Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ocorrências de furto poderão ser registradas por meio de aplicativo em MG

Edição nº 1718 - 13 de Março de 2020

A partir deste mês, os mineiros poderão registrar ocorrências de furto virtualmente. Desaparecimento de objetos, carros arrombados e outras modalidades que configuram o furto podem ser denunciadas na Delegacia Virtual por meio do aplicativo do Governo de Minas, o MG App. A novidade foi divulgada nessa quarta-feira 4 pela Polícia Civil, informando que as ocorrências de furto começaram a ser registradas na segunda-feira 2 e foram  feitos 209 registros até o dia 4. 

A Delegacia Virtual funciona desde 2016, registrando boletins de extravio de documentos, desaparecimentos de pessoas, danos simples e acidentes de trânsito sem vítima, por exemplo. Cerca de 30% desses serviços já são realizados virtualmente e não mais nos postos presenciais. 

Com a inclusão do serviço de registro de furto, o interessado não precisa comparecer a uma unidade policial. “É uma ferramenta imprescindível e importante para o cidadão. Haverá celeridade e economia para o cidadão e o Estado. Essa ocorrência tem a mesma validade que uma ocorrência presencial. A investigação e o trabalho técnico-investigativo é desencadeado a partir dessa notícia crime”, afirmou o delegado Wagner Pinto. 

Ivan Lopes, Superintendente de Informações e Inteligência Policial, alerta que o registro de furto pelo aplicativo só pode acontecer caso a vítima não tenha a identificação do suspeito. “O furto é a subtração de coisa alheia móvel sem emprego de violência e de ameaça. Tratando-se dessa modalidade, poderá ser registrada. São solicitados dados como o local do fato, o objeto subtraído, dados que podem auxiliar na investigação. Mas se houver suspeito ou prisão de alguma pessoa, o cidadão terá que acionar a polícia”. 

Para se cadastrar no MG App, o usuário precisa preencher um formulário com e-mail e CPF. Além da delegacia virtual, agendamentos presenciais e atendimentos do Detran, por exemplo, são feitos no aplicativo. 

Os registros de furtos por meio do aplicativo pode gerar mais de 95% de economia por atendimento. Pelo atendimento presencial, o Estado gasta até R$ 19, pelo aplicativo, apenas R$ 0,50, gerando uma economia para significativa para o Estado. E com uma vantagem, redução de 90% do tempo. Na Delegacia, sem contar o tempo de espera, a vítima permanece com o policial em torno de 40 minutos, contra apenas 10 via internet. Após a triagem, o reclamante recebe com tranquilidade na sua casa via e-mail a ocorrência customizada, com validação.