Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lideranças políticas se unem em favor de Anastasia

Edição nº 1642 - 29 de Setembro de 2018

Lideranças políticas de Sacramento e de Uberaba se reuniram na tarde dessa quinta-feira 27 no Recanto Prof. José Silveira para hipotecar apoio ao candidato ao governo do Estado, Antonio Anastasia (PSDB), representado no encontro pelo candidato a vice, Marcos Montes, sacramentano, radicado em Uberaba.  Montes que esteve na cidade acompanhado dos candidatos, Franco Cartafina (deputado federal), Delegado Hely Grilo e Ana Dornellas (ambos candidatos a deputado estadual), foi recebido por apoiadores, dentre eles, o prefeito Wesley De Santi de Melo; os ex-prefeitos Bruno Scalon Cordeiro (presidente do PSB local), José Alberto Bernardes Borges (Presidente do PTB) e Joaquim Rosa Pinheiro; Márcio Luiz de Freitas e Osmar Trevisan Júnior, respectivamente presidente e vice-presidente do PSDB local; Paulo Piau, prefeito de Uberaba; Ronaldo Bizinoto, representando o vice-governador Antônio Andrade; vereador Luiz Devós, Hermógenes Vicente Ribeiro, representando o agronegócio, além dos presidentes de partidos, Vani Ramos (MDB); Marco Aurélio Almeida (PRB), dentre outros.

 

“O Estado precisa de políticos que façam de verdade pelo nosso povo...

Coube ao prefeito Wesley De Santi de Melo dar as boas-vindas aos candidatos. “Estamos pela primeira vez todos os ex-prefeitos da cidade unidos em busca de um único objetivo, que é o melhor para Minas Gerais”, afirmou de início, justificando: “Nós estamos vivendo um momento muito especial, não vamos apoiar Marcos Montes por ser sacramentano, não vamos apoiar Anastasia por ele estar em primeiro lugar nas pesquisas, vamos  apoiá-los, porque o Estado precisa de políticos que trabalhem de verdade pelo nosso povo, de pessoas que tenham competência, austeridade e capacidade para administrar o Estado''.

Segundo Wesley não tem mais como governar diante da situação a que chegou o estado. “Não dá mais para as  prefeituras conviverem com esse total desrespeito ao  povo  do nosso estado. Só para vocês terem ideia, temos hoje uma arrecadação em torno de R$ 6,5 milhões e o Estado nos deve isso, R$ 6,5 milhões de reais em repasses”, comparou, lembrando a época do ex-governador Anastasia. 

 

“Tive a oportunidade de ser prefeito nos dois primeiros anos de Anastasia e toda terça-feira podíamos  contar com o repasse do ICMS, hoje, não podemos fazer compromisso. Infelizmente, eu que ajudei a eleger este governo, estou arrependido, porque não deram conta de administrar o nosso Estado”, denunciou, prometendo a Marcos Montes, em nome dos prefeitos, caso a chapa seja eleita, que não vão pedir nada ao governo do Estado, a não ser o cumprimento dos repasses constitucionais. 

 

MM,  um líder do interior mineiro 

O ex-prefeito Bruno Scalon Cordeiro é, na região, um dos principais cabos eleitorais de Anastasia, valorizando sobretudo seu candidato a vice-governador, o sacramentano Marcos Montes. “É sacramentano e tem  uma trajetória política, como  ex-prefeito, secretário de Estado e deputado federal de três legislaturas, reunindo todas as condições. Marcos Montes é um líder do interior mineiro a compor uma chapa majoritário ao governo de Minas e contrapor à atual política que tem deixado muito a desejar, em relação aos servidores, aos municípios, no atendimento aos prefeitos. 

De acordo com o ex-prefeito, a chapa de Anastasia/Marcos Montes vem interiorizar o governo. “O governo de Minas sempre esteve na capital e, agora, com Marcos Montes ele se interioriza. Sacramentano de nascimento, aqui morando durante sua infância e adolescência, formou-se médico e se engajou mais tarde na política, como prefeito de Uberaba, deputado, sempre trabalhando pelas nossas regiões”, ressaltou, lembrando outros mineiros que já brilharam. 

“- É um orgulho termos hoje um filho de Sacramento ocupando,  pela primeira vez na história, um lugar na chapa majoritária do Estado e quiçá eleito. Já tivemos o desembargador Sérgio Rezende, presidente do Tribunal de Justiça, Antônio Carlos Cruvinel, presidente do Tribunal Eleitoral, Anderson Adauto, presidente da Assembleia Legislativa. Então, falta agora um ocupar o cargo de vice-governador, o que muito nos orgulhará e peço a apoio de todos os sacramentanos para a eleição de Antônio Anastasia”, conclamou o ex-prefeito Bruno. 

 

Racha no MDB: vice-governador 

Acabou a fidelidade partidária no PMDB que, por ética partidária deveria apoiar o candidato do partido, Adalclever Lopes, um grupo de mais de 100 prefeitos debandaram para a chapa Antonio Anastasia/Marcos Montes. A informação foi confirmada em discurso do assessor parlamentar, Ronaldo Bizinoto, representando o candidato Toninho Andrade, durante o evento.  Cerca de 100 prefeitos  emedebistas, optaram por apoiar Anastasia,  mesmo o partido tendo  candidato para   governador.   

