O 37º Batalhão PM de Araxá vai cadastrar e mapear as propriedades rurais de 12 municípios de sua jurisdição, incluindo Sacramento e Conquista. A medida visa facilitar o acesso das polícias às propriedades rurais. Justifica o comando que “chegar de forma rápida ao local de um crime ocorrido na zona rural sempre foi uma dificuldade para a polícia, numa região com centenas de quilômetros de estrada de terra. Assim, tentando solucionar esse problema, estão mapeando e cadastrando todas as propriedades rurais de 12 municípios da área de atuação do batalhão de Araxá”.
Garantiu o comandante que se trata de um trabalho minucioso, mas que já começa a ter resultados. “Nas estradas de terra cada quilômetro é percorrido com atenção. A patrulha rural da Polícia Militar quer saber com mais detalhes a realidade do campo. Ter um retrato da zona rural”, justificou.
Para fazer o estudo, o efetivo da Patrulha Rural foi reforçado. Um questionário é preenchido a cada propriedade, a localidade é cadastrada no GPS e cada residência visitada receberá uma placa de identificação.
Frutal foi a primeira cidade a fazer esse mapeamento em 2009. Agora o 37º Batalhão de Araxá vai colher informações em 12 municípios do Alto Paranaíba e a partir desse novo censo vai ficar mais fácil chegar às fazendas em caso de ocorrências.