Semana de intensa movimentação política na cidade com a realização das convenções partidárias para a aprovação dos nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores dos 21 partidos da cidade. O prazo estabelecido por lei para as convenções encerra nesta sexta-feira 5, com a realização de oito convenções na cidade entre os dias 2 e 5.
José Alberto e Fofão
O primeiro partido a realizar convenção, na terça-feira 2 foi o PDT, que fechou coligação com PTB e PV, dos candidatos a prefeito José Alberto Bernardes Borges (PTB) e o vice, José Carlos Basso De Santi Vieira – Fofão (PV).
O Partido Democrático Trabalhista (PDT), na sua história de quase 30 anos na cidade, pela primeira vez não tem candidato a vereador. Mas o partido tem história na cidade, com os vereadores, Mário Guarato, por oito anos; Luiz Antonio Sinhorelli, por 12 anos e Aristócles Borges da Matta (Papinha), por quatro anos.
“- O PDT, fundado em Sacramento em 8/11/87, portanto há quase trinta anos, sempre foi fiel e ativo nas eleições, pela primeira vez, o partido não terá candidatos. Não vamos lançar candidatos a vereador, mas vamos manter o partido ativo com vistas nas eleições presidenciais e prepararmos um grupo de jovens para o próximo pleito municipal. A política local precisa de nomes novos”, afirma Guaarato ao lado de Papinha que, satisfeito com a coligação PTB/PDT/PV completa: “José Alberto e José Carlos são dois homens de credibilidade inabalável, com passados políticos exemplares.
Ainda na tarde da terça-feira, convenção do PV, presidida por Airton Silva, quando foram referendados os nomes de quatro candidatos a vereador. Na tarde do dia seguinte, a coligação PTB/PV/PDT foi fechada em convenção realizada na residência de José Alberto Bernardes Borges, confirmando a dobradinha, com o PTB lançando seis candidatos a vereador.
Queremos servir a nossa comunidade...
José Alberto Bernardes Borges, presidente do PTB, ex-prefeito por três gestões (1971/1972, 1977/1982, 1989/1992), quer o crescimento de Sacramento.
“- Nossa proposta é trabalhar para o bem comum, para nossa cidade, que precisa melhorar. Sacramento está ficando para trás em relação a cidades do mesmo porte, e até menores. Sacramento parou no tempo e precisa caminhar mais rápido, mas de pés no chão. Queremos servir a nossa comunidade, buscando a solução dos nossos problemas dentro de nossa realidade.
Pretendemos fazer um governo que cuide das pessoas, do coletivo, focado no bem comum e, sobretudo, baseado na ética, transparência e trabalho. Hoje, infelizmente, a política está muito desacreditada, pelos escândalos da corrupção, pelo não cumprimento de promessas feitas e, nossa proposta é pé no chão, propostas plenamente passíveis de serem executadas”, afirma o candidato José Alberto, ao lado de José Carlos (Fofão), logo após a convenção realizada pelo partido em sua casa.
Baguá e Juninho Trevisan
Na noite da terça-feira 3, convenção dos partidos que apoiam os candidatos Wesley De Santi de Melo - Baguá (PMDB) e Osmar Trevisan Jr – Juninho (PSB), com o plenário da Câmara lotado, pelas presenças de correligionários, simpatizantes e familiares dos candidatos os candidatos foram ovacionados.
Destaque-se a presença da família de Juninho Trevisan, sobretudo do pai, Osmar Trevisan, candidato a prefeito na cidade de Divinolândia (SP), Bráulio Queiroga de Moura Filho e Solange Aparecida de Almeida Bizinoto, candidatos a prefeito e vice em Conquista e, os deputados estadual Bosco e federal, Tenente Lúcio e, do Presidente da Câmara Mateus de Paula Pereira.
Os sete partidos fizeram coligação majoritária e foram distribuídos em três chapas com coligações para vereador: Chapa 1- PMDB, com 10 candidatos e PHS, com 8. Chapa 2 – PSDB com 8 candidatos/PSL,7 e PMN, 3. Chapa 3, PTdoB, sai sozinho, com 14 candidatos. Apenas o PSB não lançou candidatos a vereador.
“- O partido estava inativo e de última hora, o deputado Tenente Lúcio, meu amigo e companheiro do PDT, pediu que eu assumisse o partido e assim foi. Não houve tempo hábil para lançar candidatos, mas o partido está aí firme com Baguá e Juninho, contando também com o apoio do deputado Deiró Marra e de outros, inclusive do Lerin, hoje candidato a prefeito de Uberaba”, justificou o presidente Luiz Antônio Sinhoreli.
