Já está na cidade, o diretor da Subsecretaria de Administração Prisional, Suapi, responsável pela administração do presídio local, Aparecido Alves Claudino. Com uma experiência de sete anos no órgão, Aparecido vem de Araxá, depois de passar por Uberlândia. “A Diretoria Regional permanece em Araxá, a cargo do diretor Marcelo Lima e eu venho como diretor adjunto da cadeia de Sacramento, trazendo boas expectativas”, afirmou, em entrevista ao ET, elogiando as condições do presido local. “Em relação ao que a gente vê por aí, temos em Sacramento uma cadeia com ótima a infraestrutura. Há 30 dias estou fazendo o acompanhamento aqui na cidade, conhecendo a cadeia, os detentos”, informou mais.
Surpreso com o trabalho de apenas cinco agentes, Aparecido disse que, com a instalação da Suapi, o quadro vai mudar. Serão 67 funcionários (2 serviços gerais, 8 agentes penitenciários femininas, 43 agentes penitenciários masculinos, 4 auxiliares administrativos, 4 auxiliares de enfermagem, 1 analista técnico jurídico, 2 assistentes social, 1 médico clínico geral e 2 psicólogos) .
“- Assustei ao ver tantos presos com apenas esses agentes, mas agora, teremos um número de funcionários suficiente para atender às necessidades”, explicou, garantindo que tudo vai mudar. “Aqui vai mudar tudo, vamos começar o trabalho de ressocialização do preso e muitas mudanças têm que acontecer. Por exemplo, mudanças nas visitas, haverá apenas uma TV por cela, de 14 polegadas, que chegarão novas, com nota fiscal, além de outras mudanças, tudo sob a responsabilidade da Suapi”, disse.
Segundo Aparecido, a cidade vai ganhar com a Suapi. “Sacramento terá mais segurança, porque não haverá mais o trabalho da Policia Militar na cadeia, por exemplo, no banho de sol, na escolta. Isso é bom para a cidade, porque haverá mais policial nas ruas, a função da policia é prender e a nossa a de cuidar”, completou.