Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Capitão Júlio é promovido a major e deixa a cidade

Edição n° 1291 - 06 Janeiro 2012

O comandante da 184ª Cia PM de Sacramento, capitão Júlio César de Oliveira Paiva foi promovido pelo critério de merecimento ao posto de Major da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), por ato do governador do estado, passando a pertencer ao quadro de oficiais superiores da PMMG. A promoção foi oficializada no dia 25 de dezembro: um presente de Natal. 

Como não há previsão de Major no efetivo da 184ª Cia PM, Major Júlio será transferido para uma das diversas unidades da PMMG no Estado de Minas Gerais.  O destino do Major Júlio ainda não foi definido pelo alto comando da corporação, em Belo Horizonte, mas já se sabe que assumirá o comando da Cia na cidade,  o 2º Tenente PM Idonis Galles que, segundo major Júlio, dentre outras qualidades, trata-se de um oficial de bom caráter, sério, trabalhador, honesto, disciplinado e disciplinador, inteligente, de bom relacionamento interpessoal.

 

Capitão Júlio faz avaliação positiva de seu comando

 

Avaliando o período em que esteve à frente da companhia, Major Júliofez um balanço positivo do período em que comandou a 184ª Cia PM, demonstrado através do desempenho operacional da Companhia, conforme relatório do mês de novembro, que todas as metas pactuadas pela PMMG com o Governo do Estado foram cumpridas.  

“- Note-se que as metas foram cumpridas com índices estatísticos muito acima dos pactuados, ou seja, a meta de redução dos crimes violentos era de 8,34% e a redução foi de 30,56%; a meta de redução dos crimes violentos contra o patrimônio era de 7,45% e a redução foi de 32%; a meta de redução dos homicídios era de 4% e a redução foi de 33,33%; a meta referente às operações policiais era de aumentar a quantidade em 11,7% e o aumento foi de 57,58%; a meta referente às armas de fogo era de aumentar as apreensões em 2% e o aumento foi de 70%. Estes indicadores demonstram que as cidades de Sacramento e Conquista são ótimos lugares para se viver, diferentemente de outras localidades do país, como se vê nos noticiários dos diversos meios de comunicação, quando o assunto é segurança pública. Nem todas as unidades da PMMG obtiveram o mesmo resultado obtido pela 184ª Cia PM”, explicou.

Major Júlio fez questão de registrar que esses resultados foramfruto de muito trabalho, de “engenho e arte”. “Para se antecipar aos criminosos e proporcionar segurança para o cidadão de bem, além dos trabalhos de rotina, foi implementado de forma inovadora o policiamento na área central, com viaturas sobre as calçadas em pontos estratégicos; todos os dias os policiais militares de serviço abordaram três veículos com placas de outra localidade; todos os dias foram realizadas consultas nos hotéis, para identificar a presença de criminosos de outras localidades, que estivessem fazendo se passar por hóspedes comuns ou turistas; após o registro de algum crime violento ou de comoção social foram realizadas visitas tranqüilizadoras às vítimas e pesquisas pós atendimentos com a finalidade de melhorar a prestação de serviços; foram realizadas operações policiais de grande vulto, com grande aparato policial, inclusive com o emprego de helicóptero, para prevenir e reprimir a onda de roubos que estava ocorrendo na zona rural; nos horários em que as guarnições policiais não estavam atendendo ocorrências policiais, a ordem era para visitarem locais e estabelecimentos comerciais que pudessem ser alvos de ações criminosas (postos de combustíveis, casa lotérica, correios, agências bancárias e demais instituições financeiras, supermercados, padarias, farmácias, etc)”, ressaltou.

Para Major Júlio, “o sucesso do seu comando deve ser atribuído a um grupo de policiais militares dedicados, que não mediram esforços para cumprir suas missões diuturnamente, em prol das sociedades de Sacramento e Conquista”. E asseverou ainda, que as pessoas das duas cidades são privilegiadas por terem lotados nessas localidades profissionais da mais alta estirpe.

O Major destacou-se ainda o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que tem a finalidade de conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos e prejuízos decorrentes do uso de drogas, cujo lema é, 'Nossas crianças longe das drogas', que nos dois últimos anos teve a participação de mais de 700 alunos e 50 pais de alunos das escolas estaduais e municipais de Sacramento e Conquista.

Na nota à imprensa, Major Júlio ressaltou que fez sólidas amizades nas cidades de Sacramento e Conquista. Desejou ao Tenente IdonisGalles boa sorte e sucesso na sua missão à frente da 184ª Cia e agradeceu o apoio dos inúmeros parceiros que colaboraram e facilitaram a realização do seu trabalho. 

Major Júlio mencionou no seu agradecimento o prefeito Wesley de Santi de Melo, “que não mediu esforços para apoiar a PMMG”;o delegado de Polícia Civil, Cezar Felipe Colombari da Silva, que elogiou como “um profissional competente, parceiro da PMMG, dinâmico e muito íntegro; o 2º Sargento PM Luiz Carlos de Freitas, 'Carlinhos de Freitas', “ profissional de extrema confiança, competência, braço direito no seu comando, leal e amigo”.