Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia Ambiental profere palestras para produtores rurais

Edição n° 1219 - 20 Agosto 2010

A Polícia Militar Meio Ambiente (PMMA), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Comunidades Rurais do município, criou e implantou um programa de palestras ambientais capaz de colocar o produtor rural em uma sala de aula, em um galpão ou em um barracão para assistir e manifestar sobre palestras proferidas por policiais da atividade.  “A parceria ora instalada é uma realidade que culminará em ganhos a curto, a médio e longo prazo. Pois, somos testemunhos dos desafios e dificuldades encontrados pela classe ruralista”, avaliou o comandante da Polícia Ambiental, Sub Ten Celso Brait.

Segundo o comandante, “esse trabalho realizado pela Instituição Militar Estadual (IME), só foi possível devido o apoio, acolhida e receptividade da EMATER de Sacramento, na pessoa do Eng. Agrônomo Roberto Carlos Mendes Júnior e do Estecionista Agropecuário Álison Rodrigues de Jesus Souza, que prestam relevantes serviços ao município, em especial às comunidades rurais”.

Ciente de que as palestras trarão resultados altamente positivos, Brait afirma que “essa metodologia de trabalho proporcionará um maior entendimento e compreensão da nossa extensa e complexa legislação por parte do homem do campo, que, além de definir e regulamentar restrições e proibições também concede inúmeros benefícios para os produtores rurais que muitos, infelizmente desconhecem”.

A primeira palestra, dia 21 último, reuniu os moradores das comunidades do Quenta Sol e Santa Bárbara, coordenadas pelo presidente daquela associação comunitária, Cláudio Ribeiro da Silva. Abordando o tema, 'Queimadas e incêndios florestais', proferida pelos cabos PMs, Idalino Magalhães e Rodrigues, sob a coordenação do Sub Ten Brait, o evento contou com a presença, além dos produtores rurais,  do secretário de Agricultura e Pecuária, Luis Constantino Bizinoto, e do técnico agrícola,Marcelo Ricardo de Souza.

No último dia 28, uma guarnição da PM Ambiental composta pelos policiais Cb Rodrigues e Cb Pagnan proferiram palestra para 19 produtores rurais da comunidade rural de Desemboque. O assunto abordado, visando o período de estiagem, foi a respeito das queimadas agrossilvipastoris e incêndios florestais.

Na avaliação do comandante Brait, “os produtores mostraram-se interessados e preocupados com as questões ambientais, sobretudo do nosso município e região, solicitando inclusive a possibilidade em breve de uma nova palestra sobre o licenciamento ambiental das atividades agrossilvipastoris”.