Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CMS encerra legislatura com noite de homenagens

Edição nº 1550 - 23 de Dezembro de 2016

A sessão solene presidida pelo vereador Mateus de Paula Pereira, contou com a presença de todos os  edis,  que outorgaram os títulos e comendas aos cidadãos:  Anderson Rezende e Daniel Negrete (vereador Márcio Luiz de Freitas); Eduardo Camilo e Fernando Vieira Marques (vereador Cleber Rosa da Cunha);  Julieta Rosa de Paula e Wilson Barcelos de Faria (vereador Leandro Roberto de Araújo);  Júlio Cezar de Araújo Souza e Rafael Scalon Cordeiro (vereador Luiz Alberto da Silva); Paulo Imar Zago e Vicente Pinto de Almeida (vereador José Maria Sobrinho); Onézio Francisco Cruvinel e Ilke Cristina Prado (vereador Mateus de Paula Pereira);  Raimunda Martins dos Santos e Cesar Adalberto Pirajá Figueiredo (vereador Matheus Fonseca Bizinoto ); Roberto da Matta Lenza e Hely Tarquínio (vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende); Lívia Cristina Melo Pereirinha e Leonardo Morreale Diniz Portela (vereador Rafael Scalon Cordeiro). 

Os homenageados Hely Tarquínio e  Leonardo Morreale Diniz Portela, ambos deputados estaduais  receberão oportunamente a Comenda do Mérito Legislativo. 

 Na oportunidade foram descerradas na Galeria dos Prefeitos, as fotografias dos prefeitos, Coronel José Afonso de Almeida (19/1930) e Bruno Scalon Cordeiro (2013/2016) e, na Galeria dos Presidentes da Câmara, a foto do vereador Aziz Antônio dos Santos.

 A solenidade, abrilhantada pela bela voz de Juliana Gomes, uma das semifinalistas do  The  Voice Brasil, contou com a presença do prefeito Bruno Cordeiro, familiares e amigos dos homenageados e convidados. A sessão encerrou com uma homenagem a dona Maria Izabel Pansani, mãe do presidente da CMS, Mateus de Paula Pereira e a Shelma Scalon Cordeiro, mãe do prefeito Bruno. 

 

Discursos  enaltecem homenageados

As personalidades agraciadas foram também saudadas pelos respectivos vereadores que lhes concederam os títulos e comendas e, também, pelo prefeito Bruno Cordeiro. O presidente da Câmara, Mateus de Paula Pereira, finalizou a cerimônia enaltecendo os homenageados, como “homens e mulheres incansáveis que transformam o contexto da dificuldade em esperança de dias melhores. (...) São pessoas que ultrapassam barreiras de cidade e estados, transpõem burocracias governamentais, desvelam-se como pais e mãe a suster a base familiar e, além de tudo, mas também por isso, destacam-se em nossa sociedade como diletos sacramentanos, ainda que não nascidos nesta terra...”. 

Coube ao agraciado, Anderson Rezende (Dudu) fazer os agradecimentos em nome das personalidades homenageadas. 

 

Os novos Comendadores..

* Anderson Rezende, sacramentano, filho de Sebastião de Paula Rezende (in memorian) e de Marlene Jacob Rezende, destaca-se pelo trabalho na Luandri, fundada pelo seu pais, desde os 12 anos, da qual hoje é sócio-proprietário. Anderson é formado em Administração de Empresas pela  Universidade de Uberaba (Uniube) desde 1996 e, no trabalho filantrópico, foi membro da diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e da diretoria da Associação Atlética banco do Brasil (AABB).

 

* Eduardo Camilo, uberabense, Administrador de Empresas formado pela Facthus e Técnico em Agropecuária, pela Escola Agrotécnica (hoje IFTM) de Uberaba, atualmente é gerente do INSS em Sacramento. Além do trabalho na Previdência Social, Camilo se destaca por valorizar o município em TCC feito na conclusão  do  curso de Administração, com aprofundamento na agricultura familiar sacramentana, sob o título,  “Estudo de caso de trabalhadores ruas da economia  familiar”. Eduardo é casado com Adriano Chiuchi, pais de dois filhos.

