A primeira Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) dedicada ao público juvenil, no mundo, foi inaugurada em Frutal, nesta sexta-feira. A experiência, que é inédita, tem como meta desenvolver um projeto piloto de aplicação da metodologia apaquiana para a recuperação de adolescentes infratores.
Batizada de Apac Juvenil Centro Educacional Doutor Mário Ottoboni, na inauguração o espaço contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais e o diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira.
A unidade - Iniciada em janeiro de 2019 e construída pelos recuperandos da APAC masculina de Frutal foi concluída em apenas nove meses. A unidade possui 4 mil metros quadrados de área total. São 1.206 metros quadrados de construção, que abrigam a área administrativa, composta por recepção, salas da diretoria, da administração, de apoio aos plantonistas e atendimento odontológico, psicológico e de assistência social, além de cozinha, dispensa, varandas e banheiros acessíveis, além de área para os internos, nos regimes de semiliberdade, internação provisória e internação. No espaço lúdico, há uma área de jardinagem com mil metros quadrados e uma quadra de areia. O prédio tem capacidade para receber 60 jovens infratores.