Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia recebe reforços para o carnaval

Edição nº 1559 - 24 de Fevereiro de 2017

O comandante da PM local, Ten. Idônis Gales (foto), está com a companhia preparada para atuar no policiamento ostensivo durante as festividades carnavalescas, que este ano acontecem no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha. “Com um reforço de mais 30 policiais, a partir desta sexta-feira já estaremos trabalhando na 'operação carnaval', com o objetivo de proporcionar maior segurança à população, tanto dentro do parque, como na cidade”, garantiu o comandante, em entrevista concedida ao ET na quinta-feira 23.

Nesta sexta o comandante tem agendada uma reunião no Centro Administrativo com os organizadores, seguranças particulares do evento, Polícia Civil e Conselheiros tutelares, para resolver questões e dúvidas ainda pendentes. “Mas nossa expectativa é de que vai correr tudo  bem. Com o reforço recebido, parte do grupo estará no parque e no entorno do parque e os demais no patrulhamento da cidade, com quatro viaturas. Teremos policiamento dia e noite na cidade. A população pode ficar tranquila, que vai dar tudo certo. Temos que estar otimistas”, garantiu.

Alerta o comandante sobre o papel e comportamento do cidadão nesses eventos. “Vamos dar segurança, mas recomendamos que as pessoas tomem as medidas de auto proteção. Na medida do possível, deixar o carro guardado em casa, até por conta do uso de bebida alcoólica, uma vez que  a cidade é pequena. No caso de ir de carro, se não for deixá-lo em estacionamento, jamais deixá-lo em local afastado do movimento ou no escuro. Nunca deixar objetos no veículo que despertem a curiosidade e, sobretudo, certifique-se de que o veículo está bem fechado, porque mesmo a polícia estando no  entorno, ela não está em todo lugar ao mesmo tempo. Ao sair de casa, certifique-se de que a casa está bem fechada, forme uma rede de vizinhos, cada um de olho na casa do outro”, recomendou.

O policiamento começa, segundo o Ten. Idônis com uma varredura na cidade, intensificando as operações nas entradas da cidade, fazendo abordagens dos veículos que chegam, inclusive, nos ônibus”, informou, esclarecendo que a segurança particular formada por grupamentos civis, não pode portar arma de fogo, a exemplo do que aconteceu recentemente, no Marquezinho, quando um segurança civil empunhou e atirou com um revólver, nem cometer atos de violência ou abuso de autoridade”, explicou.

 

Perturbação do sossego

Uma das preocupações das pessoas, sobretudo, aquelas que ficam em casa é em relação ao som automotivo nos dias dos festejos, a exemplo de casos ocorridos em anos anteriores. O comandante tranquilizou a população, revelando que a lei do silêncio, aquela que proíbe o som alto a partir das 22 h, se estendeu para todo o dia. 
“- Hoje, a lei do sossego, não tem mais aquilo de depois das 22h, a perturbação do sossego pode se dar a qualquer hora e, para isso, existem punições, apreensão do veículo e multa de R$ 2 mil. Cuidado, então com os excessos. Aglomeração com som automotivo nas ruas não será permitido. Qualquer cidadão que  se sentir prejudicado com o excesso de som,  basta ligar para o 190, passar as características do veículo e o local, que será atendido. Estaremos com várias viaturas circulando. Ligar para o 190, tanto para denunciar o som ou qualquer atitude suspeita é um favor que a pessoas fazem à polícia, denunciando elas estão auxiliando na segurança  pública”, informa.
Finalizando,  Idônis reafirma  o empenho dos vários segmentos da sociedade para que tudo corra o melhor possível  neste carnaval. “O planejamento foi elaborado, visto, revisto e está tudo pronto, as expectativas são boas. Claro, há aquelas pessoas que não gostam de carnaval ou que estão contra e que ficam torcendo para que tudo dê errado, mas acreditamos o contrário. Ali, o que tiver de acontecer estará dentro do parque, ao contrário da rua, que ficava espalhado numa área muito grande. Claro, uma coisinha ou outra sempre há, mas vai dar certo. O povo de Sacramento é pacífico, as pessoas querem e precisam de diversão e têm direito a segurança. E isso vamos proporcionar”, garantiu, desejando aos repórteres um bom carnaval. “Igualmente, Tenente!”.