 

* Julieta Rosa de Paula, moradora do Desemboque, lugar onde nasceu no lar de  José Vitoriano de Paula e de Joana Rosa de Rezende, pais de outros dez filhos é uma mulher de fé, ministra da Eucaristia há mais de 30 anos, catequista e atuante na comunidade onde sempre morou.   Viúva de Manoelino Ribeiro Filho, Julieta é mãe de seis filhos, todos criados com esmero e dentro dos bons princípios. Sua atuação na comunidade é exemplo para toda a gente do Desemboque e região. 

 

* Júlio Cezar de Araújo Souza, sacramentano, formado em Direito pela Uniube, desde menino acompanhou o pai, Paulo Araújo (Maria D´Aparecida de Oliveira Souza) atacadista da empresa  Arroz Araújo. Após a morte do pai, Júlio  continuou seguindo seus passos no ramo, tornando-se um grande agropecuarista , que se destaca pela tecnologia de ponta que procura implementar com sua equipe.  Júlio é casado com a estilista Tutuce Devós, pais de duas filhas, as empresárias de moda, Maria Clara e Maria Júlia. 

 

* Paulo Imar Zago, sacramentano, filho de Jacinto Zago e Josefina Fragonese Zago, é o caçula de nove irmãos. Com poucos estudos, fez da vida a maior escola. Aos 18 anos, adquiriu com o irmão Pedro Zago um posto de combustível. O começo não foi fácil, era ele que ia a Belo Horizonte buscar combustível duas vezes por semana. Venceram,  embora, para isso tenham aberto mãos de muito lazer. Paulo é casado com Maria Angela e pais de quatro filhos.

 

* Onézio Francisco Cruvinel, sacramentano, filho de Omar Borges Cruvinel e Hilda Silva Cruvinel, cresceu com s sete irmãos. Onézio é advogado  atuante em Sacramento, ocupando o cargo de assessor jurídico da Câmara por dois anos; advogado da Assistência Judiciária do Município, foi presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal e, atualmente, é presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social. Onézio é casado com Mayra Batista Lobato, pais de dois filhos.

 

* Raimunda Martins dos Santos, a Nininha da Santa Casa, figura querida em Sacramento é natural de Uberaba e doou grande parte de sua vida no auxílio à saúde dos sacramentanos, na Santa Casa de Misericórdia, desde 1958, quando aqui chegou, depois de se formar  Auxiliar de Enfermagem na Escola de Enfermagem Frei Eugênio, em Uberaba. Quantas gerações nasceram em suas mãos? Filha da terra por justiça e por título, Nininha, guarda um grande carinho pela cidade que a adotou e em especial à Santa Casa onde ainda mantém o seu quarto, “o quarto da Nininha”. 

 

* Roberto da Matta Lenza, sacramentano, é médico  formado pela UFTM, em 1997, com residência médica em cirurgia geral também na UFTM. Especialista  em cirurgia do aparelho digestivo. Faz parte da equipe de ponta da UFTM como professor e cirurgião titular em Gastro e  cirurgia geral, concursado desde 2002. É também médico concursado do serviço de urgência da UFTM e médico hiperbarista desde 2009. É o responsável pela clínica de Medicina Hiperbárica, e Clínica Lenza e médico cirurgião do Hospital São Domingos. Revela-se hoje como um dos cirurgiões mais conceituados da região. 

 

* César Adalberto Pirajá Figueiredo, natural de São Paulo, neto de um dos grandes cafeicultores, Cesar Martins Pirajá, nomeado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, presidente do Departamento Nacional do Café. Cesar, mudou-se para Sacramento em 1981, para administrar a fazenda de seus pais  e tios, sócios na época.  E hoje figura entre os  grandes produtores de café no município. Foi o  pioneiro no sistema plantio direto   em soja no município, onde se destaca como produtor de cereais e também no ramo da agropecuária de leite, gerando emprego e renda. 

