Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

'#EleNão' é o grito das mulheres contra Bolsonaro

Edição nº 1642 - 29 de Setembro de 2018

Um desafio lançado no Instagram está mobilizando a classe artística e fazendo uma grande convocação para os atos em diversas cidades do Brasil e no exterior contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), neste sábado 29.

Atrizes, cantoras e influenciadoras digitais estão gravando vídeos explicando os motivos pelos quais aderiram a campanha #EleNão e convocando as mulheres a participarem do ato. No vídeo, outras três mulheres são desafiadas a fazer o mesmo. “Fiz meu vídeo convidando todas as mulheres para a passeata do dia 29. Vamos dizer juntas #EleNão! Vamos reafirmar a democracia, a igualdade, a liberdade, e acima de tudo o amor!”, postou a atriz Sophie Charlotte.

Ativista política, a atriz Letícia Sabatella também aderiu a campanha. “No dia 29, faremos história. Iremos às ruas pra dizer: #EleNão e o #FilhoDeleTambemNão”. Desafiada por Maria Gadu, a cantora sertaneja Marília Mendonça publicou em sua conta um vídeo que já tem mais de 1 milhão de visualizações. “Por que no final das contas, não é uma questão de opção política, é uma questão de bom senso!”

No dia 23, a cantora Anitta, após muita  pressão, falou pela primeira vez que não apoia o candidato Jair Bolsonaro (PSL). Ela vinha sendo cobrada para aderir à campanha online #EleNão, e sua resistência em se posicionar politicamente fez com que muitos aventassem a ideia de que Anitta o apoiava. (Fonte: Revista Fórum - www.revistaforum.com.br) 

Fato mais marcante
Um dos fatos mais marcantes do temperamento agressivo do candidato Jair Bolsonaro aconteceu no Congresso Nacional, contra a deputada petista, Maria do Rosário, ao afirmar à parlamentar: “Eu jamais a estupraria, porque você não merece”, e, logo após, empurrá-la e chamá-la de “vagabunda”. 
Por incitar a prática de estupro e por injúria, Bolsonaro responde a duas ações penais: uma movida pela deputada e outra pela Procuradoria Geral da República. Em agosto do ano passado, o deputado foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Distrito Federal a pagar R$ 10 mil de indenização à Maria do Rosário por danos morais, mas recorreu ao Superior Tribunal Federal (STF), que decidirá se condena ou absolve o hoje candidato a presidente do Brasil. 
Frases - Outras afirmações de Bolsonaro que fazem, além das mulheres rejeitarem o candidato, mas também outros eleitores, em especial de esquerda, foram tiradas de seus comícios, entrevistas às redes de TVs e redes sociais:
* Em evento político no Acre, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou a seguinte delicadeza:
“Vamos fuzilar a petralhada toda aqui do Acre. Vamos botar esses picaretas pra correr do Acre. Já que eles gostam tanto da Venezuela, essa turma tem que ir pra lá. Só que lá não tem nem mortadela galera, vão ter que comer é capim mesmo”. Defendendo-se, o capitão disse que estava usando uma hipérbole (figura de linguagem).
 * Bandido bom é bandido morto.
* Bolsa Família e as Cotas Raciais são programas negativos para alimentar a preguiça.
* O Movimento Negro, o Feminista, o LGTB se vitimizam em excesso para obter regalias.
* Embora se defina nacionalista, apresentou como seu futuro Ministro da Fazenda, caso vença as eleições, o economista Paulo Guedes, um dos defensores da privatização da Petrobras.
Mulheres organizam passeata de apoio a Bolsonaro no RJ
No mesmo dia, o grupo 'Mulheres Com Bolsonaro' realizará  uma passeata do eleitorado feminino em apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro. O evento acontece na Praia de Copacabana, na capital do Rio de Janeiro. O movimento foi divulgado pela organizadora Sara Winter na segunda-feira 24. 
“Este evento tem como objetivo se contrapor ao evento criado pelo movimento feminista, para dar continuidade à falácia de que Bolsonaro odeia as mulheres. Como cidadãs de bem é nosso dever nos reunirmos e nos organizarmos como mulheres, mães, trabalhadoras, empresárias e simpatizantes do futuro presidente do Brasil, a fim de mostrar que não há escolha melhor para um Brasil seguro e respeitoso conosco – afirma a organizadora.