Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito vai a BH tratar da abertura da Escola Técnica

Edição nº 1474 - 17 Julho 2015

Preocupado com a Escola Técnica Carolina Maria de Jesus que ainda não foi mobiliada, o prefeito Bruno Scalom Cordeiro, em audiência nessa segunda feira 13 com a secretária de Educação do Estado, Macaé Maria Evaristo dos Santos, voltou otimista do encontro, afirmando que a secretária reconhece seu esforço para fazer a escola funcionar. 

“- A secretária de Estado garantiu que não medirá esforços para que as aulas sejam iniciadas o mais rápido possível, levando em consideração também que deverá ser traçada uma linha de trabalho que atenderá este novo conceito de gestão educacional”, disse, afirmando mais que “a oportunidade de conversar direto com a secretária trouxe mais perspectivas para a Educação em Sacramento”.  

Ainda segundo Cordeiro, as questões levadas à secretária Macaé “são para que a escola inicie as aulas o quanto antes, vez que o Município cumpriu a sua parte e a responsabilidade agora é do Estado em gerir o dia a dia”.

Já segundo a Secretaria, “por ser uma escola pioneira, isto é, a primeira a ser  inaugurada no Estado, a dificuldade para o seu início é em relação  aos  profissionais técnicos no ensino de profissionalização, ou seja, dos que irão trabalhar na escola”. 

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a secretária Macaé reconheceu o esforço do prefeito Bruno Cordeiro para o funcionamento da escola: “Sabemos do esforço do prefeito e o que depender da Secretaria de Educação faremos de tudo para que as aulas sejam iniciadas imediatamente”.   

 Na audiência em Belo Horizonte, o prefeito Bruno estava acompanhado pelo deputado estadual Léo Portela, que intermediou a reunião, e pelo vereador Rafael Cordeiro, que também se disse otimista, acreditando que a secretária, em breve autorizará a abertura de matrículas para os tão aguardados cursos técnicos.

Inaugurada em dezembro do ano passado, a Escola Técnica vai atender 1.200 estudantes em três  cursos, nos setores agrícola, alimentos e química. Construída em parceria com as três esferas de governo, a nova escola, que ainda não está mobiliada, conta com espaços para laboratórios de pesquisa, salas de aula, auditório, biblioteca e quadra de esportes. 

 

Brasil Profissionalizado

A Escola Técnica Carolina Maria de Jesus faz parte do programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação. 

Em 2012, dois municípios mineiros foram contemplados pelo programa,  Sacramento e Tupaciguara, ambos no Triângulo Mineiro,  graças ao ex-deputado Nárcio Rodrigues da Silveira, que participou da assinatura dos convênio, em BH com a então secretária de Educação Ana Lúcia Gazzola e os então prefeitos, Wesley De Santi de Melo (Baguá) e Alexandre Berquó Dias. 

Para a construção das escolas, a SEEMG assinou convênio com o MEC no valor de R$ 14 milhões, sendo R$7 milhões para cada uma das escolas. 

 

Criado em 2007, o Brasil Profissionalizado possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).