Prefeitos aprovaram, nessa terça-feira, 27, na 74ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FPN), em São Caetano do Sul (SP), a carta “Mais Brasil, menos Brasília”, documento que reúne as principais demandas das cidades: a necessidade de que seja estabelecido o formato da relação das cidades brasileiras com o novo governo central; a reforma tributária e a reforma previdenciária. Esses dois itens foram os assuntos mais comentados.
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, participou do encontro e assinou o ofício municipalista, que será entregue em dezembro, à equipe de transição e ao próprio presidente eleito.
Os prefeitos foram categóricos ao reforçar a importância da autonomia dos municípios na arrecadação de tributos, em especial no que diz respeito ao Imposto Sobre Serviços (ISS). “Uma proposta de reforma tributária com um olhar municipal”. Foi o que afirmou o prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, presidente da FNP, ao ser questionado sobre como a diretoria da entidade entende o melhor caminho para essa questão. “Uma maneira de fazer com que os impostos fiquem mais nos municípios e menos em Brasília”.