Está difícil viajar de ônibus à noite: Nem pacientes são poupados da ação dos bandidos
Quatro ônibus foram assaltados em estradas da região na madrugada do dia 28. Um ônibus que seguia com 56 passageiros, todos evangélicos, com destino a São Paulo, para participar de um Congresso, foi assaltado na BR-050, por volta das 3h45.
De acordo com o motorista G.R.S., 34, que dirigia o Scania com placas de Brasília, os assaltantes interceptaram o veículo logo após atirar contra o para-brisa. Em seguida, cinco deles, todos armados, entraram no ônibus dando ordens para seguir um carro escuro, a 140km/h até entrar num canavial.
Além de mais de R$ 5 mil em dinheiro, todas as bolsas das passageiras, jóias, celulares e aparelhos eletrônicos foram levados. Uma mulher foi agredida com coronhadas na cabeça por estar clamando por Deus, segundo o motorista.
Os outros três ônibus foram assaltados na BR 262, já no município de Araxá, por volta das 2h00. Um deles com destino a Uberaba, o outro para Barretos (SP), transportando pacientes que realizam tratamento contra câncer e o terceiro, tinha como destino Belo Horizonte.
Nos três assaltos, os bandidos utilizaram uma picape Fiat Strada, cor vermelha. Ao todo foram levados mais de R$ 8 mil em dinheiro, além de 34 celulares, anéis, brincos e cordões de ouro, talões de cheques e bolsas.
Depois dos quatro ônibus assaltados em estradas da região na madrugada de quarta-feira (28), outro ônibus foi alvo da ação de bandidos na BR-153, região de Frutal, mas a ação foi mais violenta, pois o veículo foi atingido por mais de dez disparos efetuados pelos ladrões. Felizmente não houve vÍtimas. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Willians Guimarães, declarou á imprensa regional que “as quadrilhas estão cada vez mais organizadas e, por isso, perigosas. Para ele, evitar viajar no período da noite, o mais visado pelos marginais, é uma alternativa”. Conforme explicou o inspetor, a média por noite é de 80 ônibus circulando nas estradas que cortam a região. O inspetor disse que solicitou reforços dos comandos em Brasília e Belo Horizonte para que essa onda de assaltos acabe.
(Fonte: Imprensa regional)
Traficante foge pulando muro do cemitério
A PM em operação antidrogas, no dia 23, por volta das 23h00, flagrou um motociclista próximo a local conhecido por ser ponto de tráfico. Ao ser abordado o indivíduo empreendeu fuga em alta velocidade pelas ruas do bairro João XXIII, sendo acompanhado pela viatura. Na rotatória do cemitério o motociclista perdeu o controle direcional do veículo caindo ao solo, mas o autor levantou-se de imediato e empreendeu fuga a pé rumo ao cemitério, tentando saltar o muro da frente. Não obtendo êxito, continuou correr. Já na rua José Reis tentou novamente pular o muro do cemitério, mas percebendo a aproximação da PM, levou a mão à cintura, momento em que os militares efetuaram disparos com armas de fogo. O autor conseguiu pular o muro do cemitério, mas deixou cair um revólver cal. 22 e 15 pedras de crack. Diversos militares apoiaram no rastreamento, entrando no cemitério, porém o autor conseguiu evadir pulando o muro de cima e saindo em direção ao pasto. A moto do autor foi removida para o pátio da DP. A arma e a droga foram apreendidos.
Individuo é preso tentando furtar bicicleta
Um indivíduo foi preso no dia 19, por volta da 00h00, após tentar furtar uma bicicleta na rua José Sebastião de Almeida. O furto só não foi consumado, porque a vítima ouviu o barulho e, ao verificar, deparou com o autor dentro do seu quintal tentando furtar a bike. De acordo com o BO, a vítima e o autor entraram em luta corporal, mas o autor, que apresentava sintomas de embriaguês caiu e ao se levantar saiu correndo. Mas o autor foi localizado próximo ao cemitério, carregando um capacete de motociclista. Sobre a tentativa de furto da bicicleta, o autor disse que a mãe da vitima é sua prima e ela havia lhe pedido para comprar cervejas, por isso estava pegando a bicicleta. A justificativa não adiantou, o autor acabou preso. (Fonte: ass.com/184ª Cia PM)
PM inicia operação educativa com motoristas
A Polícia Militar informou esta semana à imprensa que seus integrantes irão trabalhar incansavelmente na fiscalização das normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e demais legislações que tratam do assunto.
