Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PM em ação

Edição nº 1202 - 23 Abril 2010

Polícia Ambiental prende no Cipó motorista que transportava carvão

 

A Polícia Militar Meio Ambiente (PMMA) de Sacramento  prendeu em flagrante, no último dia 19, por volta  das 20h00, na estrada vicinal que liga a antiga Estação do Cipó à cidade de Conquista/MG, o motorista, “G.P”, de 57 anos, residente no bairro Abadia da cidade de Uberaba. GP estava transportando no veículo D 40, placas BYL 6322 de Uberaba, o volume de seis metros cúbicos de carvão vegetal em sacas, sem a cobertura de nota fiscal e outros necessários para o transporte e comércio da mercadoria, ou seja, mercadoria sem prova de origem.

O motorista informou à guarnição de serviço que estava fazendo frete para RogérioFernando Gonçalves. Disse que carregou a caminhonete na cidade de Franca/SP com destino à cidade de Uberaba/MG, para ser entregue à Rogério, que teria comprado o subproduto florestal e que possivelmente também irá responder na justiça. O autor e o motorista foram entregues ilesos ao delegado Cézar Felipe Colombari da Silva, bem como a carga apreendida.

O motorista foi multado em R$ 860,38, por infringir o Decreto Estadual nº 44.844/2008, sobretudo, vai responder pelo crime contra o meio ambiente previsto no artigo 46 da lei nº 9.605/98, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano. 

Alerta a Polícia Ambiental que é ilegal adquirir, comercializar, transportar, armazenar produtos e subprodutos da flora nativa ou exótica, sem nota fiscal e documentos de controle estabelecidos pelo órgão ambiental competente. 

Você também pode colaborar com o meio ambiente e auxiliar o trabalho efetivo da Polícia de Meio Ambiente, fazendo suas sugestões e denúncias pelo telefone linha verde 34. 3351-4833, sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo. 

 

(Fonte: Celso Aparecido Brait, Sub Ten PM)

 

Acidentes de trânsito sem vítima 

 

I. O motorista de um VW Parati, de Uberaba, foi vítima de acidente de trânsito no dia 17, por volta das 10h00, quando transitava  na rodovia vicinal, não pavimentada, que liga a rodovia 464 à 428, sentido posto São Domingos (Posto do Tião. A Parati seguia atrás de um caminhão Mercedes Bens, que  parou repentinamente próximo ao portão de entrada da madeireira Montana. O motorista da Parati também parou seu veículo, mas o motorista do caminhão  deu marcha-ré e chocou-se no veículo.  À PM, o motorista do caminhão  alegou que passou do portão da entrada da madeireira e realizou a manobra para entrar no recinto, porém  não percebeu que havia um veículo parado atrás de seu caminhão e não ouviu barulho de buzina. Não houve vítimas, apenas danos materiais na Parati, mas o motorista do caminhão, na presença de testemunhas, se responsabilizou pelos reparos.  Como ambos os veículos estavam regularizados, foram liberados no local. 

II. Padre A. seguia a MGT 172, sentido Sete Voltas, no dia 17, por volta das 17h30, quando na altura da entrada da Resa  passou sobre um pedaço de madeira na beira da estrada e perdeu o controle direcional do Fiat Uno Mile Way2009/10. O veículo  atravessou a estrada, subiu no barranco e capotou, parando lateralmente na margem esquerda da estrada. No veículo, além do  condutor e mais  três pessoas. Felizmente ninguém se feriu. O  veículo, que é segurado,  teve os danos generalizados e foi liberado ao seu condutor. 

 III. No dia 17, por volta da 19h40, L.F.A. transitava pela rua Jeferson Antônio Ramos, no Parque Sabiá,  sentido centro/bairro e, ao convergir a esquerda com seu veículo Ford/Pampa, um GM /Vectra conduzido por C.F.G. veio a colidir na sua traseira. Segundo o condutor do Vectra, o veículo a sua frente não estava com as luzes de sinalização ligadas e não deu seta para convergir à esquerda, fato que provocou a colisão. Não houve acordo entre as partes.

 

Tráfico de drogas

 

I. Um individuo tentou passar droga para dentro da cadeia, colocando o invólucro no cano d´água pluvial do lado externo da cadeia. Só que ele não contava com  a astúcia do agente penitenciária que se encontrava em serviço no pátio externo, que viu a ação  e acionou a PM, que fez rastreamento  nas proximidades da cadeia, porém ninguém foi encontrado. Mas a maconha estava no cano e foi apreendida. A suspeita é de que algum preso de “cela livre” iria passar a droga para dentro da cadeia. O fato foi registrado no dia 18, por volta das 9h45.  

II. No dia 19, foi a vez de a polícia cumprir mandado de busca e apreensão, na casa de F.D.L.,  na rua Assyncrito Natal, no bairro João XXIII. No momento da abordagem o autor estava em companhia de A.P.V.R., que disse ter passado a noite toda com ele, mas a PM tinha outra informação: a de que F. ficou a noite toda vendendo drogas e que se não achasse nada na residência, a droga estaria num terreno baldio em frente. E de fato, na residência nada foi localizado, mas ao dar buscas no terreno baldio, foram encontradas 37,2 gramas de cocaína. F.D.L. e A.P.V.R. foram presos em flagrante delito por tráfico de drogas. 

 

Cidade é vítima de três furtos 

 

I. O proprietário de um bar/mercearia, na rua Salomão Jacob, Perpétuo Socorro, foi vítima de furto na madrugada do  dia 20 e só se deu conta do furto por volta das 8h00, quando chegou e notou que os larápios subiram no telhado do estabelecimento, quebraram algumas telhas e furtaram pacotes de cigarros de marcas variadas, 1 aparelho celular, marca Nokia, 5 pacotes de chicletes Tridente, 1 cx de chocolate Laka e Prestigio.Para sair do local foi usada uma chave de cano para arrombar a porta dos fundos. O local foi periciado. Ninguém foi preso. 

II.  C.A.P, morador da Fazenda Mirante o Rio Grande teve furtadas de sua propriedade um implemento agrícola, no dia 18. Trata-se de uma broca para perfuração de solo, acoplada no cardam de trator, no valor estimado de R$ 3.800,00. 

 III. A.J. S. foi vítima de furto praticado, segundo ele, por seu enteado W.S. que furtou 1 lanterna, 1 facão e 1 toca-fitas portátil de cor prata. Durante o rastreamento, a vítima procurou a PM dizendo que sabia onde estavam os materiais furtados, levando-a até o bairro Cajuru e apresentando  o indivíduo que havia comprado o facão e a lanterna. O receptador confirmou a compra dos materiais, que foram  apreendidos. A vítima relatou ainda que o rádio toca-fitas encontrava-se com outro indivíduo, que não foi localizado, tampouco o aparelho.

 

Bicicleta encontrada

 

Um morador da rua José de Castro, no Cervato III, acionou a PM, no dia 20, por volta das 7h00, porque viu no meio do matagal em frente a sua casa uma bicicleta marca Trek, modelo Mountain Bike, cor preta e 1 aro de roda de bicicleta. Tudo foi recolhido e encontra-se no pátio da Depol, para reconhecimento do proprietário. 

 

(Luiz Carlos de Freitas, 2º Sgt PM/Aux. Adm. 184º Cia PM)