Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Governo vai reduzir parcelas do pagamento do 13º de 2018 da Segurança Pública

Edição nº 1669 - 05 de Abril de 2019

O governador Romeu Zema cedeu à pressão dos profissionais de segurança pública, que ameaçava paralisar as atividades e antecipou para maio a data de pagamento do 13º salário de 2018 que não foi depositado no ano passado. Um tratamento bem diferente do governador ao sucateamento que vem imponto ao Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), que cuida da seguridade social e saúde dos servidores do Estado (professores e demais segmentos) e agora à Educação, com o fechamento do 'Escola em Tempo Integral'. 

O anúncio de Zema foi feito na quarta-feira 27 em reunião com representantes das forças de segurança, quando  se comprometeu a fazer o pagamento integral das parcelas restantes do 13º para a categoria no dia 21 de maio.

 E, mesmo com a crise e o caixa no vermelho, com medo da pressão, Zema também prometeu dar o abono fardamento, de cerca de R$ 2,1 mil, para os policiais junto com o pagamento de junho.  De acordo com o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (Aspra) que participou da reunião, Sargento Marco Antônio Bahia, o governador também vai pagar uma dívida de R$ 2,8 bilhões com o Instituto de Previdência Militar e se comprometeu a negociar as perdas inflacionárias salariais dos profissionais da segurança assim que o estado conseguir aderir ao programa de recuperação fiscal do governo federal.

De acordo com a imprensa da capital, os profissionais da segurança haviam marcado um grande protesto para a sexta-feira 29 e preparavam um protesto na entrega da Medalha da Inconfidência nas comemorações do 21 de abril. (Jornais O tempo e Estado de Minas)