Incêndio destrói parte de madeireira
Um incêndio na Madeireira Itaflora Industria e Comércio LTDA destruiu um galpão onde estavam estocados, entre 300 a 400 m³ de madeira, no domingo, 15. Não houve vítimas, apenas danos materiais.
De acordo com o BO, da PM local, o fogo começou por volta das 10h00 e tomou proporções incontroláveis, consumindo toda madeira estocada no galpão. O fogo alastrou-se até a Madeireira Montana, instalada em frente à Itaflora, mas queimou apenas cascas e serragem.
O fogo só foi controlado com a chegada de um caminhão pipa e a solidariedade de fazendeiros que chegaram com três tratores tipo pá-carregadeira e outros quatro tratores com tanque. O serviço se estendeu por algumas horas para o resfriamento do local e para apagar algum novo foco de incêndio que por ventura aparecesse. Ainda não se sabe a causa do incêndio.
De acordo com o gerente administrativo da Itaflora, Fabiano Mota, as causas são desconhecidas. “O guarda chamou, mas quando chegamos o fogo já estava fora de controle. As causas, no sabemos, aqui é muito próximo da estrada, não sabemos se começou no mato e pegou no barracão”.
Preso mais um traficante
T.V.B. foi preso no dia 16, por volta das 18h20, na rua Orozimbo Batista Pereira, no bairro Cajuru. A prisão foi feita durante patrulhamento da PM, que avistou T.V.B., conhecido no meio policial como traficante, ao lado de um menor conhecido como usuário de drogas. A presença da PM os deixou inquietos, o que levou os policiais a desconfiar e a realizar busca pessoal no menor e com ele a PM encontrou um pedra de crack dentro de um maço de cigarros vazio. Indagado sobre a origem da droga, o menor disse que havia comprado de T.V.B. por R$ 10,00. Com a denúncia, o autor se irritou e ao ser abordado resistiu sendo necessário o uso dos meios para dominá-lo. Uma outra guarnição PM que estava nas imediações , deu apoio e ajudou a algemá-lo, e a conduzi-lo preso em flagrante delito. T.V.B. foi levado ao Pronto Socorro onde foi feito o exame de corpo de delito e, em seguida, foi conduzido a Depol. Os militares também sofreram algumas lesões leves durante a abordagem do autor. O menor também foi apresentado na Delegacia.
PM começa a autuar motoristas infratores na próxima semana
Há mais de um mês, a Polícia Militar, sob o comando do Cap. Júlio Cesar de Oliveira Paiva vem promovendo junto à população uma Campanha Educativa de Trânsito, no sentido de orientar os motoristas para o cumprimento das normas de trânsito, quanto ao uso do cinto de segurança, falar no celular enquanto dirige, manutenção do veículo em bom estado de conservação e com todos os equipamentos obrigatórios em funcionamento. O trabalho de conscientização alerta ainda no sentido de dirigir com atenção, não transportar passageiros em carrocerias de caminhonetes e caminhões, o uso da habilitação, estacionar de acordo com a regulamentação estabelecida e portar sempre os documentos pessoais e do veículo, etc.
A campanha chegou ao fim esta semana com a distribuição aos motoristas e afixação nos veículos de um panfleto educativo contendo as principais infrações cometidas, pelos alunos do Proerd. E a partir da segunda-feira,, 23, a Polícia estará autuando os infratores de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
De acordo com o Capitão Júlio, há tempos a PM vem percebendo a prática de infrações de trânsito na maior naturalidade. “Daqui mesmo da sacada da sede do Pelotão, tenho o hábito de ficar observando os veículos que passam. Um dia, passaram 11 veículos e em apenas dois deles, os motoristas usavam cinto de segurança. Além disso, motoristas dirigem falando no celular, além de muitas outras infrações”, narrou.
Depois que a campanha foi lançada, a PM prorrogou o prazo de orientação para firmar mais o seu papel educativo, mas agora é pra valer. “Retardarmos a autuação por ser uma medida antipática e continuar com as abordagens de orientações. Esses dias intensificamos a campanha educativa, com um trabalho realizado pelo cabo Matias e os alunos do Proerd. Já estivemos falando nas rádios. Orientações não faltaram e agora vamos autuar e começamos na próxima semana, dia 23. Sabemos que haverá muitas reclamações, mas vamos agir. É preciso que a população conheça as normas e cumpra as leis de trânsito”, finalizou.
Policiamento reforçado a partir do dia 20
O policiamento na cidade será intensificado no período de 20 a 25, período em que Sacramento realiza as festividades de comemoração dos 190 anos do município, com várias atividades cívicas e a 30ª Expogal, no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha.
Visando a total segurança, o policiamento da cidade será intensificado com reforços vindos do 37º Batalhão de Araxá. Além dos reforços, a PM vai empregar os militares lotados na cidade para cobrir o evento, fazer a segurança na cidade e manter os serviços cotidianos como policiamento rural, policiamento no Posto Eduardo Devós, visitas na cadeia e escolta de presos. “Nesses dias todas as nossas atenções estarão voltadas para a total segurança”, garante o comandante da PM local, Capitão Júlio César de Oliveira Paiva.
Segundo o comandante, autores de delitos acompanham as festas, por conta do aumento da circulação de veículos estacionados num único local e, na cidade, aumentam os furtos, por conta da ausência dos moradores. A modalidade criminosa foge da normalidade durante essas festas. Há pessoas que vêm dos mais variados lugares só para praticar delitos: arrombar veículos, bater carteiras e bolsas, furtar veículos, furtar residências e casas comerciais”, explica.
Afirma Cap. Júlio que, nessas ocasiões é importante o funcionamento da Rede de Vizinhos Protegidos, quando um vizinho fica sempre alerta em relação às casas vizinhas, aos veículos estranhos rondando as ruas e fazendas, tanto na zona urbana quanto na rural. “ É importante essa rede, um vizinho sai o outro fica e olha a sua casa e dos vizinhos próximos, qualquer coisa estranha esse vizinho aciona a polícia”.