Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Juíza eleitoral orienta candidatos

Edição nº 1531 - 19 de Agosto de 2016

A Juíza Eleitoral da comarca, Ivana Fidelis Silveira, reuniu, na noite dessa quinta-feira 17, no Fórum Magalhães Drummond, os candidatos a prefeito, vice e vereadores para orientações a respeito do pleito de outubro próximo, sobretudo chamando atenção para os cuidados e respeito com a propaganda eleitoral.
“- As orientações são, principalmente, sobre 'o que pode e não pode' na propaganda eleitoral, que é o que comumente traz dúvidas. E, se por ventura algum candidato não comparecer, poderá acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral, que encontrará lá a cartilha do 'Pode e Não Pode', explicou, falando da sua expectativa sobre as próximas eleições.
“- Espero que tudo transcorra dentro do princípio da ética, que deve nortear o estado democrático de direito. É uma eleição municipal, onde geralmente os ânimos se acirram, mas esperamos que cada um tenha dentro de si a convicção e a certeza de que o que todos esperam é o melhor para Sacramento. Então, que todo saibam pautar dentro dos limites da ética e do respeito ao longo de todo o processo”, recomendou a juíza.
Com seis anos de magistratura, Ivana Fidelis chegou a Sacramento no mês de fevereiro, vinda de Tupaciguara, mas já trabalhou em Pirapora, Várzea da Palma e Uberlândia.
“- Até o mês de junho, nas quintas e sextas-feiras, continuei auxiliando a comarca de Tupaciguara, que tem um grande volume de serviço, mas agora estou trabalhando somente em Sacramento, onde estou residindo com a família, esposo e filho”, revelou.
Dra. Ivana disse ao repórter  que gostou de Sacramento. “Uma cidade agradável, acolhedora, mas como ocorre em todas as comarcas, temos muitos problemas, mas que iremos colocar em dia na medida de nossas possibilidades”, afirmou a juiza.

 

 Baguá e Juninho iniciam horário eleitoral gratuito

Nesta sexta-feira 19, às 13h, a juíza Ivana Fidelis, acompanhada pelo promotor José do Egito de Castro Souza, e pelo chefe do Cartório Eleitoral, Wesley Resende Naves, na presença de representantes de coligações, partidos políticos e repórteres, procedeu o sorteio da ordem dos candidatos no horário eleitoral gratuito nas rádios da cidade, conforme previsão dos artigos 38 e 39 da Resolução TSE nº 23457/2015.
Foi esta a ordem sorteada dos candidatos a prefeito e vice: o 1º horário será da coligação liderada por Baguá e Juninho; em 2º lugar, José Carlos e Malena e, em 3º lugar, José Alberto e Fofão.
A nova legislação eleitoral trouxe várias alterações e uma delas refere-se ao horário eleitoral gratuito no rádio e TV, que exclui os candidatos a vereador de participação na cadeia de emissoras que transmitirá a propaganda eleitoral gratuita, entre os dias 26 de agosto e 29 de setembro (35 dias).
De acordo com a Resolução, os candidatos a vereador ficarão apenas com uma fatia de 40% das inserções diárias a serem veiculadas durante a programação das emissoras. Isto é, só poderão utilizar o espaço do horário eleitoral em cadeia de rádio e TV, os candidatos majoritários, mesmo assim, num espaço de tempo bem inferior ao da última eleição municipal realizada em 2012. Os 60 minutos diários (uma hora) foram reduzidos para 20 minutos. No rádio, a propaganda irá ao ar das 7h às 7:10h e das 12h às 12:10h, de segunda à sábado.
Já as inserções de trinta e sessenta segundos, no rádio e na televisão, totalizando setenta minutos diários, de segunda-feira a domingo, serão distribuídas ao longo da programação veiculada, na proporção de 60% (sessenta por cento) para Prefeito e 40% (quarenta por cento) para Vereador. As inserções serão veiculadas em três blocos.
O primeiro das 5h às 11h da manhã; o segundo das 11h às 18h e o terceiro, das 18h às 24h.