Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em Ação...

Edição nº 1732 - 19 de Junho de 2020

Homem é encontrado morto dentro de caverna na Gruta dos Palhares

 

O corpo de Marcio Gesteira Viveiros 63 foi encontrado dentro da caverna da Gruta dos Palhares, na manhã dessa segunda-feira 15 pelo fotógrafo Hélio Batista Júnior. 

Secretário de Cultura, Carlos Alberto Cerchi. À PM, que compareceu ao local, eles relataram que foram ao local e entraram na caverna a pedido de Frederico Gesteiro de Viveiros e que, após alguns minutos de buscas no interior da caverna, encontraram o corpo já em adiantado estado de decomposição.

O perito do IML, Walison Duarte, compareceu ao local, mas devido à dificuldade de acesso até o corpo para os serviços de praxe, o Corpo de Bombeiros foi acionado para a remoção do corpo, que foi encaminhado ao IML de Araxá para definir a causa da morte.

Junto ao corpo foram encontradas uma carteira de identidade e uma carteira de habilitação expedidas na Bahia, em nome de Márcio Gesteiro de Viveiros.

De acordo com o comandante da 184ª Cia PM, Tenente Maurício Dias, o local é protegido por uma grade com uma placa que proíbe a passagem de pessoas e que existe a suspeita de  que a vítima seja dona de alguns pertences (uma mochila, roupas e documentos) que foram encontrados por um visitante, no último dia 8. 

“Na ocasião, um advogado da cidade de Araxá, que achou os objetos, ligou para um irmão da vítima para informar o ocorrido. O material foi entregue para um funcionário da Gruta dos Palhares”, informou, acrescentando que, o parente da vítima teria dito que há alguns meses não recebia notícias do irmão.  

 

Ainda de acordo com as informações, Márcio teria passado alguns dias em Araxá e se hospedado em um hotel, mas teria se desentendido com uma funcionária do estabelecimento por falta de pagamento e foi embora. Não se sabe quando a vítima entrou na Gruta. 

 

 Irmã, da Bahia, pede ajuda a Juninho

 

Em entrevista ao ET, o fotógrafo Juninho relatou que, no sábado 13 recebeu um telefonema de uma senhora que se identificou com Manuela, da Bahia, irmã de Márcio, pedindo ajuda para encontrar o irmão, que estava sem dar notícia há três meses. “Manuela contou que ficara sabendo que a mochila de seu irmão, o arquiteto Márcio, de 63 anos, fora encontrada numa gruta de Sacramento com seus objetos pessoais, exceto o celular, e que achava que ele poderia estar dentro da gruta, por isso, entrou em contato comigo, ao saber que eu costumava entrar nas cavernas da gruta”.  

Prosseguindo, disse Juninho que passou para Manuela o número do telefone do secretário de Cultura, Carlos Alberto Cerchi, e aguardou. “E hoje (sábado 13) de manhã, o Berto me chamou para irmos à gruta dar uma olhada, porque a família de Márcio havia entrado em contato com ele. E de fato encontramos o corpo que, pelo estado de decomposição, já devia estar lá desde antes de a gruta fechar, há três meses, por causa da pandemia”, relatou mais, destacando que a vítima estava de bruços (decúbito ventral) a uns 20 metros da entrada, usava um relógio e seu corpo foi encontrado perto da água, em adiantado estado de decomposição, tendo a roupa se misturado com o corpo, porém sem mau cheiro. 

“Tomamos a providência de chamar a Polícia Militar, que esteve no local e acionou o perito e o Corpo de Bombeiros para os procedimentos de praxe, autópsia e tudo mais. Ele estava em um lugar muito difícil de chegar, por isso vieram os bombeiros”, justificou, informando que Manuela, que lhe telefonou três vezes naquela semana, disse que seu irmão Márcio era uma pessoa independente, que gostava de sair pelo mundo. 


Motorista é resgatado pelos Bombeiros, após perder o controle do veículo

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite do último sábado 13 para resgate de motorista que perdeu controle do carro e saiu da pista, na rodovia MG-464 (km 394 entre Sacramento e Araxá). O homem ficou preso às ferragens pelas pernas com fratura de fêmur. 

De acordo com os bombeiros, foi necessário estabilizar o veículo com calços, cortar a dobradiça da porta e expandir o painel usando ferramentas hidráulicas. O acidente demandou uma equipe de resgate composta por ambulância, viatura de salvamento, viatura de coordenação e nove bombeiros militares que agiram rápido. 

Pela gravidade da lesão o motorista foi encaminhado  para Uberaba.