PC de Conquista prende réu condenado a 26 anos pelo assassinato da mulher e filho em Sacramento
A Polícia Civil da vizinha Conquista prendeu Ary Pereira 65, condenado a 26 anos de prisão por matar a esposa e o filho, há dez anos em Sacramento. Ary estava foragido há quase nove anos e foi preso pela equipe de policiais da unidade de Conquista (investigador Douglas Santana e escrivão Roberto Jardim), comandada pelo Delegado Tiago Cruz Ferreira. Ary foi encontrado na zona rural de Pedregulho/SP, e trazido para o Presídio de Sacramento, onde finalmente irá iniciar o cumprimento de sua pena.
O crime ocorreu no Rancho São João, situado na MG-428, zona rural de Sacramento há 20 anos, em setembro de 1995. Ary, que não aceitou o término da relação conjugal, utilizando de arma de fogo, matou sua mulher, Marlene Batista Borges, o seu filho, na época com 12 anos, e ainda disparou contra EVB, irmão de Marlene.
Ary Pereira foi a julgamento em 09/08/2007, em júri presidido pela juíza Cíntia Fonseca Nunes Junqueira de Moraes, que o condenou a 34 anos e 4 meses de reclusão. Na época, o TJMG acolheu apelação da defesa e reduziu a pena para 26 anos de reclusão. No dia 10 de agosto de 2010 foi expedido mandado de prisão contra ele.
O Delegado de Conquista agradece ao delegado regional, Cezar Felipe Colombari da Silva, que forneceu informações sobre o foragido e à Delegacia de Sacramento por sempre ter perseguido o autor, além do apoio do Ministério Publico.
Retrospectiva do fato
A esposa Marlene Batista Borges e o filho Luciano Borges, então com 12 anos, foram mortos a tiros disparados por Ary Pereira. Conforme os autos, no dia 11 de setembro de 1995, Ary Pereira, natural de Rifaina (SP), por volta das 8h foi ao Rancho São João, na MG-428, município de Sacramento, para conversar com Marlene com que vivera amasiado cerca de um ano. No local, assim que Marlene aproximou-se do veículo, Ary, à queima-roupa, disparou dois tiros de revólver contra ela. O filho de Marlene, Luciano, ouvindo os ruídos dos disparos correu ao encontro da mãe, momento em que foi também alvejado com dois tiros. E, por pouco não houve uma terceira vítima, EVB, irmão de Marlene, que ouvindo os gritos, saiu em socorro da irmã e do sobrinho, momento em que Ary atirou contra ele, mas não atingiu seu intento, pois errou o alvo.
Mais uma motocicleta furtada de dentro da garagem
RM teve a sua motocicleta Honda/CG 150 de cor preta, placa PUV-2327, furtada da garagem de sua casa, no dia 14. A PM foi acionada por LTMA que relatou o fato à PM. Seu irmão, RM, havia deixado sua motocicleta na garagem de sua residência com o capacete e a chave no contato. Na manhã do domingo 14, ela notou que pessoas não identificadas quebraram o trinco do portão, invadiram e levaram a moto, que até o fechamento desta edição não havia sido encontrada.
Dois estabelecimentos comerciais assaltados
No dia 18, às 16h30, a Mercearia Mundial, de CR, foi alvo de uma dupla que fugiu levando o dinheiro da caixa. De acordo com o proprietário, ele atendia quatro clientes, quando dois indivíduos, ambos encapuzados, morenos, altos e trajando roupas escuras, entraram e anunciaram o assalto, um deles portando uma arma de fogo com o cano longo. Um dos autores mandou as vítimas deitarem no chão, enquanto o outro foi até a caixa e pegou mais ou menos R$ 700,00 e saíram correndo sentido bairro Maria Rosa.
Já no sábado 20, o assalto foi num bar. Segundo o proprietário, ME, um indivíduo de estatura mediana, cor clara, com camisa enrolada na cabeça, trajando calça jeans e camiseta com listras brancas, vermelhas e preta, entrou no bar, lhe mostrou uma faca tipo peixeira e anunciou o roubo com a expressão: “Me dá o caixa”. ME disse que ficou assustado e entregou-lhe cerca de R$ 150,00 e o autor saiu em desabalada carreira.
Fiat Pálio encontrado no meio de canavial
Um Fiat Palio, prata, placa HDI-8673 foi encontrado em meio a um canavial próximo ao Posto Nova Era. A PM chegou atendendo chamado de CHM, que encontrou o veículo e acompanhou a PM até o local. Através de consulta foi contatado que o veículo foi furtado em Uberaba. (Fonte: 184ª Cia/2º Sgt PM Edna Almeida/ Redação ET)
PM apreende cerca de 300 gramas de maconha
No domingo 21, durante patrulhamento avenida Vigário Paixão, a PM, visualizou uma motocicleta com dois indivíduos, o garupa, ao avistar a viatura, jogou algo no chão. Diante da suspeita, os dois foram abordados na praça Getúlio Vargas e a polícia constatou serem dois menores, com 16 anos, um deles já conhecido no meio policial. Com os jovens foi encontrada uma porção de maconha em cima do banco da motocicleta e dinheiro. No local onde dispensaram o pacote ao verem a viatura, foi encontrada outra porção de maconha, pesando 11 gramas. Os dois menores foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. A motocicleta foi apreendida e removida ao pátio e lavrado os AITs correspondentes.
Já na terça-feira 23 a PM voltou a apreender mais 275 gramas de maconha. O fato aconteceu às 17h40, na MG 428 km 87, onde a PM deparou com um veículo FIAT/STRADA, estacionado no acostamento da rodovia. Próximo ao veículo, estava o autor ETC, que disse ser o condutor, e, durante a abordagem, foi encontrado dentro de sua calça um saco plástico contendo 101 buchas maconha, pesando 275 gramas. À PM, ETC disse tê-la comprado em Sacramento, no bairro Cajuru e entrou em contradição por várias vezes quanto ao motivo da compra da droga. ETC foi preso e o veículo foi apreendido por ter sido usado para o transporte de produto ilícito.
Vítima abordada quando saia de casa e por pouco não fica sem o carro
PCSF foi vítima de tentativa de roubo na manhã do dia 13, por volta das 7h, quando saia para o trabalho. De acordo com a vítima, ela abria a porta do veículo VW Parati, quando, de uma construção em frente a sua casa, saíram dois indivíduos, ambos sem camisas, encapuzados, um deles tem uma cicatriz do lado esquerdo do rosto, e o outro portando uma faca. Chegaram dizendo: “Perdeu, perdeu, sai do carro”. Segundo a vítima, que já teria ligado o veículo, saiu em alta velocidade e os autores evadiram-se do local, correndo sentido ao bairro Cajuru