Nessa quarta-feira 16, às 13h58, R ligou para o 190, informando que seu veículo VW/Gol, ano 95/96, branco, acabara de ser furtado. A vítima informou ainda que uma vizinha vira dois indivíduos, um branco, alto e magro e outro baixo e pardo entrarem no veículo e levá-lo. Outra testemunha disse que o veículo teria seguido sentindo rodovia Gruta dos Palhares.
Após repassar as informações, as guarnições seguiram o sentido informado com o intuito de localizar o veículo. Durante o rastreamento foi percebido que o veículo furtado seguiu a estrada vicinal de acesso à região denominada Cipó, que também dá acesso à MG 428, porém o veículo não foi localizado.
Durante o rastreamento e busca de informações, a PM contatou a vítima e a orientou a solicitar as imagens do sistema de vídeo monitoramento da casa vizinha. A PM recebeu também informações de que havia vários detentos do regime semiaberto no bairro, fazendo serviços de limpeza e alguns deles desceram do caminhão e ficaram rondando o bairro.
A vítima conseguiu as imagens do furto do veículo e dos autores durante a ação. As imagens mostram que dois indivíduos, um alto trajando uma camiseta escura com detalhe na frente e escrita nas costas, o outro baixo, camiseta clara tipo gola polo, pularam da carroceira de um veículo caminhão M.BENS, placa GOZ-0608, cor azul, caminharam em direção ao veículo VW/Gol, que estava estacionado. O mais alto aproxima da porta e começa a abrir o veículo, o outro indivíduo fica dando cobertura, e, após conseguirem abrir a porta, entram no veículo, evadiram-se convergindo numa rua à direita em alta velocidade e tomando rumo desconhecido.
Pelas imagens, foi possível identificar que o veículo de onde os autores pularam, trata-se do caminhão que presta serviço de limpeza na cidade, e as pessoas que trabalham no caminhão são reeducandos, que estão no regime semiaberto, saem para trabalhar as 8h00 e retornam as 16h00.
A PM entrou em contato com o diretor do presídio e outros agentes que reconheceram os autores. Foram retirados todos os reeducandos que saíram para trabalhar no setor, onde ocorreu o furto para conversar com a guarnição, contudo, todos negaram a autoria, mas confirmaram que estiveram na rua onde ocorreu o furto; notaram que dois deles CRM e LHS possuem as mesmas características dos autores que praticaram o furto do veículo, mas negaram a autoria e não revelaram o destino do veículo furtado.
Já na presença apenas do diretor do presídio, conversando separadamente, um deles, que estava no veículo e pediu para não ser identificado por medo de represália, confessou que C e L haviam furtado o veículo e, que após cometerem o furto ficaram aproximadamente duas horas ausentes do local de trabalho. O grupo foi obrigado a aguardar o retorno dos dois para retornar e se apresentar no presídio, fato este confirmado por uma testemunha. Diante dos fatos, os autores C e L foram presos. Os demais que estavam no caminhão continuam recolhidos à disposição para maiores esclarecimentos dos fatos.
Autor é pego com mais de um quilo e meio de droga
Ainda na quarta-feira 16, por volta das 15h, durante rastreamento do veículo Gol e dos autores do furto, uma guarnição se deslocou para a estrada vicinal que liga a região do Cipó à MG 428 (Araxá/Franca) e se deparou com ARTS conduzindo a motocicleta Honda/CG 125, cor vermelha, placa DTM-5651. Os policiais realizaram a abordagem do veículo e o condutor relatou que havia saído de Sacramento e seguia para a cidade de Rifaina/SP.
Devido à atitude suspeita, o autor visivelmente nervoso, tremendo e vestindo blusa de frio, mesmo com clima quente, a PM realizou busca pessoal e encontrou dentro da calça, na altura da cintura, 2 tabletes grandes de maconha, pesando aproximadamente 1.641 gramas.
Em conversa com o autor, este disse que a motocicleta pertencia a PRA, que lhe havia pedido para fazer a entrega dos tabletes a uma pessoa, que não soube dizer o nome ou apelido, mas que é oriunda de Rifaina/SP. Disse mais que o destinatário da droga o aguardaria na estrada vicinal, depois de um restaurante, próximo às caçambas. O autor declarou ser usuário de droga e que, constantemente, compra drogas de PRA, e que estava levando o material em troca de 50 gramas de maconha.
A PM foi ao local indicado por ele e nenhum indivíduo foi encontrado no local combinado entre eles. Realizadas diligências para localizar o proprietário dos materiais, a PM teve êxito na prisão de PRA, na rua Salomão Jacob, próximo a uma padaria.
Conforme o BO, PRA apresentava nervosismo e disse que ARTS apenas pediu sua motocicleta emprestada e que não disse para qual fim seria usada, tampouco assumiu a propriedade da droga. Mas, na casa de PRA foram encontradas uma bucha de maconha pesando 12 gramas, 1 balança de precisão da marca Startools. Na residência de A foi encontrado um cigarro de maconha embalado em plástico. Os dois foram presos e a motocicleta apreendida.
Foragido da justiça é preso no bairro Cajuru
AIS acabou preso no dia 6/8, à 1h15 da manhã, num estabelecimento comercial no bairro Cajuru. A prisão se deu durante abordagem policial no estabelecimento quando uma guarnição realizou busca pessoal e pesquisa de nomes de todos os frequentadores. Ao realizar consulta constataram que AIS tinha em seu desfavor um Mandado de Prisão em virtude de Sentença Condenatória Transitada em Julgado, expedido pela MM Juíza de Direito da Comarca de Sacramento. Diante do fato, o autor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. (184ª Cia PM/Cb, Alexandre R. Borges/Redação ET)