Polícia Ambiental recolhe Tamanduá na cidade
A Polícia Militar Meio Ambiente foi acionada no dia 28 para a captura de um tamanduá-bandeira nas dependências da sede do Rotary Club, no bairro Bela Vista. Compareceram ao local, o sargento Alexandre e cabo Pagnan, que verificaram que o animal estava bastante saudável e não apresentava ferimento. Diante disso, cuidadosamente fizeram com que o animal fosse devolvido ao seu habitat natural, respeitando seu espaço territorial.
Na oportunidade, foram lavrados os boletins de ocorrência. A Polícia Ambiental alerta que os animais silvestres são propriedade do Estado, portanto, matar, perseguir, caçar ou cometer outros crimes, ficam os responsáveis sujeitos à pena de detenção de seis meses a um ano e multa. E ressalta que é comum ocorrências de animais silvestres nas cidades e povoados, devido a depredação do habitat natural por meio de incêndios florestais, desmatamentos e outros fatores preponderantes, razão pelas quais os bichos saem à procura de alimento e água.
Acidente de trânsito
Um veículo GM/Monza colidiu com a traseira de um reboque de trator no Km 191, da MG-190, no domingo, 26, por volta das 20h.
De acordo com o condutor do Monza, D.Z.R., ele transitava pela rodovia, quando deparou com um trator sem nenhuma iluminação à sua frente, e como estava muito próximo, não conseguiu evitar a colisão com o reboque acoplado ao trator Massey Ferguson, modelo 275, conduzido por A.A.S., no mesmo sentido.
A.A.S. confirmou que nem o trator, nem o reboque tinham iluminação e que o Monza também não tinha iluminação. Porém a PM observou que o condutor do trator apresentava sintomas de ter ingerido bebida alcoólica, o que foi confirmado por ele. A.A.S. foi convidado a realizar o teste do etilômetro, que apresentou o teor alcoólico de 0.87 mg/L de ar expelido. Diante do fato, o condutor do trator, A.A.S., recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à Delegacia de Polícia para os trâmites legais.
O condutor do Monza, que sentia dores no peito e sofreu um ferimento no cotovelo do braço esquerdo foi encaminhado ao pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia, onde foi medicado e permaneceu em observação.
O trator e o reboque foram apreendidos e removidos pelo fato de o condutor estar embriagado e estar transitando na rodovia à noite e sem iluminação. Também o Monza foi apreendido e removido para o pátio, por falta de licenciamento.
Crimes violentos aumentaram cerca de 11% em 2011 em Minas
Os crimes violentos em Minas Gerais aumentaram 10,80% em 2011 em relação a 2010. O balanço da criminalidade no Estado foi divulgado na quarta-feira, 29, pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada. Homicídio, estupro, latrocínio, tentativa de homicídio e assalto a mão armada estão entre os crimes considerados violentos.
A comparação é feita por uma taxa de crimes violentos para cada 100 mil habitantes. Em 2011, foram 277,78 crimes para cada 100 mil contra 250,52, em 2010. O número de homicídios, que foi comparado separadamente, aumentou 16% em relação a 2010, no estado.
De acordo com o secretário, este aumento está relacionado com o aumento do tráfico de drogas em Minas Gerais. “Vamos focar este ano na prevenção do tráfico. Combater a entrada de drogas e arma no estado”, explicou. Lafayette Andrada disse ainda que 392 cidades do estado não registraram nenhum homicídio e 173 não tiveram crimes violentos em 2011.
Nos números divulgados sobre crimes contra o patrimônio ou roubos, também houve aumento em comparação com 2010.