Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em ação

Edição nº 1523 - 24 de Junho de 2016

Regional de Araxá adere à Greve da PC

A Polícia Civil de Minas Gerais entrou em greve à 0h0 dessa segunda-feira 20, por tempo indeterminado. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, em assembleia realizada na última sexta-feira 17.
De acordo com o Sindicato, a paralisação se deve ao desrespeito e à desconsideração do Governo Estadual em relação à Polícia Civil e à falta de tratamento isonômico entre as forças de segurança do Estado. Dentre as reivindicações, o sindicato pede a equiparação salarial dos investigadores com a remuneração dos peritos e dos vencimentos dos delegados com os dos defensores públicos e a nomeação dos excedentes da Polícia Civil.
A Delegacia Regional de Araxá aderiu à greve, conforme nota expedida pelo delegado Cezar Felipe Colombari da Silva. “Os delegados de Polícia permanecerão em suas unidades de lotação nos horários normais de trabalho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis, com manutenção de serviços essenciais, especialmente o recebimento de todos os casos de prisões em flagrante delito (APFD, AAFAL, BOCs e TCOs).  Os plantões  serão regidos pelo movimento da estrita legalidade, ou seja, com o acompanhamento por parte do delegado de Polícia de todas as oitivas e realização de diligências que a autoridade entender necessárias para o deslinde do caso. As ocorrências serão analisadas uma de cada vez, sendo que o próximo caso somente será resolvido após a conclusão do anterior”.
De acordo ainda com o delegado Cezar, “o expediente funcionará no percentual de 30% da carga horária do Delegado de Polícia, ou seja 2h40, no período compreendido entre as 14h e 16h40”. O mesmo horário vale também para a Delegacia de Trânsito. 

 

Três  motos furtadas, duas recuperadas

1. No dia 16, às 22h, LAP teve sua motocicleta Honda/CG 125, placa GZL-7895, furtada, na rua Professor Rabelo, onde a deixou estacionada em frente a sua  residência.  No momento do furto,  diz LAP que foi até a esquina e viu a lanterna de um veículo seguindo em direção ao matagal do bairro Felipe Venites. A PM seguiu para o local indicado e, pouco tempo depois com auxilio da vítima e familiares, conseguiu localizar o veículo abandonado tombado no meio do mato.
2. Outra motocicleta Honda/CG 125 Titan, placa GSN-9753, foi furtada no dia 18, às 20h na rua Itagiba José Cordeiro. A  vítima MVMB, relata que deixou sua motocicleta estacionada na via pública e ausentou-se por aproximadamente 40 minutos; ao retornar, cadê a moto? Segundo informações de transeuntes, próximo ao local, um menor infrator, a PM então deslocou até a residência do suspeito, onde em contato com sua mãe, foi informada  que seu filho havia saído de casa mais cedo e não havia retornado. A PM saiu em rastreamento por diversos locais, onde os autores costumam deixar os veículos subtraídos, contudo, sem êxito. Mas no dia seguinte, 19, a moto foi  localizada numa estrada vicinal que liga a cidade ao antigo matadouro.
3. PRP teve a sua moto Suzuki EN125 placa HMX-2743 furtada provavelmente na noite/madrugada  da quarta-feira 22. A vítima que guardou a moto por volta das 20h, só se deu conta do furto pela manhã. Até essa sexta-feira, o veículo não havia sido localizado.

 

Furto na Escola Sílvia Viera e no CAPS

Na manhã do dia 23, a diretora da EM Sílvia Vieira e a auxiliar administrativa do CAPS, (Centro de Atenção Psicossocial), acionaram a PM para informar furtos nas duas instituições. A diretora da escola relatou que,ao acordar pela manhã, viu uma mensagem de acionamento do alarme da escola, às 4h8 da manhã, porém ela  não acordou. Ao chegar á escola constatou  que  larápios haviam furtado 2 Botijões de gás de 13kg, 1 fardo de arroz com 05 pacotes de 5kg, 2 pacotes de carnes seleto e 1 pacote de frango.  Ato contínuo, o autor(es) teria/m tido acesso ao CAPS, pelo parque da escola, através de um muro baixo. Utilizando-se de um pedaço de madeira, o autor arrombou a janela de um dos quartos, tentou arrombar a porta do interior do local para ter acesso em outras dependências, porém,  não conseguindo, levou vários cobertores de cama, que estavam naquele local, e fugiram pela mesma janela que entrou. (184ª CiaPM/Cb/PM Alexandre Rodrigo Borges/ Redação ET)