Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em ação

Edição nº 1560 - 03 de Março de 2017

Ocorrências têm redução considerável em relação aos últimos carnavais

A Polícia Militar comemora o saldo positivo da segurança montada para o Carnaval deste ano, com apenas 42 ocorrências registradas nos quatro dias, das quais, apenas 17 foram registradas no parque dos festejos. Conforme dados da PM local, houve uma redução de 46,83% comparando com o ano de 2014, que contabilizou 76 ocorrências e de 56,25% comparando com o ano de 2013, quando foram registrada 96 ocorrências.

 Para o comandante da 184ª Cia PM, Tenente Idônis Galles, a significativa redução se deve a dois fatores: primeiro, ao planejamento elaborado e cumprido à risca; segundo, o fato de a festa ter sido realizada em ambiente fechado. 

“- Essa era a nossa expectativa, graças aos empenho dos militares da companhia local e mais 21 reforços vindos de Uberaba, parte no parque e os demais em quatro viaturas  cobrindo a cidade e todos trabalhando com satisfação e empenho. Graças a Deus deu tudo certo”, reconhece Gales, dando também  méritos à segurança particular, bombeiros civis e guarda municipal.  

“- Foi tudo muito bem planejado, junto com nosso Cabo PM Alexandre Rodrigo Borges e terminamos o planejamento com uma reunião com todos os envolvidos, inclusive o Conselho Tutelar. Saímos da reunião, todos falando a mesma linguagem e cada um fazendo a sua parte. Por isso, parabenizamos todos pelo magnífico trabalho que realizaram, e pela maestria e bom senso utilizados durante carnaval, que pelos resultados alcançados foi considerado o melhor dos últimos anos”,  avaliou, reconhecendo também que o resultado do parque se deve ao fato de ter sido realizado em um ambiente fechado. 

“- O prefeito acertou em fazer o carnaval no parque, porque todos foram revistados, então não entrou arma e houve alguns problemas lá dentro, mas nada de maior gravidade. Na minha opinião, no aspecto de segurança, o carnaval tem que continuar no parque, porque quem ganha é a sociedade, as pessoas que querem se divertir, as famílias que querem levar seus filhos com  segurança. Quer dizer,  todos ganham”. 

 

PM realizas operação ‘Viagem segura’ na entrada da cidade 

No projeto de segurança elaborado pela PM, contava a operação 'Viagem Segura', na entrada da cidade, no sábado e na terça-feira. “No sábado, chegavam várias vans de Uberaba e de outras cidades. Todos os ocupantes foram revistados e, em algumas, constatamos tratar-se de marginais, gente que vinha pra Sacramento, não para se divertir, mas para traficar e cometer outros delitos. Ali mesmo, na entrada da cidade, efetuamos a prisão”, relata. 

Segundo o comandante, alguns marginais acabam passando, no entanto, justamente esses foram presos praticando tráfico dentro do parque. “Até nesse sentido, o ambiente fechado facilitou, porque não havia para onde sair”, relata, agradecendo a comunidade e a todos os que fizeram a festa. “Povo muito educado, ordeiro e que foi lá para se divertir e pôde fazer isso com segurança”.  Ainda, de acordo com Tenente Idônis Galles, em entrevista na quinta-feira 2, foi registrado um furto de celular, que já foi localizado  e o autor identificado.


Três adolescentes apreendidos por tráfico 

Três adolescentes foram apreendidos no dia 16 por tráfico de drogas. Os dois primeiros foram apreendidos, às 11h40,  durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pela juíza de direto da comarca, numa residência na  rua Dr. Antônio Augusto da Silva Neto, bairro Jardim Alvorada. 

De acordo com o BO, ao chegar ao local e chamar pelos moradores do imóvel, a PM percebeu que tentaram desvencilhar-se de um invólucro que foi arremessado pela janela da cozinha do 2º piso, mas ao arremessar o invólucro, o plástico com resquícios da droga caiu. Na residência, encontravam-ve os menores, que negaram ter jogado o invólucro pela janela, mas no quintal da casa vizinha, a PM encontrou 16 pedras de crack e uma bucha de Maconha. Os dois foram apreendidos por tráfico de drogas.

A segunda apreensão de menor ocorreu às 15h30, na rua Joaquim Gonçalves de Almeida, bairro Perpétuo Socorro, depois de denúncia anônima de que estava ocorrendo intensa movimentação de usuários de drogas no local e que um adolescente de15 anos estava traficando. A mãe  do menor autorizou a entrada dos policiais, que encontraram na gaveta de uma cômoda, no quarto do menor, várias buchas de maconha, 1balança de precisão e 1 rádio de comunicação utilizado para ouvir a rede de rádio da Polícia Militar. O menor foi apreendido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

 

Moto furtada na avenida Antonio Carlos

RRS teve a sua motocicleta Honda/NX-4 Falcon, placa HCX-4947, cor preta furtada no domingo 26, por volta das 20h40. De acordo com a vítima, ela estacionou a moto

na av. Antônio Carlos e, ao sair para ir trabalhar, percebeu que o veículo havia desaparecido. De acordo como BO, minutos antes de a vítima procurar a PM para noticiar o furto, uma guarnição tentou abordar uma motocicleta da mesma marca/modelo e cor, porém o condutor empreendeu fuga pelas ruas do Jardim Alvorada e não foi localizado.

