PM apreende ‘caminhão de carne’
A Policia Militar apreendeu na manhã da quarta-feira, 22, o caminhão de transporte de carne do Frigorífico Delta, por falta de documentação. Devido à carga, a Vigilância Sanitária e a Receita Estadual foram acionadas.
O fiscal sanitário Túlio Marcos Anselmo da Costa, que esteve na Delegacia, explicou que as carnes não foram apreendidas. “O caminhão estava estacionado em local inadequado, atrapalhando o trânsito, a polícia chegou e, ao conferir a documentação do veículo e do condutor, constatou irregularidades na documentação. Como estva carregado de carne, a PM nos acionou para averiguações em relação aos produtos e notas”, justificou.
Questionado sobre a higiene do caminhão e o fato de transportar carnes sem refrigeração e sem estarem embaladas, sujando de sangue toda a roupa dos responsáveis pelo transporte, o que é objeto de muitas críticas na cidade, Túlio argumentou que a carne destinada aos açougues de Sacramento vem envelopada no plástico, mas a que vai para Conquista, não, por isso eles sujam a roupa. “Quanto ao caminhão, ele não é refrigerado, mas é isotérmico, por isso agilizamos a ocorrência para o produtor chegar ao seu destino final sem problemas”, argumentou.
De acordo com Túlio, o término do matadouro local parece novela. “A construção desse matadouro vem se arrastando, um governo começa, o outro não continua, mas houve uma pressão do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, depois da apreensão de carnes clandestinas na cidade. Conversamos com o prefeito e o proprietário do frigorífico foi convidado pelo prefeito, que exigiu o término da obra, agora sob a responsabilidade da empresa que ganhou a licitação”, afirmou.
Informou mais o fiscal que algumas pendências ambientais atrasaram a obra, mas que já foram solucionadas e a obra retomada.
“- Muita coisa teve que ser desmanchada e refeita por não estar dentro das normas, mas o principal problema – disse mais Túlio - é que não há mão de obra especializada na cidade para a montagem dos equipamentos e o serviço a ser feito lá. Eles estão vindo de fora. Pelo cronograma, os primeiros abates estão previstos para outubro’’.
Produtores denunciam incêndio em fazendas da região da Gruta
Moradores das fazendas próximas a Gruta dos Palhares denunciaram ao ET e também lavraram um Boletim de Ocorrência junto à PM, um incêndio que alastrou por várias propriedades daquela região na noite da quinta-feira, 23. A causa, segundo um proprietário da região, ainda é desconhecida, mas sabem que começou na Gruta dos Palhares.
“O fogo teria começado, segundo os moradores afetados, na Gruta dos Palhares. “O fogo veio se alastrando a partir da Gruta dos Palhares. Não sabemos se algum turista, lá vai muita gente, inconsequentemente, jogou algum toco de cigarro, no pasto seco. Outra causa, pode ser do lixo que costumam queimar na Gruta. Eles ajuntam as folhas, o cisco e botam fogo. Daí, com essa ventania toda, o fogo se alastrou por três propriedades, a do Amauri, da Silvana e do Guim”, informam.
O fogo atravessou o Ribeirão Rifaininha e preocupou os moradores. “Eu fiquei até mais de 11 horas da noite, com um companheiro e um funcionário contendo o fogo pra não passar pra nossa propriedade, pegamos trator pra fazer aceiro e galhos pra conter o fogo. Dali do Guim, por pouco o fogo, não desceu pra região do Cipó, o fogo subiu por aquela serra a fora e deu trabalho. Acabou com muita reserva”, denuncia.
PM apresenta balanço das multas de trânsito
A Policia Militar apresenta o balanço da situação de trânsito na cidade, após realizar no mês de julho uma campanha de trânsito educativa nas cidades de Sacramento e Conquista. Porém, alguns motoristas se mostram resistentes em cumprir o que determina o código de transito brasileiro e não usam cinto de segurança, utilizam o aparelho celular com o veículo em movimento, andam com o veículo sem estar devidamente licenciado e/ou sem habilitação. E a PM novamente alerta que blitz estão sendo realizadas diariamente e autuações estão sendo confeccionadas.
Confira o balanço de Autos de Infração de Transito – AITs lavrados no período de 1/08 a 16/09: 3