Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia Civil localiza desmanche com três caminhões roubados

Edição nº 1401 - 14 Fevereiro 2014

Operação das policias civil de Sacramento, Conquista e Araxá, na sexta-feira, 7,  culminou com a localização, em uma fazenda na região do Soberbo, no município de Sacramento, de um desmanche de veículos furtados, onde foram encontrados três caminhões furtados nos últimos dias, na BR-262 e na MG-190. 

Os trabalhos de investigação, com o apoio de delegados e investigadores das delegacias das três cidades,  começaram com um furto de um veículo Scania/Guincho, na cidade de Nova Ponte, no início do mês de Janeiro. Ao chegar ao esconderijo dos autores ainda não identificados, para a surpresa dos policiais, o Scania/Guincho furtado estava no meio de uma mata, juntamente com um Ford-F4000, placa BQX-2835, da cidade de Uberaba e um caminhão Ford Cargo, branco, placa CDM-3725, da cidade de Macapá/AP, também tomado de assalto na região de Franca/SP; uma carcaça de carroceria de uma Frontier  preta e, dentro de um cômodo do lado externo do rancho, uma carga de móveis.  Só os veículos estão avaliados  em cerca de R$ 400 mil. 

O Ford 4000 é realmente de Uberaba, mas está com placa falsa; já o Ford Cargo de Macapá/AP, é na verdade da cidade de São João da Boa Vista (SP). De acordo com o delegado de Sacramento, Rafael Jorge, o abrigo do desmanche é de muito difícil acesso e localização.  “Os caminhões e o guincho estavam escondidos em uma mata totalmente vedada à visão até de helicóptero”, afirma.

Recorda o delegado que há cinco anos o mesmo local foi utilizado para desmanche. “Naquele local já houve um desmanche, que agora, descobrimos, havia sido reativado há algum tempo, porque encontramos  a carroceria de uma frontier, chassi de outro veículo e muitas peças de veículos espalhadas pelo mato”, informa, ressaltando que não havia ninguém no local, no momento em que a polícia chegou.

 De acordo com o delegado Rafael, agora a polícia civil vai trabalhar para a identificação dos autores, começando pelo proprietário da área, onde estava localizado o desmanche. Sobre os proprietários dos três veículos recuperados, eles já haviam sido localizados. Excetuando as placas adulteradas dos dois caminhões, apenas o Ford Cargo foi danificado  para a retirada do rastreador.  A carga, que se encontrava num barracão ao lado, está sob responsabilidade da Prefeitura por falta de espaço na Delegacia. 

Alonso Ribeiro, do SOS Ribeiro, responsável pela guarda dos veículos relata que, quem colocou os veículos no local, no meio da mata,  é um expert no volante. “Para colocar os veículos ali de ré tem que ser um senhor motorista”. 

O Delegado Regional, Heli Andrade  esteve ao local e acompanhou os trabalhos dos delegados e investigadores, que duraram cerca de 14 horas. Além do Delegado Rafael Jorge, trabalharam na operação o Delegado, Tiago Cruz Ferreira, de Conquista, e os investigadores: Eduardo Vaz Marques, Diego André Souza Lemos, Raphael Florentino  Fonseca e uma equipe  composta por  Roberto, Fabio, Heitor, Paulo, Higino e Tim. 

Na Delegacia de Sacramento, o suporte ficou por conta do escrivão Agnaldo Fidelis Gonçalves e Rogério Ribeiro de Freitas  encarregado da vistoria.