O prefeito justificou o apoio, explicando que Adalclever demorou a lançar sua candidatura. “Não adianta ele reclamar, ele deixou as coisas para última hora,  sua candidatura foi de última hora e  não ganha. Ele não vai ganhar e a visão que os prefeitos têm é de que o melhor gestor neste momento para Minas Gerais é Anastasia”, conforme justificou também Toninho Andrade ao jornal O Tempo (18/9).

 Em julho último, Toninho Andrade foi destituído do cargo de presidente do MDB de Minas pela executiva nacional. A ação foi articulada pela bancada de deputados emedebistas, que não aceitavam as ações dele à frente da sigla. Indagado se esse apoio era uma retaliação, Andrade  negou:

“- De forma nenhuma. A candidatura do Adalclever é ilegítima. Ela foi escolhida por meia dúzia de deputados estaduais e federais. Eles sentaram a portas fechadas e escolheram isso. Se o MDB tivesse um candidato pela base eu acompanharia”, declarou ao jornal da capital.

 

“Não é o partido PSDB ou o PSB que tem cerrado fileiras, mas todos nós do interior...

Marcos Montes no seu pronunciamento, trouxe primeiro  uma mensagem de gratidão. “Sempre digo:  tenho orgulho de ser Sacramento  e agora orgulho maior de poder representar a minha terra natal,  a cidade e toda a região , posso dizer que, não é o partido PSDB ou o PSB que tem cerrado fileiras, mas todos nós do interior, por isso, peço a todos, que cerrem fileiras  para a vitória de Anastasia, que será a vitória também de um sacramentano, que estará aqui abraçando as causas de Sacramento e Região e ajudando a fazer uma Minas diferente e dando oportunidade para que o  Brasil possa seguir um caminho que não  seja este que estamos vivendo nos últimos anos”. 

 

Para Marcos Montes, uma vitória no primeiro turno será importantíssimo e justifica: “Será uma força para a nossa região e sobretudo, pensando em Brasil, se vencermos em primeiro turno, não daremos espaço  para o PT construir um projeto eleitoral no segundo maior colégio eleitoral do país, que é Minas Gerais...”, afirma e sobre a disputa para a Presidência, Montes compartilha o opinião dos demais. “É uma eleição difícil, muito polarizada e muito indefinida. Acredito que vamos ter que  esperar até a semana que vem... ou talvez, até o dia da eleição pra saber  como vai ficar”. 

 

Uma dívida de gratidão com Anastasia

O ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, presidente provisório do PTB, em Sacramento, em entrevista ao ET, confirmou seu apoio à chapa liderada por Anastasia/Marcos Montes ao governo de Minas e a outros dois candidatos a deputado, Felipe Attiê e Delegado Eli Grillo. 

 “Tenho uma dívida de gratidão com o candidato Anastasia, mais que isso devo-lhe uma obrigação moral, haja vista que lhe dei dois anéis de São Miguel, um de prata e um de ouro escovado por um fato ocorrido em meu governo. O Prof. Anastasia veio completar uma visão de uma sensitiva que me afirmou, pessoalmente, de que um dia, um grande homem  iria levar aquilo que eu queria na inauguração das obras que realizamos na  Gruta dos Palhares, num momento muito difícil para as administrações públicos, cujos repasses eram mínimos. Eu não tinha dinheiro, então trouxe um coral para abrilhantar o evento. Mas eis que recebo de Anastasia a confirmação de que havia autorizado a Banda Sinfônica de MG para tocar na inauguração”, lembrou, destacando o governo do ex-governador. “Além do que, seu trabalho como governador do Estado foi de uma competência a toda prova, não deixando faltar recursos às prefeituras, autorizando obras por todo o Estado”, frisou, destacando outros dois apoios.

 “- Estou também apoiando o Delegado Heli Grillo, amigo de muito tempo, pessoa que me ajudou muito nos anos em que estive prefeito e ele como Delegado Regional de Polícia. Competente, responsável e extremamente ético e ágil no cumprimento de seus deveres junto à Polícia Civil, na solução de nossos problemas. Prestou um grande serviço a segurança de Sacramento”, reconheceu José Alberto, ressaltando também o candidato Felipe Attiê.  

 “- Attiê é um jovem inteligente, dinâmico, profissional de conduta ilibada, como candidato é um 'ficha limpa', além do que, uma pessoa cheia de ideias. Particularmente, me identifico muito com o tipo de política que executa, porque também sou e fui muito pela renovação. E principalmente, ele é genro de um grande deputado, amigo meu, o Homero Santos, que ajudou muito Sacramento quando estive prefeito. Lembrando uma de suas obras, a concessão da Rádio Sacramento para operar na cidade, ainda hoje realizando um profícuo e relevante trabalho à cidade, nas mãos da Pároquia do Santíssimo Sacramento”. 

Márcio Luiz de Freitas, presidente do PSDB na cidade, falando do apoio a Anastasia diz: “O PSDB sempre apresenta bons candidatos e dessa vez não é diferente e, mais ainda, com o nosso conterrâneo como vice, isso para nós é uma alegria e uma honra termos a presença de Marcos Montes,  que com certeza será o nosso vice governador”.