Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

O troca-troca dos partidos antes das eleições

Edição nº 1512 - 8 de Abril de 2016

Movimentação partidária na cidade com vistas nas eleições municipais. O destaque da semana vai para a mudança de siglas, reestruturação e criação de novos  partidos. 
Dos atuais, além de Leandro Roberto Araujo que migrou para o Solidariedade, e Rafael Scalon Cordeiro, para o PSD, mais uma mudança confirmada nos últimos dias da janela partidária: o PMDB recebeu um grande reforço com a chegada de um dos vereadores mais atuantes no atual mandato, a do médico Pedro Teodoro Rodrigues  de Resende,  um que deixou os verdes para apoiar a força máxima do PMDB, o ex-prefeito Wesley De Santi de Melo e seu grupo político, com candidatura praticamente acertada através de seu grande líder, o ex-prefeito Baguá  -Wesley De Santi Melo. 
Tivemos ainda informações de que o verador  Cleber Rosa da Cunha deixou o PRB, mas, apesar das várias ligações o ET não obteve retorno para a confirmação. 
Durante toda a semana passada, até o dia 2, movimentação também no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), uma das siglas partidárias mais antigas da política brasileira, nascido com Getúlio Vargas, que voltou com força total, sob  a direção do ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, que conta na comissão provisória com os nomes de Atílio Cesar Cervato,  Paulo Sérgio Candido,  Carlos Alberto de Souza, João Jarnaldo de Araújo, Jorge David Batista e  Wellington Batista.
Na redação do ET, o ex-prefeito confirmou que a campanha de filiação através da imprensa e carro de som obteve um êxito excelente. “Estamos prontos para ser uma das maiores forças políticas de Sacramento nestas próximas eleições”, afirmou José Alberto, ainda sem definir se será ou não candidato. “Como eu sempre digo, minha candidatura não depende de mim, mas do povo de minha terra, do apoio que estamos consolidando”, disse mais.
Já o PSB vai para as eleições desfalcado. Perdeu o jovem e atuante Danylo Gonçalves Silva, que se torna o presidente do mais novo partido da cidade, o PPS (Partido Popular Socialista). Compõem a comissão provisória com Danylo, os membros João Bosco Martins (Peroba), Malena Cristina Santana, Leila Maria Thiago e Luiz Antonio Sinhorelli, outro político de grande prestígio e ex-vereador da  cidade. Sinhorelli, diga-se, deixou um das forças mais tradicionais da política brasileira, o PDT, criado por Leonel Brizola, partido em que esteve filiado desde 1992, ou seja,  há 23 anos. Pelo que sabemos o grupo consolida também suas forças e adesões partidárias para ter um candidato próprio nas próximas eleições.
Ainda em silêncio, outra expressiva força política da cidade, liderada pelo atual prefeito, Bruno Scalon Cordeiro, que obteve no último pleito uma coligação com vários partidos, nos bastidores se prepara também para enfrentar o pleito com sua tradicional e expressiva força. Em recente entrevista ao ET, Bruno não confirmou sua candidatura. “É natural que quem está na cadeira tenha essa visão, mas é óbvio que isso depende de vários fatores. Existe um grupo político, pessoas que estão agregadas... Estamos trabalhando com outros partidos para fazer parte. Ou seja, é uma decisão a ser analisada pelo grupo”. Dentro desse grupo mencionado pelo prefeito Bruno, especula-se a candidatura de outra expressiva força dentro da coligação, a do ex-prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, atual secretário de Agricultura e Pecuária do município.