 

* Daniel Negrete, nascido na cidade de São Paulo, é dentista formado  na FOP-Unicamp em 1996. Após trabalhar em Guarulhos  e no Departamento de Odontopediatria da USP, desenvolvendo atendimento na área de Ortopedia Funcional dos Maxilares, depois de uma visita à cidade  em 2004,  para conhecer o Colégio Allan Kardec,  mudou-se definitivamente para Sacramento em 2007. Mestre em Ortodontia, Negrete é professor na Uniube,  mas é radicado em Sacramento onde mantém consultório.

 

* Fernando Vieira Marques, natural de João Monlevade (MG) é  médico formado pela UFMG e especialista em Medicina Legal, perito  concursado do Instituto Nacional da Previdência  Social (INSS) lotado em Sacramento, onde chegou há mais de quatro anos e desde então atende também no Centro de Referência e Especialidades “Antonio Júlio Sobrinho”. Fernando é casado com Ana Paula Rezende Bisco, pais de um filho, Fernando. 

 

* Ilke Cristine Prado, natural de Itaberá (SP), é mãe, empresária, que desde cedo começou a trabalhar e, aos 30 anos se consolidou como empresária do ramos comercial em Sacramento, com a  Butique Madu, em homenagem à filha Madu (Maria Eduarda).  Uma loja de sucesso na cidade, que Ilke atribui ao companheiro Lucas Scalon e à mãe, de saudosa memória, com quem aprendeu  da arte de vender. Filha de Luiz Carlos e Anália de saudosa memória, Ilke tem dois irmãos, Quilder e Ana Krísia. 

 

* Lívia Cristina Melo Pereirinha, uberabense de nascimento, filha de Clayson Pereirinha e de Regina Helena de Melo Pereirinha, é formada em Direito pela Universidade de Franca, desde 2011, pessoa atuante na comunidade, sobretudo nas atividades da Igreja Católica, na arquidiocese de Uberaba, onde foi representante da diocese na Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Atua também  em atividades de voluntarismo. Atualmente ocupa o cargo de diretora de Cultura do  Município. 

 

* Rafael Scalon Cordeiro, uberabense de nascimento, filho de Ivan Cunha Cordeiro e Shelma Scalon Cordeiro, é dentista, formado pela Uniube, desde 2003. É especialista com aperfeiçoamento em Próteses sobre implantes, cirurgia e endodontia. Iniciou a atividade profissional em  Uberaba, cidade onde residiu  até a formação e, a partir de então, mudou-se para Sacramento para trabalhar com o pai, Ivan. Rafael iniciou na vida política em 2011, sendo eleito vereador em  2012.

 

* Vicente Pinto de Almeida, araxaense, subtenente da PMMG, que, incentivado pelo pai, João,  então sargento da PMMG, ingressou na Polícia em 1981, em Patos de Minas.  Formado soldado , retornou a Araxá, onde se casou com a Sagto. Edna Aparecida dos Santos Almeida, e se tornaram pais de quatro filhos. Depois de passar por  Patos de Minas, Belo Horizonte, Tapira, Uberlândia e Frutal, Sargento Almeida,  como é conhecido, chegou a Sacramento em 2003, onde fixou residência com a família.

 

* Wilson Barcelos de Faria, natural de Pedregulho (SP), ainda jovem mudou-se para a região do Desemboque há 55 anos. Muito atuante no esporte como técnico e juiz de futebol, também na vida social,  religiosa e no  dia a dia da comunidade.  É  pessoa muito conhecida,  prestativa e respeitada por todos que carinhosamente,  o chamam de Tio Vilson. Viúvo de Elza Ferreira Faria há 29 anos, pais de quatro filhos: Mariana, Wilson, Luiz Antonio e João Luiz..