Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Assaltantes abandonam caminhão quebrado durante furto de gado

Edição nº 1424 - 25 Julho 2014

Autores fugiram  levando pneus e ferramentas da fazenda

O proprietário da fazenda Capão Alto, BER, 37, ficou livre de ter um caminhão de gado furtado, dia 11 de junho, porque o veículo, um caminhão  Mercedes Benz/LB 2219, placa GOI 2377, quebrou na saída do embarcadouro da fazenda, localizada próximo ao trevo da BR 262. 

Os ladrões arrombaram ainda um pequeno depósito da fazenda e furtaram dois pneus novos 255/75XIR, Good Year, pertencentes a BER; duas motosserras, uma Toyama e outra Sthil, uma serra mármore Maquita, duas furadeiras, uma Boshi outra Maquita e uma lixadeira Boshi pertencentes a IRS; um gerador de energia de propriedade de LAF e fugiram   no veículo que deu suporte à ação ou em outro caminhão, também preparado para o furto.

 De acordo com o BO, a ação dos larápios foi descoberta pelo vizinho RAO, 39, por volta das 10h da manhã do dia 12, que relatou à PM o ocorrido. Informou que seguia para a fazenda Capão Alto, de BER, quando deparou com o cadeado da corrente do colchete da entrada estourado e, observando do alto, percebeu próximo à sede, um caminhão gaiola boiadeiro, estacionado no tronco/embarcadouro, com algumas cabeças de gado no curral, sem ninguém por perto. 

Passou a informação por celular e, reunindo alguns vizinhos,  se aproximaram do local, onde viram que o caminhão estava com o eixo cardã quebrado e  que o cadeado do embarcadouro fora estourado, bem como o que fechava um depósito ao lado. Perceberam que dois sacos de ração foram retirados do depósito e espalhados no curral para atrair o gado, que foi fechado e embarcado no caminhão. Na análise de RAO,  possivelmente, o caminhão tenha ficado muito pesado e, devido a um morrinho no embarcadouro, que ainda não estava pronto,  o motorista forçou demais o veículo, quebrando o eixo, o que,  provavelmente, os tenha impedido de carregar outro caminhão. 

Segundo o BO, na hora, BER pensou ter tido furtado todo o gado, mas depois de um campeio, encontrou os animais num matagal. Nenhum boi foi levado. E ao fazerem levantamento na propriedade, deram falta dos pneus e ferramentas.

O perito da Polícia Civil Leandro Pereira Lopes Jordão esteve no local para os trabalhos de praxe. Através de  pesquisa no sistema  informatizado da Polícia, constatou-se que o caminhão Mercedes Benz havia sido roubado no município de  Veríssimo. Além do veículo, foram apreendidos o CRLV 2013 do veículo, em nome de RAS, sete discos de tacógrafo, e uma nota fiscal. Ninguém foi preso.