Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CMS aprova parceria entre Prefeitura e AABB

Edição nº 1581 - 28 de Julho de 2017

Em reunião extraordinária, realizada na manhã dessa quinya-feira 27, a A Câmara de Sacramento aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que autoriza  celebração de convênio de cooperação financeira com a Fundação Banco do Brasil, tendo como intervenientes o Banco do Brasil S/A, a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil (FENABB) e a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB”.

A finalidade do projeto é implantar na cidade o programa, 'Integração AABB Comunidade”, que atenderá até 100  crianças e jovens  com idades entre 6 a 18 anos incompletos,  com  ações  pedagógicas, conforme os objetivo proposto no parágrafo único do artigo 1º:

“... promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, por meio de ações educacionais que favoreçam a inclusão socioprodutiva e ampliem a consciência cidadã, contemplando a formação dos educadores sociais que atuam no programa”. 

Conforme o projeto, à Fenabb caberão as verbas para a manutenção e reformas em espaços e instalações onde as atividades serão desenvolvidas; aquisição de computador e impressora; desenvolvimento de iniciativas como cursos e outras; alimentação, transporte e hospedagem  de educadores.

A Fundação BB será a responsável pelos uniformes, móveis escolares, equipamentos e utensílios de cozinha e cantina, primeiros socorros e material didático pedagógico. 

O município será o responsável pelo pagamento dos profissionais que atuarão no programa, alimentação dos alunos funcionários, transporte e exames médico-odontológico dos alunos.  A AABB deve manter o programa, que funcionará no clube, disponibilizando inclusive suas dependências para as atividades do programa, dentre outras responsabilidades.

 O programa a ser implantado será executado entre os meses de fevereiro a novembro, exceto os meses de férias escolares, julho, dezembro e janeiro, e terá duração de aproximadamente quatro anos, com encerramento previsto para 31/12/2020. 

No Estado de Minas Gerais, o projeto foi implantado em 24 municípios. Na mesorregião Triângulo/Alto Paranaíba, composta por 67 municípios, está presente em Araxá, Araguari, Campina Verde, Conceição das Alagoas, Frutal, Patos de Minas, Rio Paranaíba, dentre outros. 

O prefeito Wesley De Santi de Melo disse ao ET que logo que conheceu o projeto, percebeu o quanto seria viável para Sacramento. “Nosso governo tem, fundamentalmente, esse compromisso com a educação, saúde e esporte, três pilares que asseguram à sociedade uma melhor qualidade de vida, razão de termos enviado o projeto à Câmara até mesmo em regime de urgência, porque o convênio deve ser assinado até 28 de julho”, justificou.

Falando também ao ET, antes de a reunião começar, o presidente da Casa, Pedro Teodoro, Rezende, adiantou que a Câmara deveria aprovar a matéria. “Todo programa que vem em benefício da criança e do adolescente deve ser visto com bons olhos, como algo bom e que deve ser apoiado, se estiver dentro de todas as conformidades legais. Pelo que sei, os vereadores já estudaram a matéria, já temos o parecer jurídico de sua legalidade, então deve ser aprovado”, adiantou, reforçando o objetivo da matéria. “O programa é muito interessante, já aprovado por diversas cidades, por conta de sua finalidade educativa e esportiva, capaz de inserir nossas crianças e adolescentes em um amabiente propício, longe da ociosidade e dos e dos maus caminhos”, analisou. 

Ronaldo Bezerra, presidente da AABB/Sacramento, o sacramentano  Sérgio Marcelino Borges (Poião), presidente da AABB/ Araxá e Conselheiro Regional das AABBs do Triângulo Mineiro e o gerente Fernano, da agência local, assistiram à sessão da Câmara que aprovou o projeto. 

Para  Poião, o programa Integração AABB Comunidade existe já em 600 municípios do país, atendendo 60 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social dando suporte, retirando-os da   rua ou da ociosidade. Eles passam o dia na AABB, no contra turno do horário escolar e lá têm com aulas de reforço escolar, natação, música, teatro e um tempo de lazer orientado. A AABB fica ociosa durante a semana, por que não utilizar o espaço num programa social?”, explica. De acordo com Poião, os participantes  são selecionados  nas escolas, através de análise sócio-econômica da família e da criança ou adolescente e, da situação em que ela vive. 

Conforme Poião, o programa existe em Araxá há 26 anos e já atendeu mais de 1800 crianças, a maioria delas, cidadãos de bens em Araxá.