PC apreende 38 toneladas de fertilizantes de origem duvidosa
Na segunda fase da Operação Tellus, realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em fazendas de Uberaba e municípios vizinhos e no estado de São Paulo. O trabalho dos policiais civis, desencadeado na segunda-feira 24, resultou na apreensão de mais de 38 toneladas de fertilizantes de procedência duvidosa, além do recolhimento de notas fiscais e etiquetas informativas nos sacos utilizados para o armazenamento dos produtos (bags), que passarão por análise. Até o momento, a PCMG já apreendeu quase 100 toneladas desse tipo de adubo subtraídas em roubos na região.
Participaram desta etapa 47 policiais civis, em 16 viaturas da Delegacia Regional de Uberaba, pertencente ao 5º Departamento de Polícia Civil. As fazendas vistoriadas estão localizadas nos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Sacramento, Uberaba (MG) e Miguelópolis (SP).
De acordo com o delegado de polícia, Luís Tartamano, as mais de 38 toneladas de fertilizante foram apreendidas em propriedades no município de Sacramento e nas proximidades da Usina Vale do Tijuco, em Uberaba. “Os fertilizantes estavam sem identificação e com nota de uma empresa cujo proprietário é investigado na Operação Tellus, por envolvimento em roubos e receptação das cargas”, informa.
Nas demais fazendas vistoriadas, conforme explica o delegado de polícia Luiz Antônio Blanco, que também está à frente dos trabalhos, a princípio, nada de ilícito foi encontrado. “Mas a Polícia Civil apreendeu diversas notas fiscais e etiquetas informativas nos bags que serão analisadas, posteriormente, junto à Receita Estadual de Minas Gerais”, explica.
Primeira fase da operação resultou em nove presos
Denominada Tellus, deusa que representa o solo fértil na mitologia romana, a operação da Polícia Civil teve início no último dia 19, quando foram presos nove envolvidos em roubos de cargas e apreendidos veículos, celulares, placas para clonagem de carros, uma arma de fogo utilizada nos crimes, entre outros objetos de natureza duvidosa. Dois suspeitos estão foragidos e são procurados pela PC.
De acordo com a PC, a investigação iniciou-se há aproximadamente dois meses, no sentido de apurar as ocorrências de diversos roubos de carga de fertilizantes de empresas da cidade de Uberaba.
Conforme foi apurado, os autores utilizavam de extrema violência nas abordagens aos caminhoneiros, que eram sequestrados e mantidos reféns até o término do roubo da carga. Houve vítimas que foram mantidas em porta-malas de veículos por até seis horas. A investigação identificou os autores da organização criminosa e também o receptador das cargas roubadas.
No dia 30 de setembro, caminhoneiros que realizam o transporte de fertilizantes fecharam a AMG-2595 (antiga avenida Filomena Cartafina) em protesto relacionado aos roubos na região. Os prejuízos estimados pelos organizadores passam de R$1 milhão. (Fonte: www.policiacivil.mg.gov.br/noticia/exibir?id=579526/Redação ET)
Vítima recupera mochila e arma
Por pouco, JVR não ficou sem sua mochila com objetos pessoais e um revólver calibre .22.
Conta que, no sábado 22, às 9h, deixou uma mochila pequena de cores preta e verde contendo vários objetos pessoas e uma arma de fogo da marca Rossi, calibre .22, com sete munições em cima de um vaso de uma planta, que fica em frente a uma sorveteria na avenida Benedito Valadares e foi até o canteiro central para pegar papelões e,ao retornar, viu que algum desconhecido aproveitou a oportunidade e furtou a mochila.
À PM, a vitima disse que tinha lembrança de uma senhora se aproximar da mochila e que ainda falou, “que mochila bonita!”. E ele disse: "tem dono", mas virou de costas e foi ao canteiro.
Diante das informações, a PM foi até o local e através de imagens das câmeras, viu que uma senhora usando um vestido roxo, pegou a mochila e foi embora. A PM saiu em rastreamento no intuito de localizar a mulher e os objetos furtados e, tiveram êxito. Descobriram o endereço e ela confirmou que esteve no local do fato, que vestia um vestido roxo e que pegou a mochila, imaginando que alguém havia jogado fora, nem verificando o havia dentro.
Na frente de testemunhas, a PM verificou que a mochila continha todos os materiais citados pela vitima e também a arma de fogo, com seis munições no tambor. Os materiais foram apreendidos, a mulher foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil. A vitima JVR apresentou o certificado de registro da arma, com data de validade vencida desde 27/08/2013, e acabou preso.
Moto furtada em frente a casa de show
IHS teve a sua moto furtada na noite do dia 21, na avenida Domingos Magnabosco. De acordo com a vítima, por volta das 22h horas, ele estacionou sua motocicleta Honda/CG Titan, placa DHN-3349, cor azul, em frente a casa de show Arena Prime e, ao retornar por volta das 1h da manhã do sábado, constatou que o veículo havia sido furtado.
Foragido da Justiça e autor de roubos está preso
No sábado 22, às 21h, quando a PM realizava patrulhamento preventivo pela rua Francisco Palmério, esquina com a Rua José Reis, viu o autor AGC assentado em um banco. Foi realizada a abordagem e, durante pesquisa no sistema da PMMG, constatou-se um mandado de prisão preventiva contra ele. O autor que foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, confessou que realmente participou dos últimos roubos que resultaram no mandado de prisão, e que num deles, teria agredido a vítima com um soco.
Roubo a transeuntes
Duas pessoas, LAIR e CACS, foram vítimas de roubo na rua Joaquim Murtinh, na noite da segunda-feira 24, às 23h15. De acordo com as vítimas, elas seguiam pela rua, quando próximo ao Centro de Apoio ao Turista (ASAA), foram abordadas por dois indivíduos, altos e magros, usando capuz, ambos armados com facas. Os autores encostaram as armas no corpo das vítimas e anunciaram o roubo dizendo: "Passa o celular, senão te furo". Depois de pegarem os celulares, os autores evadiram correndo a pé sentido bairro de Lourdes. Ninguém foi preso. (184ª Cia PM/Cb. Alexandre R. Borges/Redação ET)