 

Foragido da Justiça acaba preso 

RMVL foi preso no dia 21, à 1h40, na rua Tio Adolfo. A prisão se deu quando a polícia abordou o veículo GM/Corsa, placa CCC-1742, cor branca, e foi constatado que o condutor RMVL possuía em seu desfavor um mandado de prisão, expedido pela juíza de direito de Sacramento. 

Na abordagem, a polícia constatou que RM não possui CNH/PPD, não portava o CRLV do veículo, e não soube informar a procedência do veículo, apenas que o veículo era de um amigo cujo nome  não recordava. Foram lavrados os AITs, o veículo  removido ao pátio do DETRAN/MG e o condutor preso em virtude do mandado.  

Durante o registro da ocorrência,  WO compareceu à sede da PM,  relatando que estava vendendo o seu veículo, e que o condutor manifestou e pegou o veículo para dar uma volta para testá-lo. Passada mais de uma hora e meia, temendo que seu veículo poderia ter sido furtado, fora à  PM para registrar o ocorrido. 

 

Menor é apreendido por tráfico de drogas durante o carnaval

Durante o evento carnavalesco, a equipe policial, à 0h50,  realizou a abordagem de um menor infrator, que se encontrava em atitude suspeita. Durante a busca pessoal foram encontradas seis buchas de maconha e a quantia de R$ 79,35 reais. O menor foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos. Uma Conselheira Tutelar acompanhou o registro da ocorrência.

 

Adolescente atira cinco vezes contra primo 

MMFO 21 foi vítima de tentativa de homicídio, na noite do dia 22, às 23h30, no cruzamento das ruas José Sebastião de Almeida e Aníbal Ferreira Cândido. A Polícia   foi acionada depois de os vizinhos escutarem cinco estampidos de arma de fogo, e em seguida muita gritaria. Ao chegar ao local, a polícia deparou com a vítima correndo pela rua, e com sangue na face. Ao ser abordada, MM  relatou que  estava atrás de seu primo adolescente que está fazendo uso de drogas e que o encontrou naquele cruzamento,   na companhia de outros dois adolescentes. 

Segundo a vítima, eles começaram a discutir e entraram em luta corporal, até que seu primo sacou uma arma de fogo, que trazia na cintura, e disse: “Vou te matar”. E efetuou cinco disparos em sua direção. A vítima diz que depois do primeiro disparo fugiu correndo sentido a rua Assyncrito Nata. Percebendo que tinha  sido alvejado na cabeça, tentou acionar a Polícia, mas estava muito apavorado.

 

 A vítima foi socorrida pela ambulância e levada ao Pronto Socorro, onde o  médico de plantão constatou ferimento de entrada de projétil de arma de fogo, que ficou alojado no couro cabeludo, parte frontal. A PM saiu em  rastreamento para localizar os menores, mas apenas um deles foi localizado, apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. O autor dos disparos não foi localizado. 

 

Homem acaba preso por porte ilegal de munição 

Y foi preso no dia 28, por volta das 20h30,  na rua José Lucas da Silva Júlio, bairro Alto da Estação. A PM chegou ao local, após denúncia de que Y estaria guardando vários eletroeletrônicos oriundos de furtos e que ele possuía uma arma de fogo. Uma guarnição deslocou ao endereço e foi atendida pela proprietária do imóvel, que confirmou que Y morava na casa. A moradora, depois de ser informada da denúncia, autorizou a entrada.

 

 Y que se encontrava em casa, foi submetido a busca pessoal, sendo encontrada no bolso da bermuda, 1 munição calibre .380 com a marca apagada, e duas munições calibre.22. Foram realizadas buscas no quarto dele, porém não foi encontrado nenhum eletroeletrônico, tampouco na residência. Em cima da cama do autor havia uma mochila com a carteira de trabalho e mais 12 munições de calibre .22. O autor apresentou várias versões tentando explicar a origem das munições, entrando em contradição diversas vezes e negou possuir arma de fogo. Não convenceu e acabou preso. 

 

Sandero furtado  em Franca é localizado em Jaguara

Na quarta-feira (28), às 15h45, a PM compareceu a uma fazenda na região de Jaguara, atendendo denúncia de que havia um veículo suspeito no pasto. No local, a polícia encontrou um Renault/Sandero, placa FUJ-7160, cor prata, de Franca/SP.  Em consulta ao sistema da PMMG, constatou-se que veículo havia sido furtado. O veículo foi apreendido e removido ao pátio.