso todos temos que estar sempre alertas, população, empresas, instituições  financeiras, policias...”, alertou.

 

 

Importância da reunião é destaca por representantes

 

 

Para Valério Henrique Lucas, gerente da Caixa Econômica Federal, há dez meses na cidade, a iniciativa da polícia é importantíssima. “Foi uma satisfação muito grande atender a esse convite, porque esse é um dos assuntos mais pertinentes com relação à prestação de serviço bancário, tendo em vista as inúmeras ocorrências que temos notícias na região e em Sacramento. Esperamos que, com a conhecida qualidade e capacidade  com que o capitão Júlio comanda, essas orientações vão nos ajudar muito no dia a dia, na segurança não só da agência em si, mas dos funcionários e clientes”.

Moisés Alexandre, gerente do banco do Brasil, também há dez meses na cidade, louvou a iniciativa. “Isso é de extrema importância, já que tentamos agir de forma pró ativa e não reativa. Qualquer iniciativa da PM no sentido de intensificar a segurança e coibir esses assaltos desestimula os bandidos. Ninguém toma uma atitude dessas na cidade se sabe que a atenção está voltada para eles. Muito louvável essa iniciativa”, avaliou, ao lado de Luciano Ribeiro, gerente do banco Itaú, que completa: “Essas dicas, orientações  vão nos ajudar nos cuidados no dia a dia. Isso visa reduzir os assaltos nas instituições é  uma excelente iniciativa. Há uma certa tranqüilidade na cidade, mas não podemos nos acomodar, todos temos que ter atenção constante...”

Adão Brasileiro, diretor financeiro da Credicoasa, na sua avaliação destaca também o aspecto positivo da medida. “É gratificante ver a PM se preocupando com a segurança em todos os sentidos. O fato de eles colocarem a viatura na calçada e ficar rodando o centro, percorrendo todos os bancos foi uma grande iniciativa da polícia da cidade, isso dá mais tranqüilidade para todos”, elogiou, lembrando que a  agência da Credicoasa foi alvo dos ladrões em novembro do ano passado.  

Paulo Gustavo  Zago, representando  o Posto Trevo, destaca que o mais importante é a união de forças entre as instituições e as polícias militar e civil. “É uma ação conjunta, todos participando, visando uma coisa a maior segurança possível para as empresas, os proprietários, os funcionários e usuários e isso é muito importante”, ressaltou.   

Marisa Cerchi Silveira, proprietária da casa lotérica que já foi alvo dos ladrões quatro vezes é categórica ao afirmar que “é muito importante reuniões como essa, porque a gente passa a saber os procedimentos para evitar assaltos e até o que fazer  durante um assalto.  Fomos vítimas de assalto quatro vezes e é uma insegurança muito grande, porque todos estamos sujeitos a isso, mas saber os procedimentos a serem tomados é muito importante”.