Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Governador participa da posse da Amvale e se reúne com prefeitos em Uberaba

Edição nº 1662 - 15 de Fevereiro de 2019

O governador Romeu Zema esteve em Uberaba nessa quinta-feira 14 para participar da posse da nova diretoria da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), presidida agora pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e tendo como vice, Wesley De Santi de Melo, prefeito de Sacramento. 

O vice-presidente da AMM (Associação Mineira dos Municípios), Rui Ramos, presidente da Amvale nos últimos dois anos, fez seu discurso de despedida, colocando como mote principal de sua mensagem um apelo ao governador para efetuar o pagamento da dívida com os municípios, conforme acordo que está sendo firmado. Pediu agilidade para definir os critérios para pagamento e reforçou a necessidade do acerto do passivo para a recuperação financeira das prefeituras. 

Confirmou Ramos que os prefeitos estarão prontos para apoiar o governador nas articulações junto à Assembleia Legislativa para aprovação das propostas necessárias para regularizar a situação do Estado. 

No seu breve discurso de saudação aos novos diretores, Zema desejou sucesso à instituição e falou sobre as dificuldades financeiras do Estado e pediu paciência aos prefeitos para por a casa em dia . “Não acredito em fórmula milagrosa para se resolver as coisas, geralmente as coisas são resolvidas com muito esforço e muita disciplina e, muitas vezes, leva-se algum tempo para que o resultado apareça. Temos um estado pesado que a sociedade não consegue sustentar, não dá mais pra aumentar tributos nós sabemos disso, e temos que ter um estado que antes de tudo atenda a população”, disse, afirmando que está fazendo tudo o que está ao seu alcance, com medidas de economia, para equilibrar as contas do estado.

E só vai resolver esta questão com muita disciplina para que os resultados apareçam. 

Logo após, a sessão de posse, realizada no auditório da Prefeitura de Uberaba, o governador reuniu-se com prefeitos de 27 cidades do Triângulo Sul e empresários da região, no Parque da ABCZ.

Falando ao ET, o prefeito Wesley disse que a cobrança maior feita ao governador ocorreu na reunião particular que os prefeitos tiveram com ele após a posse. “Na pauta da reunião com os gestores municipais, duas reivindicações foram apresentadas ao governador: o fechamento da negociação para que o Estado quite a dívida dos repasses não efetuados na gestão anterior, e o pedido de apoio do Estado para retomar e consolidar a implantação do gasoduto até o Triângulo Mineiro”.

A agenda do Governador em Uberaba incluiu também  reunião com empresários locais na Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), além de encontro político com lideranças do partido Novo.

 

Nova diretoria da Amvale 

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau Nogueira é o novo presidente da entidade e tem como vice-presidente o prefeito Wesley De Santi de Melo.  Renato Soares de Freitas, de Campo Florido é o presidente do Conselho Fiscal, que tem como membros, os prefeitos, Celson Pires de Oliveira (Conceição das Alagoas) e Rui Gomes Nogueira Ramos (Pirajuba). Paulo Roberto Barbosa, de Planura é o suplente do Conselho Fiscal. O prefeito Wesley, ex-presidente da Anvale, em 2011, também tomou posse como membro do conselho fiscal do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale) Wesley ocupou a presidência da Anvale, em sua primeira gestão (2009/12)

 A Amvale e o Convale são compostos por 13 municípios:  Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo.