Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito fecha Casa Dia do Idoso, mas usuários continuam com assistência

Edição nº 1553 - 13 de Janeiro de 2017

A Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria de Assistência Social, desativou a Casa Dia do Idoso Mona Scalon devido ao alto custo do projeto,  mas os usuários da casa  continuarão tendo atendimento. A informação foi dada à imprensa pela secretária  de Assistência Social, Sílvia Madolosso Dreher. 

“- A Casa Dia tinha um custo muito alto com transporte, aluguel, manutenção de piscina e muitos funcionários para atender poucas pessoas. Importante explicar que a casa só atendia pessoas saudáveis, independentes, com plena capacidade de locomoção e condições de se 'virarem' sozinhas. Na Casa, elas participavam de oficinas, atividades físicas como ginástica, natação, assistiam à TV, etc, enfim, passavam o dia lá, porém, quando tinham algum problema de saúde não podiam ficar lá. E a demanda de pessoas acamadas, pessoas dependentes é grande”, justificou a secretária.

 De acordo com Sílvia, todos os usuários da Casa Dia retornam aos seus lares, mas serão atendidos através de projetos sociais que serão desenvolvidos em dois prédios públicos, o Lar Solidário, no bairro João XXIII; o Centro do Idoso, no Jardim Alvorada e na piscina do Marquezinho. 

“- Como estamos reduzindo custos, vamos deixar de pagar um aluguel em troca do uso de dependências públicas, onde serão recebidos com toda a assistência de profissionais capacitados, com lazer e atividades físicas diversas. Eles não serão abandonados. Agora, o transporte só será disponibilizado às pessoas que não puderem se locomover”, explicou, ressaltando que o novo governo não está acabando com o projeto. “Não chegamos pra acabar com projeto nenhum como dizem, estamos, sim, reestruturando e ampliando o atendimento, que será igual para todos os idosos, que não são poucos em Sacramento”.  

Mobiliário será usado em outras entidades
De acordo com Sílvia, todo o mobiliário e utensílios que estavam na casa, comprados pela Casa ou doados por particulares, foram catalogados como patrimônio da Prefeitura e estão guardados na sede da Assistência Social, para destinação futura a outros espaços públicos, exceto as 11 camas que foram emprestadas/cedidas ao Lar São Vicente de Paulo, inclusive uma mesa grande que estava ali emprestada.
Esclareceu mais que os bens doados e/ou emprestados com cláusulas de devolução, caso a instituição fosse fechada, conforme aconteceu, basta reclamar apresentando o documento comprobatório que o bem será devolvido. 
O Prefeito Wesley De Santi de Melo, reafirmou as informações da secretária Sílvia, acrescentando que “o recurso do município é para todos, por isso vamos implementar  novos projetos com várias atividades, como tínhamos no Lar Solidário, no Centro do Idoso, atividades físicas nos grupos da Terceira Idade e direcionadas aos idosos de todos os bairros. Não vamos, em momento algum,  deixar de dar atenção para  os idosos, eles só não vão ter um lugar específico para ficar o dia inteiro, porque temos que olhar a questão da viabilidade e o alto custo dessa atenção para atender poucas pessoas”.