Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PM homenageia militares reformados

Edição nº 1210 - 18 Junho 2010

 

Capitão Júlio abriu a solenidade, saudando os homenageados e demais presentes e, após a exibição de um vídeo enfocando a ´Família' Polícia Militar e uma mostra de fotos dos profissionais em suas atividades, cada um dos reformados recebeu um Diploma da PM e foram saudados com discursos, enaltecendo os relevantes serviços prestados à sociedade durante 30 anos de efetivo serviço como militar.

Subtenente Brait, que no dia 15, completou 28 anos de serviços na PMMG,  se disse sentir homenageado pela oportunidade de participar da solenidade, destacando ser ela uma integração da PM e parabenizou o Pelotão e o Batalhão pela iniciativa da homenagem de reconhecimento. “É uma data muito importante para nós, para os que estão  na reserva e para nós que caminhamos para a reserva também. Parabenizo os organizadores e os senhores que prestaram tanto tempo de trabalho para a Policia Militar e para a sociedade”, destacou.

O prefeito Wesley, em sua saudação, destacou os relevantes serviços prestados à sociedade . “É gratificante participar de uma cerimônia de reconhecimento, que é uma das grandes virtudes do ser humano. Depositamos nossa confiança em cada um de vocês e vocês retribuíram com serviços, dando a segurança devida como resposta a essa confiança, por isso temos que agradecer por tudo o que fizeram por nossa comunidade”, disse, anunciando a abertura da carta convite para a contratação da construtora que vai terminar as obras do pelotão. “Queremos entregar essa obra no aniversário da cidade, 24 de agosto. O tempo é apertado, mas vamos trabalhar para isso, por entendermos que bom um espaço físico ajuda na integração, união e o andamento dos trabalhos”, afirmou. 

Para o comandante do 37º BPM, Tenente Coronel Euripes, a homenagem pode ser simples, mas é de grande alcance. “É uma homenagem por demais merecida. Fazer parte de uma instituição que tem 235 anos é algo que enobrece todos nós. E quando vemos companheiros, que entraram para ao PM em 1962, é algo que nos faz parar e pensar. Devemos muito a vocês que nos ensinaram muito, a honestidade, a dedicação ao serviço, portanto nada mais que justo essa homenagem a vocês. Quero crer que a nossa instituição não vá durar apenas mais 235 anos e sim que será uma instituição eterna  enquanto existir pessoas como vocês”, elogiou. 

 Destacando o trabalho do policial militar, Cel. Euripes enalteceu a vigília constante que deve ter o PM. “Faça frio, calor, chuva ou sol, na promoção a segurança pública, no policiamento ostensivo e até na alegria dos outros, o Policial Militar está lá trabalhando”, afirmou, aproveitando para lembrar fatos ligados ao período que estamos assistindo novamente. “Na comemoração do último título brasileiro, o país estava em festa, todos gostaríamos de estar comemorando, mas estávamos lá cumprindo nosso dever, garantindo a ordem e a segurança. Euforia, divertimento e nós lá trabalhando, mas no fundo, no fundo, nosso coração também explodia de alegria, mas estávamos trabalhando na comemoração do nosso povo, mas é o nosso dever”. 

 

 

Tenente Coronel Euripes espera inaugurar novo  pelotão em agosto

 

 

O comandante, Ten. Coronel Euripes agradeceu ao prefeito Wesley pelo compromisso da conclusão do prédio do pelotão. “Em visita, o senhor disse que no dia  do aniversário de Sacramento em 2010, entregaria  para a PM a sede da guarnição policial militar. Ficamos satisfeitos, porque é como   o compromissos de políticos sérios, pessoas sérias é que vamos fazer desse país, um país cada vez melhor. Muito obrigado, prefeito”. 

Em entrevista ao ET, Cel. Euripes falou sobre o aumento do efetivo na cidade. “Na medida do possível temos mandado policiais para a cidade. Estamos com alguns militares sendo transferidos para a reserva, mas estamos esperando alguns que estão concluindo o curso de sargento no dia 18 e esperamos poder destinar alguns para cá. Além disso, no próximo ano teremos nova formatura e, com certeza, Sacramento será contemplada com novos soldados. Enquanto isso, e  sempre que seja necessário, a sede do batalhão em Araxá está á disposição, atendendo com o reforço necessário”, disse.

Comentando sobre a vinda da Suapi para tomar conta da cadeia local, Cel. Euripes, disse que vai ajudar, porque libera os policiais. “Os próprios agentes vão ser responsáveis pela segurança da cadeia e pelas escoltas, retornando o Policial ao quartel, isto é, para prestar o seu serviço constitucional que é o policiamento  ostensivo”, explica. 

Em nome dos policiais reformados, Sargento Almeida, reconhecendo sua emoção, agradeceu as homenagens.  “Tenho duas famílias, minha esposa e filhos e a Polícia  Militar, porque 24 horas por dia estamos a postos. Costumo separar o dia em três períodos de oito horas. As primeiras oito horas utilizou como período de descanso, o segundo período eu passo trabalhando com a Família Polícia Militar e, o último, eu passo no aconchego de Minha Família, por isso não posso deixar de agradecer a  cada um de vocês, por completar essa tarefa. Agradeço de coração a cada um e considero vocês a minha família”.

 

 

Conheça os homenageados e o tempo de serviço na PMMG

 

 

 

 

Os 12 agraciados receberam do comandante, Cap. Júlio César de Oliveira, um diploma com os dizeres:

‘‘Homenagem de Reconhecimento, em decorrência de sua doação pelos vários anos de serviços prestados à gloriosa instituição, norteando assim sua merecida transferência para o quadro de inativos da PMMG, desejando-lhe felicidades, paz e muita saúde nesta nova jornada’’.  

Ssão eles:

2º Tenente Vicente Rodrigues da Silva Filho (1962 a 1991),  3º Sargento Manoel Evangelista dos Santos (1964 a 1993),  Cabo João Francisco Dias (1968 a 1996), 3º Sargento César Donizetti de Oliveira (1979 a 2009), Evandro Luis de Oliveira (19974 a 2003),   Cabo Jânio dos Reis Costa (1977 a 2003), Cabo Kringer Richard Ramanoff Goes (03.11.1994 a 24.06.2009), 2º Tenente Roberto Alves Ribeiro (24.02.1981 a 12.11. 2009), 3º Sargento Roberto Vieira de Paiva (03.01.1980 a 31.12.2009), 3º Sargento Marcolino dos Reis Rocha (25.08.1981 a 27.04.2010), 1º Sargento Vicente Pinto de Almeida (24.02.1981 a 17.05. 2010) e 1º Sargento Geraldo Eustáquio da Silva (24.02.1981 a 15.06. 2010).