Um filhote de onça Jaguatirica foi capturado no Parque Sabiá, dia 19 último. A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada por uma moradora, informando que um 'gatinho diferente' apareceu no bairro e que algumas crianças do bairro estariam brincando e correndo atrás do animal, que foi identificado pela polícia ambiental como um filhote de jaguatirica. De acordo com o BO, moradores do bairro acreditam que a onça tenha sido encontrada por um trabalhador na zona rural, que a trouxe para a casa e a estaria criando como um animal doméstico.
O felino foi capturado e encaminhado ao Hospital Veterinário de Uberaba – FAZU, que confirmou tratar-se de uma fêmea saudável. O animal receberá tratamento veterinário e será reintroduzido ao seu habitat natural.
De acordo com a PMMA, ter animal silvestre em casa não é legal. Dentre os riscos destacam-se os ataques e a transmissão de doenças desconhecidas. Sem contar os problemas que causam ao animal que perde a sua identidade e sua principal função de se reproduzir. Pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, artigo 29, é crime contra a fauna a captura e manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização do órgão ambiental competente. No caso específico de fauna silvestre o órgão responsável é o IBAMA.