A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds/MG realizou nesta sexta-feira, em Sacramento, o Encontro Regional de Políticas sobre Drogas, com a presença de representantes das cidades das regiões do Triângulo e Alto Paranaíba. O projeto, idealizado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) pretende unir as esferas estaduais e municipais para o desenvolvimento de uma política pública eficiente no Estado. Os encontros são instrumentos de participação social nas atividades de planejamento, gestão e controle nas ações ao combate do uso de drogas.
Ao abrir o encontro, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro destacou a importância da feliz iniciativa do Governo Mineiro para o combate às drogas e do encontro na cidade. “Temos de agradecer ao Governador Fernando Pimentel e à subsecretaria pela iniciativa e por escolherem Sacramento como uma das sete sedes regionais para discutir assunto tão relevante. Sabemos que as drogas têm desencadeado um processo de violência e criminalidade, por isso a importância que deve receber do poder público e da sociedade, porque é um problema que assola não só a família, mas a sociedade como um todo”, frisou destacando a importância da presença dos alunos das escolas da cidade no encontro.
Em entrevista ao ET, o superintendente Mauro Anderson de Oliveira Felipe disse que o objetivo desses encontros é contemplar todas regiões e fazer com que a Secretaria de Defesa Social, possa chegar aos núcleos regionais e discutir políticas sobre drogas em vez de centralizar tudo na capital. “A Secretaria entende que com a descentralização, vamos poder atender um público mais diversificado e atender às necessidades básicas de prevenção das drogas regionalmente”, afirmou.
De acordo com Felipe, é a partir desses encontros que o Estado vai mudar suas políticas públicas em relação ao problema. “Queremos mudar o foco da política antidrogas no Estado, que foi e ainda é muito voltado a comunidades terapêuticas, mas que atende um número limitado. Nosso foco é a prevenção, trabalhando com as famílias e a sociedade como um todo. Orientar os jovens, fortalecer laços, enfim, mostrar para a sociedade que a vida sem as drogas é muito mais interessante e saudável e, sobretudo, levar a discussão sobre drogas para dentro das escola”, destaca.
Na pauta do encontro, várias palestras, a primeira proferida por Mauro Felipe, que fez a explanação sobre a Supod. Os sargentos Emérson Cláudio Souza e Paulo Edson Batista abordaram a importância da prevenção das drogas e a psicanalista, Jorcelane Aparecida dos Santos, falou sobre o papel do Comad na consolidação de ações preventivas contra o uso e abuso de drogas.
No período da tarde, mais três palestras, “O papel da polícia civil no controle e prevenção do uso de drogas”, proferida pelo delegado regional Cezar Felipe Colombari da Silva; Fabiane Rodrigues, psicóloga e pedagoga, falou sobre o uso de drogas e, Tanit Sarsur, pedagoga, falou sobre a importância do acolhimento na recuperação de dependentes.
Em Sacramento, o evento foi realizado na Gruta dos Palhares e contou com as presenças, além do prefeito Bruno Scalon Cordeiro, do Superintendente de Municipalização e Relações Institucionais da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), Mauro Anderson de Oliveira Felipe; autoridades militares, dentre elas Tenente Idônis Galles; presidentes dos Comads (Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas) de Araxá, Uberaba, Fronteira e de Sacramento, Maria Madalena Fraga Braz; do vice prefeito de Fronteira, Clayton Ferreira; secretários de governo Marco Aurélio Almeida e Adriano Magnabosco; representantes de associações e clínicas terapêuticas: Fazenda Bom Jesus, CTA e Recomeço, de Araxá e, Raios de Sol, de Uberaba, dentre outros. Destaque-se a participação de alunos da Escola Municipal Dr. João Cordeiro e da Escola Estadual Sinhana Borges e professores.