Começa na próxima segunda-feira, 13 de junho e termina dia 3 de agosto o período de convocação, pela Justiça Eleitoral, dos mesários que vão trabalhar nas eleições municipais de outubro para o primeiro e eventual segundo turno de votação.
Todo eleitor convocado deverá receber um comunicado oficial da Justiça Eleitoral. Os eleitores também podem se inscrever como mesário voluntário até o dia 3 de agosto no cartório eleitoral em que estiverem inscritos, ou nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais do Estado que possui domicílio eleitoral. A inscrição não confirma a nomeação de imediato, e o eleitor deve aguardar a convocação oficial para ter certeza se será mesário ou não.
O mesário convocado ou voluntário terá como vantagens dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário; requisito de desempate em concursos público, quando mencionado no edital; critério de desempate para funcionários públicos que concorrem a promoção de cargo; pode ser adicionado como horas complementares nas universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.