Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PM EM AÇÃO

Edição nº 1183 - 11 Dezembro 2009

Celular só saiu com intervenção médica

 

Durante a revista em visitantes na Cadeia Pública de Sacramento, na manhã do dia 10, a agente penitenciária, Sheila Roberta, e a funcionária Rita de Cássia, ao revistarem a visitante, M.V.B., ouviram o 'bip' do banco detector de metais, logo que M. se assentou nele para a revista. 

Acostumadas ao procedimento, perceberam que a visitante poderia estar com um celular escondido em suas partes íntimas. Ao ser indagada a mesma negou, mas quando foi informada que iria ser examinada por um médico, Mariana confessou o fato e se dispôs a retirar o aparelho, porém não foi possível retirá-lo, sendo necessário encaminhá-la ao Pronto Socorro local. E lá estava, um celular Samsung, modelo X 480, juntamente com um carregador artesanal. 

 

O agente Arnaldo Barreto, coordenador daquela unidade prisional, informou que o 'Banco detector de metais', foi adquirido pelo Conselho de Segurança do Município, e vem sendo de grande utilidade e eficiência para o auxílio do  trabalho dos agentes.

 

Asaa é destaque na VI FEMIG

 

Os artesãos da Asaa se destacaram na VI edição da Feira da Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural de Minas Gerais -FEMIG 2009, realizada pela Emater, em Uberaba, mostrando trabalhos nas técnicas de pintura com terra, crochê com fibras de bananeira e papel feito com fibras de abacaxi, cana, eucalipto e outros produtos naturais. 

De acordo com a presidenta Leila Maria Tiago, “após meses trabalhando em conjunto, com o auxílio da artista plástica, Leida Araujo, os artesãos desenvolveram e mostraram na feira, almofadas, capas de agendas, marcadores de livros e bolsas pintadas a mão com terra e cola e aplicação de crochê e bordado com fibra de bananeiras”. 

Mas os doces também fizeram sucesso com destaque para os doces em compotas, doces glaceados, bala de coco recheada, macarrão frito, cachaça dentre outros, o que rendeu aos artesãos a participação no concurso Destaque 2009 e da VI Olimpíada Artesanal.

Para a presidenta Leila, tudo isso é gratificante. “A gente se sente muito feliz por levar o nome de Sacramento para um evento que recebeu mais de 13 mil pessoas de todos os lugares do país”, disse a diretora, afirmando que esse é apenas mais um dos muitos eventos que a Asaa vai se destacar. “Porque já chegamos até o 'Mãos de Minas', a Central de Vendas de Artesanatos em Belo Horizonte, um desafio que não foi nada fácil. Hoje temos na Asaa, artesãos que estão enviando produtos para serem comercializados em BH”, disse, animada.

Reconhecida pelos apoios recebidos, Leila agradece. “Gostaríamos de ressaltar que temos parcerias com a Prefeitura de Sacramento, com a usina hidrelétrica de Igarapava, mas precisamos ainda de mais apoio, pois a Asaa leva o nome da cidade aos artesanatos e valoriza a cultura local, auxilia na sustentabilidade familiar dos artesãos, além de elevar a autoestima”, reconhece. 

 

A loja de artesanatos da Asaa funciona no Centro de Atendimento ao Turista, na rua Joaquim Murtinho, 450, ao lado do Palácio das Artes. Telefone: (34) 3351-4460. O horário de funcionamento é das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, de segunda a sábado; e das 9h00 às 12h00 aos domingos. Nos dias que antecederem o Natal o horário será ampliado. Os artesãos prometem muitas novidades para presentes.