Prefeitos dos municípios da Amvale reuniram-se com o governador Romeu Zema, na manhã dessa quinta-feira 8, durante a Megacana 2019, maior feira de Minas Gerais e uma das principais do país do setor sucroenergético, em Campo Florido, pontal do Triângulo. Na pauta das reivindicações, dois pedidos: a consolidação do gás natural/gasoduto, esperado pela região há 35 anos; e a permanência do Helicoptero da SAMU na região, que está sendo ameaçado de ser levado de volta para a capital.
O ofício entregue a Romeu Zema posiciona que neste momento os governadores Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, e Ronaldo Caiado, de Goiás, estão se manifestando sobre o tema, com infraestrutura fundamental para o desenvolvimento dos seus respectivos Estados. O documento destaca que os 70 prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com a parceria de todas as entidades de classe, empresários e trabalhadores, têm a convicção de que a implantação da Fábrica de Ureia, em Uberaba, consumindo três milhões de metros cúbicos de gás por dia, é a demanda capaz de viabilizar o investimento do gasoduto de São Carlos/ SP até nossa região para, em seguida, caminhar para o centro Oeste brasileiro.
A segunda cobrança ao governador, feita em nome do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande, trata do helicóptero do Samu. “Os municípios estão dispostos a assumir os custos ao menos da equipe médica, mas reforçamos a importância do helicóptero. Não podemos aceitar que haja pressão da Secretaria de Estado da Saúde, ameaçando levar o helicóptero de volta, ao mesmo tempo em que faltam repasses do Estado para a saúde. É uma ação de interesse regional que precisa avançar, pois estamos falando de salvar vidas”, destaca o presidente da entidade, o prefeito Paulo Piau.
Em resposta às reivindicações, o governador Zema, que é da região, natural de Araxá, confirmou que o gasoduto está entre os projetos prioritários de infraestrutura de Minas, que significam potencial enorme de crescimento econômico para o Estado. “Um dos projetos prioritários do Estado é exatamente o do Gasoduto para a região do Triângulo Mineiro. Vamos viabilizar isso de alguma forma”, avaliou o governador, não falando nada sobre o helicóptero.
(Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/Jorn. Luiza Carvalho/Redação ET)