Coronel Robson Garrido de Paiva Silva (foto) é o novo comandante da Quinta Região Militar de Uberaba (RPM) a partir desta sexta-feira (31). Coronel Garrido, que foi empossado em solenidade realizada às 9h da manhã na sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), ocupa a vaga deixada pelo Coronel Lupércio Peres Dalvas, que passa para a reserva.
Coronel Robson Garrido de Paiva Silva é natural de Juiz de Fora, tem 47 anos e está há 28 a serviço da Polícia Militar de Minas Gerais. Após cumprir no exército o serviço militar obrigatório, iniciou Curso de Formação de Sargentos, seguindo de imediato à formação acadêmica-profissional no Curso de Formação de Oficiais, concluído em 1996. Formou-se em Direito em 2007 e no anos seguintes cursou especialização em Ciências Penais, curso de Especialização em Segurança Pública (2010), fez especialização em Direito Militar pela (UNISUL), além de vários outros cursos. Foi promovido, sempre por merecimento e assumiu neste mês de janeiro o posto de Coronel.
Ao longo dos 28 anos de carreira, após servir em várias frentes no Estado, culminando a chefia do Estado-Maior da 4ª Região da Polícia Militar, no início do ano de 2018 foi transferido para a capital mineira para assumir a Chefia do Centro Integrado de Comunicações Operacionais da PMMG. Ao longo desses 28 anos de relevantes serviços prestados à polícia mineira, Coronel Garrido recebeu também várias condecorações.
5ª RPM abrange 30 municípios
A 5ª RPM foi criada pelo Decreto nº 25.381, de 27 de janeiro de 1986, pela sua sede instalada em Uberaba, já passaram 16 comandantes, até a saída de Cel. Peres. A unidade tem como área de responsabilidade a Região Sul do Triângulo Mineiro, que conta com 30 municípios, entre eles, Sacramento, com uma população estimada em cerca de 900 mil habitantes. (Fonte: Imprensa Regional)