Bandos armados assaltam agências bancárias em cinco cidades da região
O primeiro assalto aconteceu em Arcos, na última segunda-feira 4, quando o bando chegou em três veículos: uma caminhonete Nissan Frontier, um Toyota Corolla e um Fiat Strada, todos de cor prata. A ação começou quando os assaltantes estacionaram em frente a uma lanchonete localizada no cruzamento de uma avenida, onde ficam as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Renderam e colocaram como reféns as 12 pessoas que estavam na lanchonete, sob ameaça de morte, a acompanharem a ação criminosa.
Usando os reféns como escudo humano, o bando se dividiu em grupos nas esquinas e começaram uma série de disparos, com fuzil, pistola semiautomática e espingarda calibre 12. Câmeras do sistema de vídeo monitoramento, que registraram parte da ação, foram destruídas pelos bandidos.
Os policiais foram ao local, mas para evitar colocar em risco a vida dos reféns, ficaram observando de longe. Os bandidos, explodiram o interior da agência do Banco do Brasil e fugiram, com os reféns, rumo a Lagoa da Prata. No Km 57, da MG-170, entre Arcos e Lagoa da Prata, incendiaram o Corolla provavelmente para dificultar a perseguição policial. Os reféns foram sendo liberados aos poucos ao longo do caminho e ninguém ficou ferido. Além dos miguelitos espalhados, o bando deixou para trás um artefato explosivo.
Pompéu: dois mortos e um ferido
Em Pompéu, na região da Usina d 3 Marias, com 30 mil habitantes, terceira cidade vítima da ação de ladrões de bancos, o saldo foi terrível, além da explosão dos caixas e o furto do dinheiro, os autores deixaram dois mortos: um policial e um entregador de lanches que trafegava pela rua no momento, além de um policial ferido.
De acordo com informações da imprensa mineira, a ação em Pompéu ocorreu por volta das 2h30 da manhã do mesmo dia 5, quando um bando com 15 homens fortemente armados, ocupando quatro veículos e uma moto, trancou com correntes as grades do quartel da cidade e disparou vários tiros.
Em seguida, os criminosos se deslocaram até a agência do Banco do Brasil e explodiram os caixas eletrônicos. Durante a ação, dois policiais que faziam a ronda foram vítimas de disparos de arma de fogo por ocupantes de uma motocicleta. Um policial morreu no local, atingido na cabeça e o outro, ficou ferido em estado grave, após ter sido alvejado nas costas e na virilha. Também um entregador de lanches que passava pelo local no momento do assalto, foi alvejado e morreu no local.
Durante a fuga, o bando dispensou miguelitos (cruz formada por pregos para furar pneus de veículos) na via para dificultar a ação policial e colocou correntes nas rodovias que dão acesso à cidade. O pneu de uma das viaturas furou e outra caiu num barranco, ao tentar desviar dos miguelitos, mas ninguém ficou ferido. Um veículo Fiat Strada utilizado pelo bando foi abandonado e incendiado na MG- 420.
Tapira: banco é assaltado
Moradores da vizinha Tapira mais uma vez acordaram alarmados à 1h30 da madrugada da última terça-feira 5 por homens armados com fuzis e explosivos que assaltaram uma agência do banco Sicoob, mandando para os ares seus caixas eletrônicos.
De acordo com informações policiais, uma guarnição da Polícia Militar avistou dois veículos suspeitos que seguiam em alta velocidade pela rodovia MG-146, sentido Tapira, cidade que tem cerca de 5 mil habitantes. Os policiais saíram em perseguição até o banco, mas foram recebidos com três disparos de fuzil. Além de estabelecimentos comerciais danificados, o prédio da Prefeitura foi alvejado. Ninguém ficou ferido.
Diante do poderio ofensivo dos assaltantes, que durou cerca de 15 minutos com disparos de arma de fogo e utilização de explosivos, os policiais fizeram o recuo tático e acionaram a PM de Araxá e cidades vizinhas. Os criminosos fugiram deixando danos generalizados no município.
Santa Rita de Caldas
Na madrugada do dia 5, às 4h30, a ação foi na cidade de Santa Rita de Caldas, onde a agência do Banco do Brasil, literalmente veio abaixo. A suspeita é de que o bando com cerca de 15 homens, queriam o cofre da agência visto que os caixas eletrônicos ficaram intactos. O que chama a atenção das autoridades é o modus operandi da quadrilha: parte do grupo se posicionou nas ruas onde residem policiais. Uma única viatura que estava no plantão foi alvejada a tiros pelos criminosos, mas ninguém se feriu. Os policiais saíram do veículo ao perceberem o perigo.
Morro do Ferro: PM alvejado no peito
Distrito de Oliveira, no oeste mineiro, Morro de Ferro é outra pequena cidade de 5 mil habitantes, que também foi assaltada no mesmo dia e horário, no mesmo modus operandi e o mesmo banco, o Sicoob.
Infelizmente, o saldo foi bem pior. Os assaltantes dispararam contra um policial, que foi alvejado no peito. Viaturas da Polícia Militar estavam se deslocando para a agência bancária quando militares foram informados de que havia um policial baleado no local. A residência do militar atingido, fica próxima ao banco e foi ele quem acionou a polícia informando a ação do grupo.
De acordo com a imprensa, os policiais ainda avistaram dois veículos em alta velocidade sentido a BR-464. Num dos veículos, uma caminhonete Fiat Strada vermelha, havia dois homens armados com fuzil.