No dia 22, por volta de 15:00 horas, a Polícia Militar Meio Ambiente após denúncia compareceu à rua dos Inconfidentes, no bairro Alto Boa Vista, onde apreendeu 40 pássaros da fauna silvestre brasileira em cativeiro. Ao chegar ao local, sargento Rodrigues, os cabos Idalino e Pagnan e o Delegado de Policia, Rafael Jorge, constataram que J.A.S. mantinha as aves ilegalmente, em cativeiro, isto é, sem autorização do órgão ambiental competente. Foram apreendidos 32 canários da terra, seis papa-capim-de-coleira, um curió e um tico-tico, todos pertencentes a fauna silvestre brasileira. Foram apreendidos também sete gaiolas de arame, um viveiro de ferro e arame, um alçapão, uma arapuca de ferro e arame e uma caixa de madeira de duas repartições para transporte ilegal de pássaros.
O Autor J.A.S., foi preso em flagrante delito e encaminhado ileso à Delegacia de Policia, juntamente com os pássaros e materiais apreendidas no local, para demais providências.
De acordo com a PMMA, tal pratica é crime, previsto na Lei 9.605/98 no seu art. 29, § 1º item III. De acordo com § 3º do mesmo artigo, são espécimes da fauna silvestre, todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou em águas jurisdicionais brasileiras”. Após atestado de constatação preliminar da médica veterinária, Karina Danielle Gobbo Silva, atestando as aves aptas a serem reintegradas em seu habitat natural, todas foram soltas na nossa região.