Segundo o comandante, Cap. Júlio César de Oliveira Paiva, a operação foi motivada com bases em estudos e análises feitos pela própria PM em vários pontos da cidade, quando foram flagrados e fotografados mais de 50 condutores cometendo as mais variadas infrações.
“- Após análise dos dados, estão sendo efetuadas operações para orientação em um primeiro momento, e, que, logo após, será realizada rigorosa fiscalização em operações repressivas”, informou, alertando os motoristas para que colaborem com um trânsito ordeiro e seguro, cumprindo rigorosamente as normas, a fim de evitar multas e aborrecimentos. Dentre as normas, citou:
- usar sempre o cinto de segurança;
- não falar ao celular enquanto estiver dirigindo;
- não beber se for dirigir;
- manter seus veículos em bom estado de conservação e com todos os equipamentos obrigatórios em funcionamento;
- dirigir seus com cuidado e atenção;
- não transportar passageiros em carrocerias de caminhonetes e caminhões;
- não dirigir sem ser habilitado;
- não estacionar em desacordo com a regulamentação estabelecida;
- manter sempre em dia os seus documentos pessoais e dos veículos, etc.
Maus tratos a cães e gatos
A Polícia Ambiental - PMMA recebeu, no dia 13, uma comissão (solicitante, vítima e testemunha), informando e denunciando crimes e maus tratos a cães e gatos que vêm ocorrendo com freqüência na cidade. O grupo apresentou fotografias de animais mortos e outros agonizando, além de 10 cópias de laudo veterinário, atestando envenenamento de cães que deram entrada na clínica, além de um vídeo gravado no CD.
De posse de todas as provas e informações do solicitante, vítima e testemunha, ficou evidente a ocorrência de envenenamento de cães e gatos abandonados em via pública, bem como de outros animais, que são bem cuidados pelos donos, mas que também estão sendo encontrados envenenados na varanda de casa e calçadas, por exemplo.
A versão é de que, pessoas ainda não identificadas, estão colocando 'chumbinho' para os bichinhos comerem, uma vez que já encontraram em via pública pedaços de carnes (bife) cheios da tal substância tóxica que é fatal para os animais e até uma ameaça e risco para as pessoas, principalmente para crianças.
O produto conhecido como 'chumbinho' é terminantemente proibida a sua fabricação, comercialização, transporte, armazenamento e uso. Diante dos fatos, foi lavrado o boletim de ocorrência e encaminhado ao Delegado de Polícia que já instaurou o competente Inquérito Policial para investigar esses acontecimentos e, paralelamente, foi encaminhado cópia do documento ao representante do Ministério Público (RMP) e poder Executivo para as providências cabíveis.
De acordo com o comandante da PMMA, subtenente Celso Brait, “provocar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime contra o meio ambiente, punido com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa, capitulado no art. 32 da lei nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). Por isso, orientamos os donos de cães e gatos para redobrar as atenções sobre seus animais, de maneira a não deixar os bichinhos sozinhos em logradouros públicos, como praças, ruas e avenidas”, disse.
O comandante sugeriu ainda às pessoas que procurem associações ou clínicas veterinárias para a adoção. “Em Sacramento, há um número elevado de cães abandonados na via pública e esses animais são vulneráveis a esses crimes de envenenamento, tortura, maus-tratos, abuso e ferimentos que podem levar, na maioria das vezes, o animal ao óbito. Isso é questionável e complexo, por isso mesmo requer ajuda e compreensão de todos os moradores da cidade no aguardo de adoção de medidas, a fim de pelo menos minimizar a situação crítica”, finalizou.
Colabore com a Polícia de Meio Ambiente, fazendo sugestões e denúncias pelo telefone linha verde 34. 3351- 4833 ou pelo E-mail: [email protected]. A sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.