Um latrocínio - roubo seguido de morte - abalou a cidade de Rifaina, na manhã dessa terça-feira, 27. O diretor de escola aposentado, Walmilon Jacintho Xavier, 68, foi morto com a pancada de um objeto contundente na cabeça, dentro da sala de sua residência, e teve seus dois carros - um Agile prata e um Montana vermelho - roubados.
Segundo informações preliminares da Polícia Científica, pelo estado do corpo, o crime aconteceu por volta das 3h00 horas da madrugada, mas só foi descoberto às 9 horas, quando o Agile foi localizado em Sacramento (MG). Xavier, que foi encontrado caído ao lado da porta da sala, perdeu muito sangue. De acordo com S.J., 42, sobrinho da vítima, a polícia de Sacramento entrou em contato com a Polícia Rodoviária de Franca e, através da placa descobriu que o Agile abandonado era do diretor.
“- Não conseguimos falar com ele pelo celular e o carro estava naquelas imediações. Então, resolvemos ir até a casa dele - contou o sobrinho - o portão e a porta da sala estavam apenas encostados e ele estava caído de barriga para cima, ao lado da porta da sala. Havia muito sangue na cabeça, que apresentava um grave ferimento”. De acordo com os peritos, a pancada foi dada com um objeto contundente - como uma barra de ferro. No chão havia pegadas.
Uma vizinha disse que ouviu um barulho de portão abrindo por volta das 3h30. “Por volta das 17h30 do dia anterior à sua morte, o diretor estava conversando com alguém por telefone, na rua, falando que não era para vir ninguém à casa dele, citou alguns nomes, porque sairia até morte”, contou a vizinha.
De acordo com o BO, lavrado pela PM de Sacramento, na terça-feira, 27, a PM foi acionada a comparecer ao bairro Perpétuo Socorro, onde recebeu informações de que um indivíduo, ao avistar a viatura policial, se escondeu. No local, a PM encontrou H.E.T., 19, que tentava esconder uma chave de veículo Chevrolet Agile e a documentação do veículo, bem como os documentos pessoais do proprietário. Interrogado no local, H.E, disse que havia comprado o veículo por R$ 10,00 (dez reais) de um indivíduo desconhecido, indicando onde estava o veículo.
Deslocando-se para o local, a PM encontrou o Agile, placas, EPG 6840, Ribeirão Preto, às margens da rodovia MGT 464, km 282, Conquista/Sacramento. Em contato com a Polícia paulista foi constatado que o veículo era produto de roubo em Rifaina. Logo após, a PM local foi informada de que o proprietário do veículo fora encontrado morto.
H.E., preso em flagrante delito e conduzido à Depol/Sacramento, disse à PM que havia dois veículos e que o GM Montana estava na cidade com dois indivíduos armados. Realizado rastreamento, o outro veículo não foi localizado.
De acordo com a polícia de Rifaina, o Montana vermelho foi localizado em Buritizal. Dois adolescentes estavam no veículo e se envolveram num acidente de trânsito. Os dois foram conduzidos à delegacia de Rifaina. Policiais civis vieram a Sacramento, buscar H.E.T., 19, residente no Alto Santa Cruz. À imprensa francana, H.E teria dito que comprou o Agile por R$ 200,00 de dois rapazes. “Eu nunca estive em Rifaina”, disse. O delegado Fábio Branquinho, titular na cidade, conduz as investigações.