A Polícia Militar Meio Ambiente apreendeu oito aves da fauna silvestre brasileira e prendeu Revair Silvano de Souza, no dia 13, por volta das 15h, em Conquista, por manter as aves em cativeiro. Compareceram ao local os cabos Rodrigues e Pagnan que encontraram em cativeiro, 6 canários da terra e 2 periquitos do reino.
O autor foi preso em flagrante delito e encaminhado à Delegacia de Polícia da comarca de Conquista, juntamente com os pássaros e gaiolas apreendidas.
Conforme a Polícia Ambiental, manter animais da fauna silvestre é crime, previsto na Lei 9.605/98 no seu art. 29, § 1º item III:
- São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou em águas jurisdicionais brasileiras”.
- São considerados animais silvestres: os animais não domesticados, participantes do conjunto de vertebrados, mais especificadamente mamíferos, aves, répteis, peixes e animais marinhos, invertebrados (artrópodes), borboletas.
Os animais silvestres estão sob proteção constitucional genérica, sendo proibida também a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha desses animais.
(Fonte: Denílcio Caldeira da Silva, Com. 3º SGT PM e redação)