Propostas que teremos condições de realizar
Wesley De Santi de Melo agradeceu a Deus por poder mais uma vez concorrer às eleições e os apoios recebidos de familiares, amigos, aos deputados e, sobretudo aos partidos apoiadores e, se comprometeu a trazer melhorias para a cidade, numa gestão renovada.
“- Preocupa-nos alguns problemas na cidade ligados à saúde, segurança e desemprego com o fechamento de várias frentes de trabalho na cidade e zona rural”, disse, conclamando os candidatos a vereador, para a realização de uma campanha limpa e respeitosa.
“- São 45 dias de campanha. Saiamos às ruas, respeitando os adversários, mas levando propostas que, verdadeiramente, tenhamos condições de realizar, porque a situação não está boa no país, no estado e no município, mas tenho a certeza de que com trabalho, determinação e competência poderemos reverter muita coisa, porque temos o apoio de deputados como os que aqui estão e do vice-governador do Estado, Toninho Andrade, o que faz muita diferença para qualquer cidade”, disse, ao lado do vice Juninho Trevisan que agradeceu “a Deus por me dar a oportunidade de estar em Sacramento desde 2002 e poder compor uma chapa para trabalhar por Sacramento”.
Deputados Tenente Lúcio e Bosco...
O deputado federal Tenente Lúcio (PSB), um dos destaques do Congresso com 100% de presença, hipotecou apoio incondicional aos candidatos. “Que vocês possam fazer a campanha diuturnamente em cada casa levando o partido de Sacramento, que se chama Baguá e Juninho”, disse. Dirigindo-se aos candidatos a vereador afirmou: “Temos que passar o Brasil a limpo a começar pelas câmaras de vereadores, com mandatos voltados para interesses do município”. Finalizou, prometendo recursos para o município através de emendas parlamentares.
...deixam mensagem aos candidatos
“A política dever ser sempre ocupada por pessoas de bem. Essa é a única forma de resgatar a credibilidade na política do Brasil como um todo. E, essas cadeiras do Legislativo e do Executivo deverão ser ocupadas por pessoas que tenham comprometimento com a cidade, com o bem comum. Venho de quatro mandatos como vereador e no segundo como deputado estadual, porque sempre acreditei na política de resultados, na política séria, na política propositiva, na política transparente, por isso Deus tem sido generoso conosco e Sacramento precisa disso, precisa voltar a trilhar o rumo que merece”, afirmou o deputado Bosco, na saudação aos candidatos.
José Carlos e Malena
Três convenções concomitantes na tarde desta sexta-feira 5 marcaram o encerramento da escolha dos candidatos a vereador, distribuídos em duas chapas, porque a coligação para eleição majoritária já estava definida, com o apoio dos 12 partidos aos nomes de José Carlos Rodrigues Borges (DEM) e Malena Cristina Santana (PPS).
PPS e PTS, presididos por Danylo Gonçalves e Carlos Henrique da Silva, respectivamente, reuniram-se na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, o PT, que tem à frente o presidente Oscar Justino Alves, reunia-se em sua sede e o DEM, presidido pelo candidato José Carlos, reuniu-se no Paço Municipal, onde se deu o ponto alto de tão importante momento democrático rumo ao pleito de 2 de outubro.
A concorrida noite contou com a presença de familiares, amigos, correligionários, simpatizantes e políticos da região. O advogado José Carlos Rodrigues Borges, atuante político na cidade, sempre fiel à ideologia partidária, faz parte do DEM, desde os tempos do PFL, grupo político tradicional na cidade. José Carlos foi ex-prefeito de Joaquim Rosa Pinheiro, na gestão 1993/1997 e vem agora disputar a cadeira do Executivo, apoiado por três dos atuais vereadores, concorrentes à reeleição.
“- As expectativas são as melhores, porque estamos com um grupo forte unido que já vem trabalhando junto há alguns anos e com várias adesões populares. Formamos um grupo forte e temos a convicção de que vamos fazer uma campanha clara, transparente e limpa, como a sociedade está cobrando. Que tenhamos postura não só no ato de pedir votos, como no ato da gestão, especialmente na valorização e zelo com o dinheiro público. Este será o lema de nossa campanha”, afirmou José Carlos em entrevista, ao lado da candidata a vice-prefeita, Malena Cristina.