Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Caminhão furtado é encontrado

Edição nº 1372 - 26 Julho 2013

Um caminhão Volkswagen 81/50, ano 2003, modelo 2004, foi apreendido na cidade há cerca de dois meses e aguardava para ser periciado, o que foi feito na semana passada, quando se constatou que o caminhão, que tem como proprietária de origem, a empresa Terra Preta Reforma de Pneus, de Mairiporã (SP), foi roubado em Ribeirão Preto, em 25/11/2011. De acordo com o delegado, o caminhão foi montado com nova placa e motor, vidros e chassis raspados, e novos documentos.

A identificação do veículo só foi possível graças a exame exame metalográfico, feito pelo escrivão de polícia ad-hoc, Rogério Ribeiro de Freitas, da Delegacia local.  A técnica, segundo Rogério, consiste em limpar a numeração adulterada com um ácido especial, que reage no metal mostrando a numeração original. O motorista HV, que dirigia o veículo na cidade, declarou no seu depoimento, que comprou o veículo na cidade de Passos (MG), mas segundo o delegado, ele responderá por receptação.

“- Ele terá que explicar como o caminhão veio parar nas suas mãos e por que usava documentos falsos. O caminhão, no valor de R$ 60 mil, segundo tabela da Fipe, foi devolvido à seguradora, que veio buscá-lo na quinta-feira, 25”.

O delegado Rafael Jorge faz um alerta às pessoas que compram veículos fora de concessionárias. “Antes de fechar o negócio e sair rodando, mandem verificar a documentação, a numeração do motor, chassis, plaqueta de identificação e dos vidros. Devem fugir de veículos muito baratos e tomar muito cuidado com leilões . Hoje é muito comum o pessoal comprar sucatas de veículos acidentados com perda total. A sucata tem documentação, numeração  tudo legalizado. Aí  eles encomendam o roubo de veículos da mesma cor e ano e então  transplantam as peças que compram no leilão de sucatas e saem rodando com os veículos adulterados e vendem como se fosse legalizado”, alertou.

Lembra Rogério fato ocorrido na cidade, em 2011, com um proprietário de caminhonete que teve o veículo roubado e adulterado.