O prefeito e vice-prefeito eleitos, Wesley De Santi de Melo e Osmar Trevisan Jr, e os vereadores, Edmilson de Souza Peres, Henrique Spirandeli de Andrade, Leandro Roberto de Araújo, Luiz Devós, Luster Fernandes, Marcos dos Santos Pires, Matheus Fonseca Bizinoto, Maurício Alves Rodrigues e Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, diplomados na última sexta-feira 9, estão aptos e prontos para a posse no dia 1º de janeiro.
Para a juíza Ivana Fidélis Silveira, que presidiu a Diplomação, sua expectativa de cidadã “é a mesma daqueles que tanto anseiam por ver a paz, a harmonia e o trabalho exercitados com respeito e cuidado à coisa pública em prol do bem estar geral e da tranquilidade de nossa comunidade”.
Ressaltou a juíza eleitoral aos eleitos que, “apesar do tormentoso momento que vivemos, em que presenciamos tantos descalabros e desarmonia entre as instituições e poderes, creio que mesmo assim é possível zelar pelo cumprimento das leis, observem os princípios e limites da gestão da coisa pública com o devido rigor, ações que só se compreendem se eivadas de conteúdo de legítimo interesse público.
Ao proferir sua mensagem, em nome dos candidatos eleitos, na cerimônia de diplomação no fórum local, na última sexta-feira 9, o prefeito eleito, Wesley De Santi de Melo – Baguá afirmou que “o momento é de extrema responsabilidade, tendo em vista que em nosso país, os políticos estão na contramão da opinião pública”.
Disse mais que “o compromisso agora é de reverter essa situação, trabalhando no tripé da moralidade, da honestidade e da transparência nas coisas públicas”, afirmou, ressaltando seu orgulho e responsabilidade ao receber o diploma. “Mas tenham a certeza de que queremos fazer muito, todos, em busca de uma Sacramento melhor”.
Parabenizando a juíza eleitoral, Ivana Fidelis e o chefe do Cartório Eleitoral, Wesley Rezende Naves, Baguá reconheceu que a última eleição foi diferente. “Essa eleição foi atípica. Com uma legislação alterada, ela fez pairar muitas dúvidas, porém, sempre que procurada, a justiça eleitoral, através do chefe do cartório, Wesley Naves, de pronto e dentro das normas legais, sanava todas as dúvidas. Muito obrigado pela forma que a Justiça Eleitoral conduziu o pleito em Sacramento”, agradeceu.
Wesley Baguá pediu também união. “Aqui estão representados o Três Poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo e temos que trabalhar unidos, porque estamos vivendo uma época difícil, com a crise política e econômica assolando o nosso Brasil. São momentos de muitas dificuldades. Tivemos a oportunidade de visitar todos os deputados eleitos e votados em Sacramento e o que ouvimos em todos os gabinetes é de que vai ser um início de governo de muita dificuldade”, destacou.
Elogiado na cerimônia pela juíza eleitoral e pelo prefeito eleito, o chefe do Cartório Eleitoral, Wesley Rezende Naves, ao falar da culminância dos trabalhos, se confessou envaidecido.
“- Já estávamos satisfeitos por termos conseguido desempenhar o papel e, agora, receber esse reconhecimento, nos deixa deveras entusiasmado. Não sei se eles têm razão nas palavras, mas espero que sim e, se não tiverem, nós temos de nos esforçar para merecermos, pelo menos no futuro, esses elogios”, afirmou, com sua humilde peculiar.
“Meu compromisso é com o povo...
O médico Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende (foto), que desde 2005 vem escrevendo a sua história na política sacramentana, como vice-prefeito e vereador, entra agora para os anais da Câmara Municipal como o vereador mais bem votado na história da política sacramentana, com 1006 votos.
Com grandes expectativas, o vereador comemora a vitória da democracia. “Estou muito feliz ao ver terminado o pleito, que considero a concretização da democracia plena através do voto do povo sacramentano. E tenho grandes expectativas, tanto em relação ao Legislativo quanto ao governo do prefeito Baguá, no sentido de que ele corresponda às esperanças depositadas pelo povo: um governo justo, trazendo progresso e desenvolvimento para todos sem distinção, atendendo de fato às necessidades da população povo”, afirmou em entrevista ao ET.
Ao ser questionado se vai ter a mesma postura atuante que teve como vereador de oposição, em relação ao governo saínte, Pedro Teodoro foi categórico ao afirmar que foi eleito para representar o povo. “Vereador é eleito para representar o povo e, com certeza vou manter a mesma postura, defendendo os interesses dos munícipes. Independente de ser situação ou oposição, meu compromisso é com o bem estar dos sacramentanos. Vou apresentar e aprovar projetos, sobretudo de interesse dos moradores de nossa cidade, além de fiscalizar os atos do poder executivo”, afirmou.
Sobre a especulação de que poderá ser o próximo presidente da Câmara, Dr. Pedro deixou claro que nada está ainda definido. “Estamos trocando ideias, internamente, e agora com a diplomação, vamos nos sentar com os vereadores do nosso grupo, conversar e aquele candidato que considerarem o melhor para o momento, esse será o presidente. Se for eu, estou pronto”, disse.
Apesar da crise, expectativas são boas
Em entrevista ao ET, o prefeito eleito, Weslery Baguá afirma que apesar da crise política e econômica porque passa o país, as expectativas são boas. “Sabemos das dificuldades, mas ficar só falando em crise, isso atrai um negativismo muito grande. Teremos condições de fazer um bom trabalho. Temos de ser otimistas. Não ficaremos parados, mas trabalhando o tempo todo e correndo atrás de recursos. Somos otimistas, crise passa. Não vamos ter quatro anos de crise”, frisou.
Segundo Baguá, uma forma de economizar diante da falta de recursos será começar com a prefeitura enxuta. “Nossa ideia é começar com poucas secretarias, aquelas mais diretamente ligadas ao atendimento do povo: Saúde, Educação, Assistência Social, Controladoria e Negócios Jurídicos. À medida que for melhorando, iremos implementando os trabalhos”, afirma, destacando que a transição de governo continua dentro da normalidade.
Juiza deseja bom governo
A juíza eleitoral Ivana Fidelis Silveira, encerrando a solenidade de diplomação, parabenizou os novos dirigentes da cidade. “Uno-me às palavras do nosso prefeito e espero que, realmente, Sacramento tenha nos próximos quatro anos, a felicidade de ser bem administrada e que tudo de melhor que possa ser feito, se faça em prol da cidade e do povo”.