Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em Ação

Edição nº 1170 - 11 Setembro 2009

Aos 50 anos, lavrador é encontrado morto no povoado de Quenta-Sol

O lavrador Waldemar Machado de Rezende, 50, morreu no dia 5, vítima de enforcamento, na fazenda Santa Bárbara, na região de Quenta Sol. De acordo com o filho da vítima, Nivaldo Rosa de Rezende, 25, o pai sofria de depressão e já tentara, o a um desacordo sobre a forma de gradear a terra para plantio. O pai saiu do local e foi para casa. O filho diz que quando retornou a casa, juntamente com outra testemunha, ao chegar à cocheira deparou com o pai pendurado pelo pescoço. A vítima foi socorrida pelos familiares, porém já estava sem vida. O perito Gilzandre e o auxiliar de necropsia Hudson compareceram ao local e o corpo foi encaminhado ao IML de Araxá. 


Mais três traficantes fora das ruas

Através de uma ligação anônima, dia 5, por volta das 16h30, informando que várias pessoas estavam fazendo uso de drogas em uma casa abandonada na praça João XXIII, a PM agiu rápido e no local deparou com a autora J.M.A.R., 19 anos, fazendo uso de crack e 'porando' mais uma pedra. Segundo J.M., o autor W.A.I.L., 21 anos, teria comprado a droga de um garoto que estava na praça. O menor com apenas 12 anos foi localizado e confessou que estava vendendo drogas e que tinha mais 17 pedras de crack para comercializar. O menor foi apreendido e os outros autores presos. Todos foram conduzidos à Depol. Foram apreendidas 18 pedras de crack.

PM faz operação com exército brasileiro

No período de 31 de agosto a 04 de setembro, Sacramento recebeu militares do 36º BIMTZ, para exercícios de adestramento na cidade e na região rural. Nas operações, houve emprego de helicópteros e embarcações fluviais. A 184ª Cia. participou de operações realizadas na divisa do estado, bem como nos vários pontos da cidade. A manobra conjunta dos militares trouxe repercussão positiva na cidade.


PM na comemoração do 7 setembro

O dia em que se comemora a Independência do Brasil, 7 de setembro, foi festejado pelos sacramentanos em evento ocorrido no bairro Cajuru. O ato cívico teve a execução de várias atividades, dentre elas uma palestra ministrada pelo Cb. Matias, referente ao Proerd.  No local, registrou-se um grande número de moradores do bairro e vizinhanças. O trabalho que a 184ª Cia. realiza na prevenção e resistência às drogas teve sua importância reconhecida pelos organizadores e presentes ao evento. Mais uma vez a sociedade manifesta o aprazimento pelos diversos trabalhos realizados pela PMMG. 


Preso autor de tentativa de extorsão

A PM foi acionada e compareceu em um bar no bairro Chafariz, onde a vítima L.E.S. narrou que se encontrava no local com sua esposa, quando foi abordado por três indivíduos. O autor A.F.K. teria colocado uma faca no seu pescoço e exigido que lhe entregasse a carteira, mas os autores desistiram do delito em virtude do movimento de pessoas no local e fugiram. De posse das características dos autores uma equipe da PM realizou buscas pela cidade e localizou o autor A.F.K. que foi reconhecido pelas vítimas e testemunhas. O autor foi preso em flagrante delito e conduzido à Depol. 


Preso por porte de arma de fogo

R.C.F., 38 anos, acionou a PM e narrou que foi vítima de furto na segunda feira, 7 e que os produtos furtados estariam na casa de M.H.G.S. A mulher entregou os materiais reclamados e contou que seu filho havia comprado os objetos de um terceiro indivíduo conhecido no meio policial. M.H. disse ainda que a vítima do furto, encontrava-se de posse de uma arma de fogo para matar seu filho e o autor do furto, e que teria escondido a arma em um matagal. Na busca ao local indicado, os militares encontraram o revólver calibre 32 com seis munições intactas. Diante dos fatos, os materiais foram apreendidos e todos os autores foram presos em flagrante delito e conduzidos a Depol. Rastreamentos continuam no intuito de localizar o autor do furto.

 

Portadores de arma de fogo

De acordo com a Lei 10.826 de 22/12/2003 “lei do Desarmamento”, Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar, a pena é reclusão, que varia de 2 a 4 anos e multa.

Parágrafo único. O crime previsto neste artigo é inafiançável, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente.

A PM alerta que qualquer cidadão pode, a qualquer momento, entregar uma arma de fogo, registrada ou não, munida de uma guia de trânsito de arma de fogo e receberá uma indenização de R$ 100,00 a R$ 300,00, nos termos dos artigos 31 e 32 da lei 10.826/03. 


PM Serviços:

Fraude via internet - Ao receber e-mail com os dados abaixo (veja no box) fique atento, pois ao clicar no anexo tentando abrir um arquivo.doc, será aberto um programa executável.exe que possivelmente abrirá um programa espião (Veja box). 

Se você suspeitar de alguém, acione a policia militar através do tel. 190, 351-1164.tire suas dúvidas, faça suas denuncias, sugestões, através do e-mail [email protected] 

(Ascom 184ª Cia., Edna Almeida, Cb. PM) 

 

IMA registra casos de raiva bovina no município 

A raiva dos herbívoros chegou a Sacramento. Dois casos foram comprovados nos últimos dias, ambos em propriedades próximas a ponte do rio das Velhas: um na região do Soberbo e outro no Morro Vermelho. 

Dâmaso Pacheco Ribeiro, veterinário do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA/Sacramento, esclareceu, em entrevista ao ET, que a raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. “A doença é caracterizada por uma encefalomielite fatal causada por vírus. O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago (Desmodus rotundus), que se alimenta de sangue. Ele se alimenta à noite e isso dificulta a sua identificação”, explicou.

De acordo com o veterinário, o morcego hematófago encontra o habitat favorável em nossa região devido à fartura de fontes de alimentação (bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos, suínos), e a facilidade de encontrar abrigos, tais como casas abandonadas, cavernas, pontes, túneis, oco de árvore, cisternas, mina d'águas, manilhas, dentre outros.

No jargão popular, Dâmaso compara o morcego hematófago a um vampiro.  “Com a facilidade de se alojar em nossa região, eles atacam os rebanhos de bovinos, ovinos, eqüinos e criatório de suínos. O morcego hematófago é um vampiro”, afirmou.

 

Segundo o veterinário, o animal acometido pela raiva tem morte certa. “A doença é paralisante e num prazo curto o animal morre. Quando o animal cai, ele não se levanta mais e morre. A raiva nos herbívoros é diferente da raiva dos cães. Nos herbívoros ela é paralisante, enquanto que nos cães ele fica agressivo”, conclui.